A nova geração do surf brasileiro fez bonito neste domingo (20/1) na etapa inicial do 9º Rip Curl Grom Search, na praia de Atlântida, Xangri-lá (RS).
Clique aqui para ver as fotos
O circuito sub-16, oficializado pela Confederação Brasileira de Surf, reuniu atletas de sete estados, mostrando um excelente nível técnico nas quatro categorias em disputa.
O paranaense Vitor Valentin (Mirim), a capixaba Bárbara Segatto (Feminino), o gaúcho radicado em Santa Catarina, Cainã Barletta (Iniciantes), e o paulista Edgard Groggia saíram na frente na briga pelos títulos 2008.
As atenções principais ficaram para as categorias Mirim e Feminino, ambas para atletas com até 16 anos de idade, nas quais os campeões do ranking garantirão vagas para o mundial na Austrália, em 2009. A premiação conta ainda com um intercâmbio cultural no país que mais vive o surf em seu dia a dia.
Na Planeta Surf Best Trick Air Show, uma bateria especial que premia a melhor manobra, o paulista Deivid Silva venceu e convenceu, com dois tubos em 15 minutos.
A primeira final do dia foi da categoria Feminino. A paulista Juliana Meneghel saiu na frente, mas pouco depois da metade da bateria, Bárbara Segatto virou o resultado para vencer com 10.25 pontos. A caterinense Greta Sisson foi a terceira e a carioca Isabela Lima a quarta colocada.
Muito emocionada pela vitória, a surfista de Vila Velha (ES), que viajou mais de 2,3 mil quilômetros de carro para chegar ao evento, agradeceu o apoio do pai.
?A vitória é muito importante para mim. Vencer esta etapa é meio caminho andado. A emoção é muito grande, pois competi com várias meninas boas?, vibrou a vencedora.
Na Grommets, o catarinense Luan Wood teve uma disputa acirrada com Edgard Groggia, que levou a melhor. O carioca Igor Moraes terminou em terceiro, seguido do paulista Leonardo Guimarães.
Na Iniciantes, o paulista Filipe Toledo, bicampeão Grommets, saiu na ponta. Mas logo depois Deivid Silva assumiu o primeiro lugar. Já na regressiva para o final, Cainã, que tinha uma nota 7.00, pegou uma boa onda, para arrancar 8.25 pontos dos juízes, numa virada espetacular.
?Quero dedicar essa vitória ao meu pai, que está se matando, trabalhando. Consegui virar no final e agora é buscar o título?, frisa Cainã. Filipinho terminou em terceiro, seguido do gaúcho Luciano de Matos.
##
Entre os Mirins, Vitor Valentim foi superior desde o início. O atleta da Ilha do Mel (PR) abriu com uma onda 6.55 e ratificou a vitória com um 7.70 pontos.
Clique aqui para ver as fotos
O catarinense Gustavo Machado terminou em segundo, seguido pelo paulista Nathan Brandi e o paraibano Ian Gouveia, terceiro e quarto colocados, respectivamente.
?Meu sonho é ir para a Austrália e estou focado na vitória na próxima etapa para já garantir este título. Agora é só comemorar com os amigos?, destaca Victor.
Além das disputas radicais no mar, o Rip Curl Grom Search seguiu à risca o slogan ?Muito mais que um campeonato de surf?, com brincadeiras na areia e um churrasco de confraternização ao final do evento.
?Quero agradecer muito à comunidade local, à Associação de Surf de Atlântida e à parceria com a Federação Gaúcha. Estamos contribuindo para o desenvolvimento do surf, investindo na garotada e mostrando que o esporte tem amizade, companheirismo, respeito ao meio ambiente?, afirma Felipe Silveira, presidente da Rip Curl no Brasil.
O circuito terá três etapas, todas durante o verão. Depois do Rio Grande do Sul, o circuito segue para Salvador (BA), em fevereiro, e termina em Guarujá (SP), em março.
Os campeões do ranking das categorias Mirim e Feminino (na soma das duas melhores etapas) representarão o Brasil na final internacional, que reúne os melhores atletas sub-16 do mundo.
Os dois atletas ganharão passagens aéreas e terão toda logística para competir no Rip Curl Grom Search International. Além disso, receberão uma bolsa de estudos completa, com intercâmbio cultural, com estadia e alimentação, na The Milton College Centre.
O Rip Curl Grom Search 2008 conta com patrocínios: Rip Curl, Planeta Surf, Mahalo e Overboard. Apoio: Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, e Jandaia. Divulgação Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federações Gaúcha de Surf, Baiana de Surf e Federação Paulista de Surf.
Resultados
Mirim
1 Vitor Valentin (PR)
2 Gustavo Machado (SC)
3 Nathan Brandi (SP)
4 Ian Gouveia (PE/SC)
Feminino
1 Bárbara Segato (ES)
2 Juliana Meneghel (SP)
3 Greta Sisson (SC)
4 Isabela Lima (RJ)
Iniciantes
1 Cainã Barletta (RS/SC)
2 Deivid Silva (SP)
3 Filipe Toledo (SP)
4 Luciano de Matos (RS)
Grommets
1 Edgard Groggia (SP)
2 Luan Wood (SC)
3 Igor Moraes (RJ)
4 Leonardo Guimarães (SP)
Planeta Surf Best Trick Air Show – David Silva (SP)