?Hoje é como se eu estivesse num mar casca-grossa em Pipe. É a realização do sonho da minha vida?. A declaração simbolizou bem a emoção, alegria, satisfação do fotógrafo Sebastian Rojas, no lançamento da Exposição ?Sete Mares?, no Espaço Tremendão, em Santos, na noite de terça-feira (dia 2).
Clique aqui para ver as fotos
Um dos mais conceituados profissionais da mídia especializada de surf, Sebá mostra algumas da melhores imagens em 22 anos de sua trajetória na fotografia subaquática em vários paraísos do mundo.
A exposição é aberta ao público, que pode conferir 34 painéis com muitos visuais, de segunda a sábado, das 9 às 18h (entrada gratuita), à Rua Brás Cubas, 404, na Vila Mathias.
?É uma compilação de imagens que mais me fazem a cabeça nesses 22 anos, principalmente as que eu fiz dentro d’água. Essas me inspiraram. Tem alguns momentos especiais, marcantes?, comenta o fotógrafo.
A abertura foi realizada com um badalado coquetel temático, inspirado no Hawaii e reuniu centenas de pessoas, confirmando o sucesso da mostra. Grandes nomes do surf foram apreciar a arte de Sebá, como Picuruta Salazar (e família), Beto Fernandes e os big riders Haroldo Ambrósio, Jorge Pacelli e Sylvio Mancusi.
Empresários, organizadores de campeonatos, atletas de outros esportes, a própria família do fotógrafo, além de admiradores de surf e fotos, lotaram o local, animado ao som de surf music, com Dani Romano.
Paraísos não faltam na mostra, com fotos feitas em slide e já na técnica digital. Havaí, Fidji, Indonésia, México, Tahiti e Ilha de Páscoa foram os locais selecionados. Praias maravilhosas, ondas perfeitas, com um colorido todo especial, criado pelo efeito do sol.
Estrelas do esporte também estão registradas. O octacampeão mundial, Kelly Slater, não poderia deixar de ser atração. Há, também, a seqüência da onda nota 10 de Andy Irons, na vitória do Pipe Masters 2006, além de uma gigantesca onda em Desert Point, com Malik Jouex.
Sebá não escondia a alegria e a emoção daquele momento histórico. ?Isso é a minha vida. Adoro o mar e são 22 anos na água buscando os melhores momentos. Procurei dar um equilíbrio na escolha das fotos, porque o surf tem muito azul e quis mesclar com cores quentes, como um pôr do sol?, afirma o profissional de 47 anos, que desde o início trabalhou na revista Fluir e já esteve no Havaí mais de 25 vezes.
Mas a paixão pelas imagens começou ainda na infância. Quando criança, gostava de pintar quadros.?Mas na hora de colocar cor na tela, não dava certo. Sempre gostei do mar, sua beleza natural e pensava que precisava registrar, congelar o visual?, lembra Sebá, que começou como hobby, unindo duas grandes paixões, o mar e o surf.
Conteúdo – Instalado num local arrojado e surpreendente, numa grande loja de som automotivo, o Espaço Tremendão foi criado para divulgar a arte ligada ao esporte, sempre com uma proposta, que o trabalho passe conteúdo aos visitantes.
?O Sebastian é um grande profissional e ficamos felizes com a qualidade de suas fotos e a receptividade e reconhecimento do público. Sempre buscamos apresentar trabalhos que tenham conteúdo e isso o Sebá tem de sobra?, elogia Ivo Moreira, da Tremendão.
?Foi sensacional essa exposição. Nunca pensei numa mostra deste porte. O Ivo é um cara excepcional. Botou fé, foi a fundo, acreditou e fez. O Fábio Maradei também é parte fundamental desse evento. Ele quem me chamou, deu pilha, me apresentou ao Ivo?, complementa Sebastian Rojas.
Além dos visuais fantásticos, o Espaço Tremendão apresentou os novos parceiros no coquetel, com a Evoke (óculos), Freestyle (relógios), Ogio (mochilas) e a linha de som e filmadoras JVC. ?Quem visitar a exposição também pode ver o que há de melhor dessas marcas. São parceiros que acreditaram no Espaço Tremendão e isso significa que a proposta é ter várias mostras. Queremos sempre inovar, impactar, agradar?, frisou Ivo Moreira.
O Espaço Cultural Tremendão fica à Rua Brás Cubas, 404, Vila Mathias, em Santos. Funciona de segunda a sábado, das 9 às 18h. Mais informações no site Tremendao.com.br.