Hora da elite

Tops invadem Austrália

0

Taj Burrow em ação no Quiksilver Pro 2007, em Snapper Rocks, Austrália. Foto: Amorim Brothers.

Assim como no tênis, fórmula 1 e outros esportes de elite, a Austrália também tem o privilégio de abrir o circuito mundial de surf, o famoso “Dream Tour”, circuito dos sonhos.

 

Clique aqui para ver as fotos da última perna australiana


Há mais de 30 anos a Gold Coast australiana recepciona os melhores surfistas do mundo em plena temporada dos ciclones de baixa pressão.


Este ano, a abertura da perna australiana no World Pro Tour inicia mais cedo, no dia 23 de fevereiro, nas ondas de Snapper Rocks, a primeira sessão da Disneylandia do surf mundial.

 

O Superbanks, como é chamado, estende-se de Snapper a Kirra, somando 2,1 quilômetros de ondas perfeitas, água cristalina e fundo de areia.


Gatinhas enfeitam as areias de Duranbah. Foto: Amorim Brothers.

“Desde o Natal não pára de dar onda aqui. Fui de férias para o Japão no fim do ano e acabei caindo numa manobra de snowboard. Machuquei o pulso, mas estou com uma prótese especial que dá para surfar. Mal posso esperar para surfar uma bateria novamente. Bring it on mate!!!”, comenta o atual campeão mundial e defensor da etapa, Mick Fanning, local de Snapper Rocks.


O primeiro brasileiro a chegar à Gold Coast este ano foi o cearense Heitor Alves. Ele promete incomodar os gringos com um surf moderno e rápido.

 

“Eu nunca competi nessas ondas de Snapper Rocks, por isso decidi vir antes e já começar a treinar nas ondas do campeonato. Estou com um quiver novo do Simon, meu shaper, e estou confiante para iniciar na elite do surf mundial”, diz Heitor, ansioso para surfar sua primeira bateria como top 45 da ASP World Pro Tour.

 

Logo depois do Quiksilver Pro e Roxy Pro nas águas mornas da Gold Coast, é a vez de os surfistas do WQS entrarem em ação. O evento rola ao sul da Gold Coast, ao norte de Sydney.

 

Entre 10 e 16 de março acontece o Arrive Alive Central Coast Pro, segunda divisão da ASP, status 4 estrelas. Já em Newcastle acontece o Surfest, etapa 4 estrelas do WQS, de 31 de março a 6 de abril.

 

O catarinense Neco Padaratz e a cearense Silvana Lima já levantaram a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio em anos anteriores.

 

Durante a Páscoa acontece a etapa mais tradicional do tour mundial, o Rip Curl Pro, sediado bem ao sul da
Austrália, nas águas geladas de Bell´s Beach, Victoria, entre 18 e 29 de março.

 

A segunda parada do tour WCT é sempre uma das etapas preferidas dos atletas da elite mundial, não só pela oportunidade de balançar o sino, mas a lista de campeões anteriores é de tirar o fôlego.


O oeste australiano é conhecido por ondas grandes, frio, vento e muitas belezas naturais. Margaret River fica no sudoeste australiano e será palco da última etapa da perna australiana, prometendo fechar com chave-de-ouro.

 

Aqui, mais uma vez Neco Padaratz já fez história ao vencer nas pesadas ondas de WA. A catarinense Jacqueline Silva estendeu sua liderança no ranking WQS do ano passado, depois de vencer Jessi Myle-Dyer em final eletrizante.


O Drug Aware Pro Margaret River presented by O’Neill Australia tem nível 5 estrelas e acontece de 7 a 13 de abril.