Maresia International

Itajaí estréia no WQS

0

Praia Brava de Itajai é palco do Maresia Surf International, etapa de nível 6 estrelas do WQS. Foto: Flávio Tin.

Depois de seis anos de ausência, a marca Maresia está de volta ao calendário do World Qualifying Series (WQS) e vai inaugurar a ?perna brasileira? de fim-de-ano da ASP South America, também promovendo a estréia da cidade de Itajaí no Circuito Mundial de Surfe Profissional.

 

O Maresia Surf International será realizado nos próximos dias 16 a 21, na paradisíaca praia Brava, com expectativa de lotação máxima de 192 participantes.

 

Metade deles dividirá a premiação de US$ 125 mil oferecida na prova classificada com nível 6 estrelas, que vale decisivos 2.500 pontos nesta reta final da batalha pelas 15 vagas do WQS que vão completar a elite mundial do WCT no ano que vem.

 

?Desde a sua criação, a Maresia está dentro d’água!?, destaca Adriano Costa Lima, presidente da Maresia, marca fundada em 1986 no Ceará.

Heitor Alves quer garantir vaga na elite mundial. Foto: Masurel / ASP Europe.


?Nestes 21 anos, já promovemos diversos campeonatos importantíssimos junto ao cenário do surfe nacional e mundial, apoiando o esporte amador e profissional.

 

De 1998 a 2000, realizamos etapas do WQS no estado de Santa Catarina e neste ano tivemos um momento oportuno e sólido para retornar ao circuito mundial. No entanto, queríamos dar uma “cara nova”, realizando o evento em um local inédito: a Praia Brava em Itajaí?.

 

Os três campeonatos, igualmente com nível máximo 6 estrelas, que a Maresia realizou em Santa Catarina foram na praia Mole de Florianópolis.

 

O primeiro vencedor do antigo Maresia Surf Floripa foi o australiano Jake Paterson, a segunda vitória foi conquistada pelo catarinense Neco Padaratz e o último título ficou com outro surfista da Austrália, Trent Munro, que na ocasião confirmou seu ingresso na divisão de elite do esporte com este resultado.

 

A história da marca no circuito mundial recomeça a ser contada agora com o Maresia Surf International sendo disputado em um novo palco no calendário do WQS, a também paradisíaca Praia Brava de Itajaí, que certamente ficará lotada durante todos os dias da competição que será iniciada na terça-feira, dia 16, prosseguindo por todos os dias até o domingo.

 

E especialmente para o enorme público esperado, a Maresia está programando várias atrações extras na Praia Brava e as festas do campeonato serão concorrídissimas.

 

Além disso, a marca vai aproveitar a realização do Maresia Surf International para promover um meeting com seus representantes de todo o Brasil em Itajaí no dia 18, quinta-feira. Na sexta-feira a atração será um desfile de lançamento da nova coleção e no sábado o big-rider patrocinado pela Maresia, Everaldo ?Pato? Teixeira, falará sobre suas aventuras pelo mundo das ondas numa coletiva para seus clientes.

 

Vice-campeão da etapa do WCT encerrada na semana passada na França com vitória do mais forte candidato ao título mundial da temporada, Mick Fanning, o sul-africano Greg Emslie já foi confirmado como cabeça-de-chave número 1 do Maresia Surf Inernational.

 

Além dele, mais 32 surfistas estrangeiros de nove países – Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Hawaii, Japão, Peru, Uruguai, Venezuela e Costa Rica – já confirmaram antecipadamente suas inscrições, assim como cerca de 110 brasileiros, incluindo as maiores estrelas do surfe nacional.

 

Depois do Maresia Surf International, só terá mais uma etapa igualmente com nível 6 estrelas na ?perna brasileira?, em Ubatuba (SP), antes das duas que vão fechar a temporada no Havaí em novembro. Alguns brasileiros, como o paranaense Jihad Khodr e o gaúcho Rodrigo Dornelles, já estão praticamente classificados para o WCT do ano que vem.

 

O cearense Heitor Alves e o catarinense Neco Padaratz também aparecem entre os 15 surfistas que no momento estão sendo indicados pelo ranking do WQS. E outros podem ingressar neste grupo com os 2.500 pontos que estarão em jogo em Itajaí, como outro catarinense que conhece bem as ondas da Praia Brava, Jean da Silva, os cariocas Simão Romão, Leonardo Neves e Yuri Sodré, o paulista Adriano de Souza e o cearense Pablo Paulino.

 

O Maresia Surf International tem a marca Maresia como principal patrocinadora, junto do Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE da Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte; contando ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Itajaí, Univali, Kiwi Bar e Conasscon; e co-patrocínio da Haco Etiquetas, Relevo?s, Cotece Malhas e das lojas de surf Tent Beach, Aloha, Planeta Surf, Padang Padang, Bahamas, Sumatra, Surf Trip, New Look, Ecológica, Bali, 200 Milhas e Bob Nick, com divulgação da revista Fluir.

 

O evento homologado com nível 6 estrelas pela Association of Surfing Professionals – ASP South America – é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) em conjunto com a Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI).