Buenas Olas

Diversão garantida em Lobitos

0

Leandro Bastos rasga a onda de Lobitos, Peru. Foto: Pedro Monteiro.

A estrada de terra cheia de lixo que leva ao vilarejo de Lobitos situado a duas horas de Piúra, fez a ida ao norte do Peru parecer o fim do mundo, porém tudo fica certo quando se chega ao destino final e encontra as ondas perfeitas.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Os surfistas Jorge Spanner, Leandro Bastos e André Silva, que agora contam com a presença do Dj e apresentador Marcos Bocayuva, chegaram ao povoado.

 

No pequeno distrito de Lobitos aconteceu há dez anos atrás, uma guerra que deixou grande parte do lugar destruído por uma disputa militar, entre peruanos e equatorianos.

 

Mesmo com o mar pequeno, as esquerdas abrem muito em Lobitos. Foto: Pedro Monteiro.

Muitos militares ainda moram por lá, como é o caso de Fanucho, que recebe hóspedes na sua casa, na própria praia de Lobitos, que foi a base desta trip, escolhida por causa do nosso curto tempo no pequeno povoado.

 

A província não tem estrutura para receber turistas, não tem mercearia, farmácia e o único lugar para almoçar é um chalé que também serve jantar. A cidade mais próxima é Talara, que fica a vinte minutos de carro.

 

As ondas extensas e bastante manobráveis compensam a qualquer custo. Lobitos é a melhor opção na região, mas não a única, como é o caso de El Oco, Moles e Piscinas, que ficam de 10 a 15 minutos andando.

 

A longa esquerda de meio metro transformou a trip dos profissionais em uma saudável competição, de quem aplica mais manobras em seqüência, nas extensas ondas de Lobitos.

 

Quem abriu o placar logo na primeira session foi Jorge Spanner, numa onda que segundo os locais estaria ruim e sem swell bom.

 

?Nem acredito neste surf, apliquei uma seqüência muito grande de manobras, a filmagem não mente, está tudo registrado e ainda dizem que está ruim. Imagina isso aqui clássico?, comemora o atleta que foi glorificado com a seqüência de dez batidas.

 

No dia seguinte, Leandro Bastos não quis deixar por menos e foi atrás de suas esquerdinhas, sendo compensado no final de tarde com onze manobras variando entre rasgadas e batidas.

 

Com o objetivo de afiar seu backside e realizar bons resultados, Leandro aproveita bem sua terceira temporada peruana. ?Essa disputa está sendo muito boa para nós três. Transformamos uma brincadeira num ótimo treinamento?, diz Bastos.

 

Bastante cauteloso, André Silva é o surfista que mais espera as ondas da série. ?O André joga xadrez no freesurf, o cara está sempre avaliando, esperando, sempre fazendo uma estratégia. Logicamente ele é bem recompensado, com ondas bem mais trabalhadas?, avalia Bocayuva, que está aproveitando suas férias com essa galera.

 

Depois de quatro dias na pacata Lobitos, os atletas seguem para o próximo surfpoint peruano, Pacasmayo, que fica a nove horas da capital Lima. As esquerdas de El Faro prometem deixar ainda mais disputada a corrida pela melhor seqüência de manobras.

 

Confira na próxima matéria qual atleta que mais encaixou manobras na quilométrica valinha de El Faro.

 

Saiba mais

 

Punta Rocas faz a cabeça

 

Alegrias de verão no Peru