Dono de grandes atuações no domingo decisivo, o santista Giovanni Ferrante é só sorrisos ao falar sobre o resultado conquistado na segunda etapa do Maresia Paulista de Surf Profissional 2007.
O surfista de 27 anos de idade foi o terceiro colocado na disputa encerrada no último domingo (23/9) em Maresias, São Sebastião (SP), e subiu para a quarta colocação no ranking estadual.
Mas o principal foi ter conquistado o melhor resultado na carreira profissional, iniciada em 1999.
?Foi muito emocionante. Há muito tempo eu não subia ao pódio e foi a minha primeira final como profissional. Estou super feliz, é o melhor sentimento que tem?, vibra.
Segundo ele, a boa fase tem quatro fatores determinantes, o fator psicológico, as pranchas (produzidas pelo shaper Beto Loureiro) e os apoios de seu patrão (Marcelo Morais, da SurfStore) e da família.
?Estou com pranchas boas e quando temos material de qualidade, fica mais fácil. Também estou conseguindo me concentrar mais nas competições?, contou.
?E tem a tranqüilidade do meu trabalho. O Marcelo é um amigo, me libera para os campeonatos e mesmo quando tenho alguma filmagem. Ele é do ramo e sabe a importância do surf para mim. Além disso, tem a minha mãe. Sempre que pode ela está no campeonato torcendo, sofrendo?, afirmou.
Giovanni Ferrante começou a surfar aos 7 anos de idade, na Escola Radical Semes/Sthill em Santos (SP).
O santista foi campeão paulista júnior em 1997 e, em 2002 chegou a abandonar as competições por falta de motivação.
Retornou dois anos depois e iniciou a ascensão ainda na temporada passada, quando foi o vice-campeão do Natural Art Santos de Surf, que teve como campeão o experiente Jair de Oliveira.
No Paulista Pro 2007, começou com um modesto 33º lugar, em Ubatuba, e agora, em Maresias, ficou em terceiro lugar, superado apenas pelo ubatubense Odirlei Coutinho e pelo potiguar Danilo Costa.
Atualmente, Giovanni trabalha na SurfStore, em Santos, uma loja que valoriza muito os profissionais surfistas.
Além dele, o time é composto por Renato Wanderley, Allan Serrano, Leonardo Malinpensa, Renata Costa e Marcelo Macarrão.
?De quinta a sábado eu fico na SurfStore Casa da Praia. Vendo de tudo e também indico pranchas para novatos ou para os mais velhos?, fala Giovanni.
?Quero agradecer muito ao Beto, da Ripwave, ao Marcelo, da SurfStore, que sempre acreditaram no meu surf e, claro, à minha mãe?, completa o surfista.
A terceira e decisiva etapa do Maresia Paulista de Surf Profissional 2007 está marcada para acontecer entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, em Guarujá (SP).