O catarinense Jean da Silva roubou a cena no segundo dia de disputas da etapa decisiva Seletiva Petrobras 2007, que rola na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).
Clique aqui para ver as fotos
Jean surfou uma esquerda com maestria e mandou uma boa variação de manobras aproveitando toda extensão da onda, que foi premiada com a única nota 10 da competição.
Com outra onda que lhe rendeu mais 6.83 pontos em seu somatório, o catarinense confirmou a primeira colocação na bateria, além de registrar a maior pontuação do campeonato até o momento.
?To muito feliz por conseguir soltar meu surf. Na verdade o que eu queria era passar a bateria. Graças a Deus a onda veio perfeita para mim e consegui aplicar uma variedade de manobras. Pelas condições do mar eu dei muita sorte de encontrar essa onda. Agora o objetivo é passar pela próxima fase e ver no que dá?, comenta o catarinense Jean da Silva, dono da maior nota e do maior somatória da competição.
O paulista Emerson Piai não perdeu tempo e descolou notas 6.10 e 5.10 para avançar na segunda colocação, seguido pelo carioca Hugo Bittencourt e o paulista Fávio Tavares, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
Nas baterias realizadas durante a tarde, os surfistas puderam aproveitar a melhor formação das ondas na maré cheia e deram um verdadeiro show de surf.
Destaque para a atuação do cearense André Silva, os cariocas Simão Romão e Yuri Sodré, o catarinense Felipe Ximenes, o baiano Rudá Carvalho, e os ubatubenses Hizunomê Bettero e Costinha.
No décimo quinto confronto do dia, a dupla de Ubatuba terminou empatada com 12.00 pontos e ficou com as vagas na terceira fase. O potiguar Joca Junior foi o terceiro e o catarinense Thomas Hermes o quarto colocado.
O carioca Simão Romão enfrentou uma verdadeira ?pedreira? na 18ª bateria. Mas com notas 7.83 e 4.30, Simão deixou o paulista Cristiano Guimarães em segundo, o também carioca Pedro Henrique em terceiro e o ubatubense Edgard Bischof em quarto lugar.
Na vigésima bateria do dia, o catarinense Felipe Ximenes apresentou um surf muito veloz e detonou as ondas de Itaúna. Autor de notas 8.50 e 8.00, Ximenes barrou o niteroiense Guilherme Herdy, atual líder do ranking da Seletiva.
O carioca Igor Morais somou 10.50 e avançou em segundo. O carioca Marcelo Trekinho, que também aparecia entre os favoritos, amargou a derrota logo em sua bateria de estréia.
Com a eliminação precoce de Guilherme Herdy, a briga pelo título do circuito que classifica 11 surfistas para a elite do brasileiro profissional em 2008 fica ainda mais acirrada.
Já na penúltima bateria do dia, o baiano Rudá Carvalho descolou duas notas altas (8.00 e 7.77) para vencer o confronto contra o carioca Gustavo Fernades, segundo colocado.
O cearense Lucinho Lima não se encontrou nas ondas de Itaúna e terminou em terceiro, com o pernambucano Álvaro Bacana em quarto lugar.
A direção da Seletiva Petrobras 2007 promove uma nova chamada às 7:30 horas desta sábado para o início das disputas da terceira rodada.