Santista Pro

Jair de Oliveira é bi

0

Jair de Oliveira conquista o bicampeonato na principal categoria do circuito. Foto: Ivan Storti.

Jair de Oliveira, um dos mais experientes atletas entre os profissionais do surf santista, comemora o bicampeonato no Natural Art Santos de Surf, nesta terça-feira (13/11), nas ondas do Quebra-Mar (SP).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

O surfista de 37 anos ficou com o segundo lugar na terceira e última etapa, resultado suficiente para garantir o primeiro lugar no ranking da categoria Pro / Am, a principal do circuito.

 

A competição definiu os campeões das oito categorias envolvidas. Além de Jair, os santistas ergueram a taça na Longboard, com Adriano Teco, vencedor das três etapas, e na Master, com Alexandre Boca.

 

Os atletas de Praia Grande também faturaram três títulos. Alex Ribeiro conseguiu o bicampeonato na Júnior, Luan Felipe levou na Mirim, e Jaqueline Diniz na Feminino.

Flávio Nakagima vence última etapa no Quebra-Mar. Foto: Ivan Storti.


Andrey Nusa do Guarujá, foi o melhor na Iniciantes, o título mais disputado do campeonato, enquanto que Rene Oliveira, de São Sebastião, terminou na frente entre os Universitários.

 

Dos oito títulos, apenas dois foram definidos nas finais da etapa, o da Pro / Am e o da Iniciantes. Nas disputas restantes, os campeões entraram nas decisões já com os canecos assegurados.

 

Fora das brigas por títulos, três surfistas fizeram bonito nos momentos decisivos da etapa, que teve ondas de até 1,5 metro.

 

O sebastianense Thiago Camarão deu um show à parte na semifinal da Pro / Am, com duas incríveis notas 10, garantindo pontuação máxima no evento. Nas duas ondas, ele mandou batidas fortes e completou as apresentações com aéreos, o segundo deles, rodando.

 

Matheus Salazar, filho de uma das lendas do surf brasileiro, Picuruta, também fez bonito, ao chegar a duas finais seguidas. Na primeira disputa, a Mirim, garantiu uma nota 9 e na seqüência, um 9,5, para garantir 18,5 de 20 possíveis.

 

Outro nome forte foi o guarujaense Emerson Silva, vencedor da Júnior e terceiro colocado na final seguinte, a Pro / Am.

 

Quem também chegou a duas decisões foi Willian Marroco, de Praia Grande, com o vice na Mirim e o quarto lugar na Júnior.

 

A primeira final a entrar no mar foi a Júnior. Emerson Silva garantiu um 7,5 e um 9, não deixando dúvidas da vitória. Leandro Santos, também do Guarujá, ficou com o segundo lugar, seguido de Alex Ribeiro (vencedor das duas etapas iniciais) e Willian Marroco.

 

?Achei as direitas e consegui aquele nove, que foi muito bom?, vibra Emerson. ?Garanti o bicampeonato e foi muito importante fechar a carreira amadora com um título num campeonato tão forte?, diz Alex.

 

Na Pro / Am, o tricampeão paulista profissional Jair de Oliveira entrou no mar sabendo que levaria o título do circuito com um segundo lugar, no mínimo. Enfrentou três novos talentos, incluindo Camarão, inspirado com as duas notas 10 na semi.

 

O mais experiente dos quatro liderou 23 dos 25 minutos da final, mas Flávio Nakagima, de Praia Grande, virou o resultado com uma nota 8. Jair garantiu o segundo lugar, suficiente para o bicampeonato. Emerson Silva, em sua segunda decisão seguida, ficou em terceiro, e Camarão, sem repetir o show anterior, terminou em quarto.

 

?Não esperava essa vitória. O Camarão vinha quebrando e tinha o Jair que tem muita experiência. Consegui achar duas boas direitas e estou bem feliz. Agora vou embalado para tentar a minha vaga para o Circuito Brasileiro Profissional no Espírito Santo?, fala Nakagima.

 

##

Adriano Teco venceu as três etapas entre os pranchões. Foto: Ivan Storti.

O bicampeão, que já pensa na aposentadoria, vibrou muito. ?Meu objetivo era mesmo levar o circuito. Se desse para ganhar a etapa, melhor ainda, mas o Nakagima surfou muito bem. A molecada tem força, energia. Fica difícil?, diz Jair.

 

?Ainda não defini o que vou fazer em 2008. Talvez eu pare. Tenho outros planos, como trabalhar com a nova geração?, anuncia o atleta, que compete como profissional há 17 anos. ?Esse título é para as minhas três filhas, a Carol, de 20 anos, a Mariane, de 12, e a Yasmin, de 10 meses, e claro, para a minha amada mulher?, dedica.

 

Logo depois foi a vez da Master, com mais uma festa santista. Alexandre Boca entrou no mar como campeão, mas lutou pela vitória até o final, terminando em segundo lugar. Quem levou a melhor foi Wilson Amaro, do Guarujá, com Almir Salazar em terceiro e Flávio Vieira, em quarto.

Emerson Silva sobe ao topo do pódio na Júnior. Foto: Ivan Storti.


?Moro aqui em frente ao Quebra-Mar e conheço bem essas ondas. Foi muito importante garantir esse título, estou muito feliz?, festeja Boca, 37 anos.

 

Na Feminino, Jaqueline Diniz garantiu aproveitamento total, com mais um primeiro lugar. Renata Monteiro, de São Vicente, ficou com o segundo lugar, seguida de Aline Vieira, de Guarujá, e Bianca Paes, de Santos.  ?Estou voltando muito bem e esse título vai me dar mais motivação ainda?, afirma Jaqueline, 25 anos.

 

Na Universitários, Rene de Oliveira garantiu o caneco na semi. João Gabriel, de Santos, liderou parte da final, mas Vinícius Batista, de São Vicente, virou o resultado, com uma nota 8,5.

 

?Nem acreditei quando veio a onda. Estava boiando muito e consegui a vitória?, destaca. ?Esse título foi bem legal, porque representei bem a Unimonte, onde estudo. Foi um circuito muito disputado?, relata Rene.

 

Na Mirim, os surfistas de Santos voltaram a comandar a festa, com a grande apresentação de Matheus Salazar, com um 9 e um 9,5. Quem comemorou muito também foi Luan Felipe, de Praia Grande, que garantiu o terceiro lugar e o título. Willian Marroco foi o segundo colocado e Humberto Alves, de Guarujá, completou o pódio.

 

Na Iniciantes, Matheus continuou no mar e teve uma disputa acirrada com Andrey Nusa, de Guarujá, que precisava vencer a etapa e ainda torcer para Deivid Silva, da mesma cidade, terminar em quarto lugar. Depois de Matheus e Andrey se alternarem na primeira colocação, quem levou a melhor foi o surfista de Guarujá.

 

Matheus ficou com a segunda posição, Danilo Issa, de Praia Grande, foi o terceiro, e Deivid terminou na única colocação que não poderia, em quarto lugar.

 

Fechando a etapa e o circuito, foi a vez dos pranchões. Vencedor das duas etapas iniciais, Adriano Teco não deixou que ninguém carimbasse a sua faixa. Augusto Martins ficou em segundo lugar, com Wagner Ramos, em terceiro e Ricardo Americano, em quarto. ?Foi muito bom vencer em casa, perto dos amigos?, comenta Teco, 29.

 

O Natural Art Pro-Am Santos de Surf 2007 é uma realização da Associação Santos de Surf. Patrocínio da Natural Art. Apoio Sthill, Hot Water e Hawaii Surf Point, Prefeitura Municipal de Santos, Alma Surf, FMA Notícias, Governo do Estado de São Paulo e Vi Fiberglass. Colaboração Ripwave, Seven Seas, Go Surfing, Emerson Cortez, New Advance, Surf!?, Jorge Dornelas e Zampol. Supervisão da Federação Paulista de Surf.

 

##

Jaqueline Diniz volta a liderar entre as mulheres. Foto: Ivan Storti.

Resultados da terceira etapa

 

Pro / Am

 

1 Flávio Nakagima (Praia Grande)

2 Jair de Oliveira (Santos)

3 Emerson Silva (Guarujá)

4 Thiago Camarão (São Sebastião)

 

Júnior

 

1 Emerson Silva (Guarujá)

2 Leandro Santos (Guarujá)

3 Alex Ribeiro (Praia Grande)

4 Willian Marroco (Praia Grande)

Matheus Salazar fatura Mirim na última etapa. Foto: Ivan Storti.


Mirim

 

1 Matheus Salazar (Santos)

2 Willian Marroco (Praia Grande)

3 Luan Felipe (Praia Grande)

4 Humberto Alves (Guarujá)

 

Iniciantes

 

1 Andrey Nusa (Guarujá)

2 Matheus Salazar (Santos)

3 Danilo Issa (Praia Grande)

4 Deivid Silva (Guarujá)

 

Longboard

 

1 Adriano Teco (Santos)

2 Augusto Martins (Santos)

3 Wagner Ramos (Santos)

4 Ricardo Americano (Santos)

 

Feminino

 

1 Jaqueline Diniz (Praia Grande)

2 Renata Monteiro (São Vicente)

3 Aline Vieira (Guarujá)

4 Bianca Paes (Santos)

 

Master

 

1 Wilson Amaro (Guarujá)

2 Alexandre Boca (Santos)

3 Almir Salazar (Santos)

4 Flávio Vieira (Santos)

 

Universitários

 

1 Vinícius Batista (São Vicente)

2 Rene Oliveira (São Sebastião)

3 João Gabriel (Santos)

4 André Scopetta (São Vicente)

 

##

Alex Ribeiro é bicampeão entre a molecada da Júnior. Foto: Ivan Storti.

Ranking Final

 

Pro / Am

 

1 Jair de Oliveira (Santos) ? 2.415 ? campeão santista

2 Magno Pacheco (Guarujá) ? 2.340

3 Giovanni Ferrante (Santos) ? 1.828

4 Vinícius Batista (São Vicente) ? 1.715

 

Júnior

 

1 Alex Ribeiro (Praia Grande) ? 2.810

2 Emerson Silva (Guarujá) ? 2.556

3 Marcelo Santos (Guarujá) ? 1.815

4 Bruno Santos (Santos) ? 1.667 ? campeão santista

 

Campeões do circuito Natural Art Pro / Am de Surf 2007. Foto: Ivan Storti.

Mirim

 

1 Luan Felipe (Praia Grande) ? 2.466

2 Lucas Dantas (Praia Grande) ? 2.285

3 Willian Marroco (Praia Grande) ? 2.087

4 Bruno Souza (Santos) ? 1.997 ? campeão santista

 

Iniciantes

 

1 Andrey Nusa (Guarujá) ? 2.556

2 Deivid Silva (Guarujá) ? 2.539

3 Danilo Issa (Praia Grande) ? 2.195

4 Matheus Salazar (Santos) ? 1.900 ? campeão santista

 

Longboard

 

1 Adriano Teco (Santos) ? 3.000 ? campeão santista

2 Augusto Martins (Santos) ? 2.529

3 Fabiano Amorim (Santos) ? 2.212

4 Ricardo Americano (Santos) ? 2.195

 

Feminino

 

1 Jaqueline Diniz (Praia Grande) ? 3.000

2 Aline Vieira (Guarujá) ? 2.520

3 Bianca Paes (Santos) ? 1.916 ? campeã santista

4 Fernanda Klan (Santos) ? 1.385

4 Rose Santana (São Vicente) ? 1.385

 

Master

 

1 Alexandre Boca (Santos) ? 2.556 ? campeão santista

2 Elton Nascimento (Santos) ? 1.843

3 Almir Salazar (Santos) ? 1.810

4 Ricardo Americano (Santos) ? 1.667

 

Universitários

 

1 Rene Oliveira (São Sebastião) ? 2.800

2 Popó Batista (São Vicente) ? 2.385

3 João Gabriel (Santos) ? 2.366 ? campeão santista

4 Rafael Dias (Santos) ? 1.843