Marcelo Freitas venceu a etapa de abertura do circuito paulista profissional disputada no Quebra-Mar de Santos (SP) entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro.
Clique aqui e confira melhores momentos
Clique aqui e confira retratos da galera do longboard
Clique aqui e confira o making of
Durante a competição a condição do mar se manteve constante, com boas ondas variando entre meio e um metro, porém a inconstância das séries tornava fundamental a escolha das ondas.
O carioca, que já foi vice-campeão mundial profissional e campeão do ISA Surfing Games, andava afastado das competições e ficou emocionado com o resultado obtido. “Estou muito contente com esta vitória. Estive afastado por um bom tempo. Agora meu pai voltou a me treinar e estou muito feliz. Pensei muito em minha filha e dedico esta vitória a ela.” declarou o campeão.
O evento distribuiu R$ 5 mil e contou com a presença dos melhores longboarders do mundo. Danilo Mulinha, vice campeão mundial, participou da competição mesmo com vários pontos no braço e obteve a sétima colocação.
Carlos Bahia, terceiro colocado no mundial, chegou a final mas não deu sorte com as ondas e acabou cometendo uma interferência em Jaime Viúdes, terceiro colocado na competição.
O atual campeão mundial Phill Rajzman veio para participar de tentativa de quebra do recorde de maior número de surfistas numa onda, mas não disputou a competição. O recorde foi quebrado após a final com 86 surfista em uma mesma onda.
O surfista local de Saquarema, Jeremias da Silva, o Mica, foi o segundo colocado na competição e fez a maior somatória em uma das baterias mais disputada da competição. A quinta bateria do segundo round que reuniu o veterano Mica (18 pontos) e os jovens talentos Adriano Lima (15,85 pontos), Alex Salazar (15 pontos) e Rodrigo Sphainer (14,75 pontos).
Entre os talentos da nova geração vale destacar também a performance do guarujaense Rodney Costa e de Alessandro Abolição, surfista local de Maresias.
O evento contou também com a disputa das categorias super masters e super legends. Houve também baterias de demostração de stand-up surf e canoa havianas nas ondas.
Durante o evento foi informado que o circuito paulista profissional de longboard, que estava inativo desde o ano 2000, deve contar com mais duas etapas este ano com locais e datas ainda não definidos.
Resultado da categoria profissional
1 lugar – Marcelo Freitas (RJ)
2 lugar – Jeremias da Silva (RJ)
3 lugar – Jaime Viúdes (SP)
4 lugar – Carlos Bahia (SP)
5 lugar – Augusto Saldanha (RJ)
5 lugar – Picuruta Salazar (SP)
7 lugar – Rodney Costa (SP)
7 lugar – Danilo Rodrigo (SP)
7 lugar – Adriano Lima (SP)
10 lugar – Jonas Lima (SP)
10 lugar – Marcelinho do Tombro (SP)
10 lugar – Alessandro Abolição (SP)
Resultado da categoria super legends
1 lugar – Carlinhos Roberto
2 lugar – Willian Ferreira
3 lugar – Marcio Vilela
4 lugar – John Wolthers
Resultado da categoria super masters
1 lugar – Daniks Fischer
2 lugar – Beto Garcia
3 lugar – Marcos Silva
4 lugar – Fabiano Amorim