Paulista amador

Ubatubenses dominam Itamambuca

0

Darcio Dias vence categoria Open na terceira e última etapa do Okdok Paulista de Surf 2007. Foto: Ivan Storti.

Os surfistas de Ubatuba fizeram a festa ?casa? na final do Okdok Paulista de Surf, no domingo (dia 14), na praia de Itamambuca.

 

A cidade garantiu três dos quatro títulos individuais, comemorando no Longboard, com Ricardo Toledo, no Feminino, com Camila Cássia, e na Open, com Emerson Santos.

 

Somente na Master, o caneco foi para o Guarujá, com Paulo Matos sendo bicampeão invicto com três vitórias. Na disputa por cidades, os guarujaenses levaram a melhor, com 4.556, contra 4.429 dos ubatubenses.


A etapa final terminou em grande estilo, com ótimas ondas, com direitas bem definidas de 1 metro. Os quatro campeões estaduais foram definidos antes das baterias finais, mas a emoção foi mantida até o término do evento, com as duas principais cidades brigando pelo primeiro lugar por equipes.

Emerson Santos garante título estadual. Foto: Ivan Storti.


Um dos grandes nomes do evento, sem dúvida, foi Ricardo Toledo. O bicampeão brasileiro de 1991 e 95 chegou a três finais, sendo o segundo colocado em todas.


Além disso, teve as duas melhores notas da competição, 9,5, na master e na open, e a maior somatória, com 18 pontos, de 20 possíveis.

 

Além disso, chegou ao terceiro título paulista em três categorias distintas (foi campeão open, em 2004, e master, em 2005). Paulinho Matos, outro ex-campeão brasileiro pro, também alcançou uma marca histórica, com a sexta vitória seguida entre os masters (três este ano e três em 2006).

 

##

Paulo Matos conquista bicampeonato na Master de forma invicta. Foto: Ivan Storti.

O primeiro título definido, para a alegria da torcida local, foi o de Ricardinho Toledo. Vitorioso nas duas etapas iniciais, ele precisou apenas se classificar para a decisão para festejar. Ao sair do mar, abraçou o pai (João Maria).

 

?Para mim foi uma surpresa muito grande. Entrei no circuito este ano pensando mais na master. Nunca passou pela minha cabeça levar na long?, revelou o surfista de 39 anos, que promete repetir a dose em 2008, competindo nas três categorias.


?Enquanto tiver força, vou seguindo, Agora, vou desenvolver um trabalho de condicionamento físico. O surf está no pé, mas falta uma periodização para força e resistência. Ainda mais disputando três categorias?, afirmou o campeão. Na final, quem comandou a bateria foi o guarujaense Rodney Costa, com notas 8,25 e 7,25.


Camila Cássia comanda show feminino. Foto: Ivan Storti.

?O Ricardinho é ídolo. Ele é muito experiente, mas eu merecia ganhar uma pelo menos?, disse o surfista de 25 anos, um dos novos valores dos pranchões e que ratificou o vice-campeonato. Outros dois novos nomes completaram o pódio. Adriano Lima, de Guarujá, ficou em terceiro e Jefson Silva, de São Sebastião, em quarto.


Entre as meninas, Camila garantia o título com o 5º lugar, mas avançou a final e confirmou o título, com a vitória na etapa. ?Esse é mais um degrau na minha carreira. Representa muito?, vibrou a surfista de 17 anos, que começou a surfar há quatro anos.

 

?Comecei por causa dos meus três irmãos. Eles pararam e eu continuei?, comentou Camila, que na final superou Juliana Meneghel, de Guarujá, Jéssica Marques, de São Vicente, e Jaqueline Diniz, de Praia Grande.

 

##

Ricardo Toledo perde título na Master, mas é coroado no Longboard. Foto: Ivan Storti.

Logo depois, foi a vez da definição da Master, os surfistas, com mais de 35 anos. Paulinho se classificou para a final, ao lado de Ricardinho Toledo, e saiu da água festejando. Assim como Camila, ele venceu a etapa, mantendo 100% de aproveitamento.

 

?Em 91 eu tive a oportunidade de ser bicampeão brasileiro profissional, mas perdi numa semifinal em Natal e o Ricardo Toledo foi campeão. Agora, pude comemorar o bi, mesmo sendo na Master. Tenho de agradecer muito à minha família, ao pessoal que torceu muito e aos meus patrocinadores?, destacou.


?Em 2008 vou continuar e querendo aumentar essa marca de vitórias seguidas. Isso me animou. Sei que é cada vez mais difícil, porque tem muita gente boa?, complementou Paulinho, que garantiu a sexta conquista, com uma onda excelente, marcando 9 pontos. Ricardinho foi o vice, seguido de Roberto Versa e Alexandre Bocão.

Rodnei Costa leva a melhor na última etapa. Foto: Ivan Storti.


Na Open, o título começou a ser definido nas quartas-de-final, quando Vinícius Batista, de São Vicente, foi derrotado.

 

Na semi, Emerson Santos surfou bem e foi beneficiado com a derrota do conterrâneo Fábio Batata, não podendo mais ser alcançado no ranking.

 

Conhecido como Tikinho, o surfista de 18 anos ficou emocionado. “Não tenho nem como falar. Estou muito feliz. Nem imaginava garantir este título, ainda mais que na primeira etapa eu comecei com um 13º lugar?, contou o surfista.


Na final, ele não repetiu o bom desempenho e terminou em quarto lugar. Quem se destacou foi o guarujaense Dárcio Dias, que até a semifinal ainda sonhava com o título.

 

##

Campeões do Okdok Paulista de Surf 2007. Foto: Ivan Storti.

O surfista apostou nas esquerdas, garantiu uma nota 8, e terminou em primeiro lugar, para uma comemoração dupla, ao garantir o vice no ranking e a vitória para Guarujá, por equipes, para a alegria dos surfistas de sua cidade.

 

?Foi ótimo terminar o circuito desse jeito. Mostrei o meu talento?, comentou Dárcio, que superou Ricardinho Toledo e Popó Batista.

O Okdok Paulista de Surf já está confirmado para 2008. A marca patrocina o circuito paulista desde 2004.

 

?Com certeza, essa foi uma etapa memorável. Grandes e emocionantes disputas, praia lotada no sábado, ondas muito boas?, argumentou o diretor-técnico do Circuito, Marcos Bukão. Os resultados completos do campeonato estão disponíveis no site Fpsurf.com.br.

Darcio Dias, Okdok Paulista de Surf 2007, Itamambuca, Ubatuba (SP).. Foto: Ivan Storti.


O Okdok Paulista de Surf teve os patrocínios de Supatech e Brisbane – tecidos com qualidade Santa Inês ? e de Sticle Malhas.

 

Co-patrocínio da Eberle, Kyw, Jungle Beach e Aerosurf, com a colaboração da Prefeitura de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf e Governo do Estado de São Paulo/Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer. Organização: Federação Paulista de Surf.

 

Ranking final depois de três etapas

Open


1 Emerson Santos ? Ubatuba ? 2.011

2 Dárcio Dias ? Guarujá ? 1.890

3 Robert Lima ? Guarujá ? 1.741

3 Fábio Batata ? Ubatuba ? 1.741

 

Longboard

1 Ricardo Toledo ? Ubatuba ? 2.900

2 Rodney Costa ? Guarujá ? 2.710

3 Jefson Silva- São Sebastião ? 2.041

4 Mike Finesse ? Ubatuba ? 1.888

 

Master

1 Paulo Matos ? Guarujá ? 3.000

2 Roberto Versa ? Praia Grande ? 2.366

3 Flávio Oliveira ? São Paulo ? 1.969

4 Alexandre Miranda ? Ubatuba ? 1.861


Feminino

1 Camila Cássia ? Ubatuba ? 2.710

2 Natalie Paola ? Ubatuba ? 2.240

3 Juliana Meneghel ? Guarujá ? 2.230

4 Jéssica Marques ? São Vicente ? 1.995

 

##

Camila Cássia comemora título em Itamambuca. Foto: Ivan Storti.

Resultados da terceira e última etapa


Open

1 Dárcio Dias ? Guarujá

2 Ricardo Toledo ? Ubatuba

3 Popó Batista ? São Vicente

4 Emerson Santos – Ubatuba

 

Longboard


1 Rodney Costa ? Guarujá

2 Ricardo Toledo ? Ubatuba

3 Adriano Lima ? Guarujá

4 Jefson Silva ? São Sebastião

Dárcio Dias festeja vitória na Open. Foto: Ivan Storti.

4 Mike Finesse ? Ubatuba

 

Master

1 Paulo Matos ? Guarujá

2 Ricardo Toledo ? Ubatuba

3 Roberto Versa ? Praia Grande

4 Alexandre Bocão – Santos

 

Feminina


1 Camila Cássia ? Ubatuba

2 Juliana Meneghel ? Guarujá

3 Jéssica Marques ? São Vicente

4 Jaqueline Diniz ? Praia Grande

 

Cidades


1 Guarujá ? 4.556

2 Ubatuba ? 4.429

3 São Vicente ? 2.840

4 Praia Grande ? 2.681