Catarinense Pro

Nordestinos quebram na Guarda

0

John Max descola nota 9.60 na abertura da quinta etapa do Circuito Catarinense Cerveja Sol Surf Pro 2007. Foto: Basílio Ruy / Divulgação Fecasurf.

Contrariando todas as previsões, a penúltima etapa do Circuito Catarinense Cerveja Sol Surf Pro foi inaugurada neste sábado (10/11), em um dia paradisíaco na igualmente paradisíaca Guarda do Embaú (SC).

 

Tudo indicava que o sábado seria de tempo nublado, ventos e até chuva, mas o dia amanheceu com sol brilhando num céu azul inimaginável.

 

No entanto, tudo pode mudar neste domingo com a chegada do temido vento sul que deve aumentar as ondas na praia da Guarda, que no primeiro dia não passaram de meio metro de altura, mas apresentando boa formação.

 

O campeonato pode até ter o seu encerramento adiado para a segunda-feira (12/11), caso seja necessário para buscar as melhores condições do mar possíveis para o evento que é decisivo na corrida por duas vagas na elite Circuito Brasileiro Profissional.

Patrick Tamberg totaliza 17.16 pontos na Guarda do Embaú (SC). Foto: Basílio Ruy / Divulgação Fecasurf.


Uma é pelo ranking estadual atualmente liderado pelo alagoano Tânio Barreto e a outra é do Circuito Sul-Brasileiro, que está classificando o atual campeão catarinense e regional do sul do país, o florianopolitano Diego Rosa.

 

?Por essa ninguém esperava, nem todas as previsões, mas graças a Deus o vento sul não entrou e proporcionou este dia paradisíaco hoje dando uma rasteira na previsão?, diz Júnior Maciel, que está prestes a completar 40 anos de idade e desde os 12 ou 13 anos freqüenta a Guarda do Embaú, além de ter casa lá.

 

Juninho já foi campeão catarinense em várias categorias, vem dominando a Master nos últimos anos e é um dos mais antigos integrantes do grupo dos tops do ranking estadual. A realização de uma etapa do Circuito Catarinense Profissional na Guarda era um dos sonhos de muitos surfistas.

 

?O melhor circuito estadual do Brasil não poderia deixar de passar por uma das melhores ondas do Brasil. Essa onda aqui da Guarda é muito perfeita, a expectativa é de que com a entrada do vento sul no domingo, as ondas aumentem. Há também a possibilidade do campeonato se estender até segunda-feira. O que a gente quer realmente é fazer um evento não só num lugar bonito, mas também nas melhores ondas possíveis?, afirma Júnior Maciel, mostrando entusiasmo.

 

?O campeonato da Guarda tem várias peculiaridades. Pegar o barquinho ali na entrada para atravessar o riozinho até chegar aqui na praia já é gratificante, o lugar tem uma beleza natural incrível, é fantástico. O evento é feito numa área de proteção ambiental, um lugar bem sensível dentro do Parque da Serra do Tabuleiro e a Associação de Surf e Preservação da Guarda (ASPG), junto das associações comunitárias, busca fazer um evento voltado para a preservação ambiental. Além da inclusão social de todas estas famílias carentes de jovens que moram aqui no parque, fazemos também uma caça ao lixo, distribuição de mudas de plantas, entre uma série de outras coisas para envolver a comunidade. A Guarda do Embaú não é uma cidade, é só uma vila de pescadores que cresceu com o turismo, mas sem uma infra-estrutura de cidade, é um lugar muito sensivel que precisa ser preservado?, alerta Juninho.

 

##

Petterson Thomaz avança à terceira fase. Foto: Basílio Ruy / Divulgação Fecasurf.

Do total de 96 competidores inscritos na etapa do Circuito Cerveja Sol Surf Pro da Guarda do Embaú, localizada no extremo sul da cidade da Palhoça, 74 entrariam até a quinta bateria da quarta fase inicialmente programada para fechar o longo sábado de disputas dentro d?água.

 

O líder do ranking estadual, Tânio Barreto, foi escalado para estrear na oitava e última bateria da terceira fase e treinou forte durante toda a semana para tentar garantir seu retorno a elite do Circuito Brasileiro pelo Catarinense.

 

?Eu quero essa vaga e nem fui para o Hawaii para isto. Quase venci as duas últimas etapas, só perdi no finalzinho das baterias e estou mais preparado do que nunca para tentar minha primeira vitória aqui. Depois tem a final do Circuito lá na Praia da Joaquina, que eu também conheço muito bem?, fala Tânio.

 

Júnior Maciel, presidente da Associação de Surf e Preservação da Guarda (ASPG). Foto: Basílio Ruy / Divulgação Fecasurf.

Além da batalha pelas vagas, as etapas do Circuito Cerveja Sol Surf Pro apresentam como grande atração a Goofy Tag Team, uma bateria especial disputada por times de quatro surfistas cada, com todos tendo que surfar em uma prancha monoquilha da década de 70.

 

A Oakley apresenta Circuito Cerveja Sol Surf Pro, que tem as seis etapas estaduais mais ricas do país e distribui um total de 120 mil reais em prêmios. Patrocínio da Cerveja Sol, Lojas Sul Nativo e das marcas Oakley e Goofy. 

 

Apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, da Bully?s, Salva-Surf e site Floripa Turbo. 

 

Esta quinta etapa também conta com o importante apoio da Prefeitura Municipal da Palhoça, da Associação de Surf e Preservação da Guarda (ASPG) e Embaú Surf Club.

 

O Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS).