TV Waves

Lucas Silveira mostra talento

0

 

Lucas Silveira em ação nas esquerdas de Lobitos, Peru. Foto arquivo: Pepe Romo.

Lucas Silveira tem 11 anos e uma carreira de gente grande. O surfista, nascido e criado na Barra da Tijuca (RJ), está representando a Quiksilver, uma das principais empresas do ramo, que tem em sua equipe alguns dos maiores nomes do esporte, como o octacampeão mundial Kelly Slater.

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Lukinhas, como é conhecido entre os amigos, aprendeu a surfar aos 8 anos com seus irmãos e o que a princípio era só diversão, tornou-se uma promissora carreira.

 

Ele pratica yoga, treina diariamente, está na 6ª série do 1º grau, tem o idioma inglês fluente e não deixa de aproveitar as férias para viajar e surfar nos fundos de pedra e coral.

 

Lukinhas, 11, está no Peru pela quarta vez. Foto arquivo: Pepe Romo.

Com o apoio dos pais, começou a competir e a se destacar nos campeonatos. A primeira vitória veio aos 9 anos, na categoria Petit da etapa do circuito carioca que aconteceu na Barra da Tijuca, seu quintal de casa.

 

Embalado pela vitória, o surfista decidiu se dedicar mais às competições e, no ano passado começou a disputar o Circuito ASBT (Associação de Surfe da Barra da Tijuca), no qual foi o terceiro colocado da categoria Iniciante e o quarto melhor entre os Grommets, bem como o circuito paulista, conquistando a segunda colocação na categoria Petit, em Mongaguá.

 

Neste ano, o carioca aproveitou as férias escolares para treinar na Califórnia e acabou participando do circuito Volcom Sub-14. Lukinhas desbancou os americanos e, mesmo disputando com meninos mais velhos da categoria Iniciante, sagrou-se campeão do evento.

 

Alexandre Silveira, pai e empresário de Lucas, e que também é surfista, está sempre investindo na carreira do filho e, junto com ele, aproveita para colocar o surfe em dia.

 

Juntos, eles já passaram por Panamá, El Salvador, México e Peru. Para o fim deste ano, os dois já planejaram a viagem ao paraíso do surfe, Hawaii.

 

O destaque entre os competidores da nova geração atraiu a atenção da Ability Sports, empresa que agencia a carreira de alguns competidores de ponta da modalidade.

 

Orientado por Márcio Giugni, gerente de esportes radicais da empresa, o surfista acertou seu primeiro patrocínio e hoje não esconde o orgulho de estar na equipe de seu ídolo Kelly Slater.

 

Depois da vitória na terceira etapa do Circuito Estadual do Rio de Janeiro, disputada nos últimos dias 6 e 7 de outubro, ele partiu para mais uma temporada nas famosas ondas peruanas.

Esta é a quarta vez que o competidor viaja para o Peru. Em julho, o surfista se mudou para Florianópolis, também em busca de boas ondas e boas ressacas.

 

Além dos resultados expressivos em campeonatos, o surfista tem outro trunfo a seu favor: a disposição de encarar ondas grandes: ?Gosto de ondas grandes. Quando o mar está de ressaca sempre dou um jeito e vou surfar. Viajar é muito bom porque depois que surfo os fundos de pedra e fica mais fácil encarar as ondas grandes em fundo de areia?, explica.

 

Lucas ainda encontra tempo para brincar com seu cachorro, jogar futebol, ping-pong, brincar no computador e assistir TV, principalmente filmes de surfe.

 

E quando a questão são seus planos para o futuro, a resposta é simples: ?Que o mundo se torne mais justo e que eu alcance meus objetivos?, diz o jovem atleta.