Nomes de destaque como Picuruta Salazar, nove vezes campeão brasileiro, Danilo Rodrigo, o Mullinha, atual vice-campeão Mundial Pro, e Carlos Bahia, campeão nacional em 2006 e terceiro no mundial do ano passado, estão entre os atletas que disputam a vitória do campeonato do Quarto Santos Surf Festival, nesta terça-feira (22/1), no Quebra-Mar, Santos (SP).
Confira galeria de fotos clicando aqui.
A competição é uma das grandes atrações do evento, define o campeão Paulista Pro de 2007 e reúne os melhores atletas do mundo na categoria.
Entre eles, o próprio campeão mundial, Phil Rajzman, que iniciou bem a disputa, mas perdeu no terceiro round, eliminado por Jeremias da Silva, o Mica, de Saquarema (RJ), e o guarujaense Mullinha, que segue a caminho do tricampeonato no Santos Surf Festival.
O evento, que teve ondas de 1 metro, teve como um dos principais momentos a bateria com Picuruta enfrentando o seu filho, Leco Salazar, com o pai avançando. ?Queria muito que ele também continuasse, mas campeonato é saber vencer e perder. Se eu pudesse, trocaria de lugar com ele?, diz Picuruta.
Na última disputa do dia, o carioca Roger Barros precisava de 5,26 pontos para virar o resultado em cima de Carlos Bahia e tirou 5,25.
Outra decisão apertada foi a disputa entre Jonas Lima e Eduardo Bagé. Jonas garantia classificação, mas cometeu interferência, sendo punido, e foi derrotado por incríveis três centésimos. O dono da melhor nota do dia foi o santista Fabiano Amorim, com um 8,5. Mesmo com a maior nota, ele acabou derrotado na fase seguinte.
As disputas recomeçam nesta tercça-feira (22/1) às 8 horas, com as semifinais. Na primeira bateria estão Mica, Mullinha e Bagé, carioca radicado na França. Na segunda, Picuruta e os dois concorrentes ao título paulista, Rodney Costa, de Guarujá, e Carlos Bahia, de São Sebastião.
Também entram no mar os atletas da Super Master (mais de 40 anos), Pioneiros (50 anos para cima), Feminino e Júnior (até 18 anos). A grande final da Pro está marcada para as 11:45 horas.
Apesar de ficar de fora da decisão, Phil gostou de participar da disputa. ?Estou feliz de prestigiar mais um grande evento em Santos, uma cidade esportiva, que se destaca no futebol, no triathlon e, claro, no surf. O campeonato está com um nível altíssimo, as ondas ajudando e teremos show de surf na final?, afirma o campeão mundial, também pan-americano e dono do título Waterman Brasil.
?Estou me preparando para 2008 buscar o bicampeonato. Infelizmente, estou sem patrocínio, mas quero preparar uma boa estrutura?, afirma Phil, filho do craque do vôlei da geração de prata, Bernard, um dos coordenadores da campanha do Rio de Janeiro candidato a sede das Olimpíadas de 2016. ?O meu pai é otimista e acredita que vamos ganhar. Espero que o surf esteja nos jogos como exibição. Até 2016 teremos muito mais títulos e isso ajudará?, destaca.
O Quarto Santos Surf Festival segue até o próximo domingo (27/1), com diversas atividades esportivas, culturais e artísticas. Entre os destaques estaão o curso de arbitragem em surf, ministrado pelo experiente Sérgio Gadelha, o Museu do Surf, com um grande acervo de pranchas, contando toda a história do esporte, e uma exposição internacional de fotos, comandada por Jair Bortoleto.
O Museu e a exposição estão abertos ao público todos os dias, com entrada gratuita. Há, também, playground para as crianças e até biblioteca, com temas ambientais e surf. ?O surf é uma filosofia de vida. O surf brasileiro nasceu em Santos e tentamos contar esta história?, destaca Diniz Iozzi, o Pardhal, idealizador do evento.
O Quarto Santos Surf Festival tem os incentivos culturais da Prefeitura Municipal de Santos, Agem ? Agência Metropolitana da Baixada Santista, Sabesp e Sthill. Apoio: Waves e Prado Design. Homologação: Associação Santos de Surf e Federação Paulista de Surf. Divulgação: FMA Notícias.