Hang Loose Surf Attack

Molecada invade Maresias

0

 

Etapa decisiva do Hang Loose Surf Attack 2007 acontece em Maresias. Foto: Aleko Stergiou.

A quarta e decisiva etapa do Hang Loose Surf Attack terá a participação de 125 surfistas de sete estados nesta sexta-feira e sábado (dias 2 e 3), na praia de Maresias, São Sebastião (SP).

 

O principal campeonato de base do País promete finais acirradas pelos cinco títulos paulistas. As disputas começam sexta-feira, às 8 horas, com os atletas mais velhos, da categoria júnior (até 18 anos). As finais serão realizadas sábado, a partir das 13h20.

 

A organização do evento alerta que todas as categorias entrarão no mar na sexta-feira. Alguns títulos já podem ser definidos no primeiro dia de competição. A disputa mais acirrada está na júnior entre Magno Pacheco, de Guarujá, Alex Ribeiro, de Praia Grande, e Miguel Pupo, de São Sebastião.

 

Os três estão matematicamente empatados, com o uso do descarte de uma etapa, conforme prevê o regulamento. ?O negócio é brigar pela vitória. Só pensar nisso?, frisou Alex, vitorioso na etapa anterior, em Guarujá. Vale lembrar que a etapa conta com três particularidades. Pela primeira vez, dois paranaenses podem fazer dobradinha nos títulos do circuito.

 

Peterson Crisanto, o Urso, de Matinhos, e Victor Valentin, da Ilha do Mel, lideram na mirim (no máximo 16 anos) e iniciantes (limite de 14 anos), respectivamente. Nas duas disputas, o principal rival pelo título será o mesmo, o talento local Gabriel Medina, que pode entrar para o restrito grupo de surfistas que faturaram dois títulos numa mesma temporada.

 

E o terceiro ponto é o mais próximo de acontecer: Filipe Toledo, de Ubatuba, pode chegar ao quarto título consecutivo, garantindo pela segunda vez um bicampeonato. Em 2004 e 2005, ele faturou a petit (10 anos para baixo) e no ano passado levou na estreantes (até 12 anos), categoria que é o líder neste ano.

 

?Quero competir tranqüilo e espero repetir a vitória da etapa passada?, comentou o surfista, que tem surf no DNA. É filho do bicampeão brasileiro profissional de 91 e 95 (ano que nasceu), Ricardo Toledo, e irmão de Matheus, dono de cinco títulos no Hang Loose Surf Attack.

 

A competição será aberta às 8h, com os juniores, sendo que os top 8 do ranking só competem sábado. Os atletas da mirim entram no mar às 9h30 e às 10h45 é a vez dos surfistas da iniciantes. Ao meio-dia, começa a segunda fase da mirim e uma hora depois, mais um round da iniciantes. Os competidores da estreantes entram no mar às 14h e os da petit, às 15h. No sábado, novamente os mais velhos são os primeiros nas ondas, também a partir das 8h.

 

As semifinais serão realizadas das 11h às 13h20, quando têm início as baterias decisivas. A premiação está prevista para as 15h e os vencedores da etapa ganharão micro systems. Já os campeões paulistas na júnior e mirim faturam passagens aéreas para Fernando de Noronha, facilitando a participação no WQS Hang Loose Pro, em 2008. Já na iniciantes, estreantes e petit, os melhores do Estado na temporada recebem aparelhos de som com mp3.

 

O Hang Loose Surf Attack – 20ª edição do Circuito Paulista de Surf Júnior, Mirim, Iniciante, Estreantes e Petit tem os co-patrocínios de Reef, Central Surf, Star Point, Overboard, Hot Water, Bleat e Sthill. Apresentação de Fluir, com os apoios da Formag?s, Rhyno Foam, Waves.Terra, Fibratur, Secretaria do Estado da Juventude, Esporte e Lazer. A etapa tem a colaboração da Prefeitura Municipal e Associação de Surf de São Sebastião e Corpo de Bombeiros. Organização: Federação Paulista de Surf.