Os surfistas do Nordeste invadem a etapa baiana do Rip Curl Grom Search, circuito sub-16, oficializada pela Confederação Brasileira de Surf.
A prova válida pela segunda fase do ranking, será disputada neste final de semana (23 e 24/2) na praia de Stella Maris, Salvador (BA).
Atletas do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e, claro da Bahia, estarão na briga pelas vitórias, juntando-se a representantes de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Entre os nordestinos que prometem fazer bonito estão os paraibanos José Francisco, o Fininho, Anderson José, o Janjão, e Fábio Gomes, o Fantasma, todos com apenas 13 anos de idade.
Os três atletas viajam, graças ao apoio financeiro de um grupo de pessoas e empresas e competirão em duas categorias – Iniciantes e Mirim, que vale como seletiva ao Mundial da categoria.
Além deles, a Paraíba estará bem representada por Samuel Igor, campeão estadual Iniciantes e Mirim, e que atualmente reside no Rio de Janeiro (RJ).
?Estaremos muito bem representados no campeonato. O Samuel está evoluindo muito e o Fininho, Janjão e o Fantasma estão bem motivados. São 19 pessoas que se juntaram e acreditaram na molecada?, afirma Chico Padilha, um entusiasta do surf paraibano.
Vale lembrar que outro grande nome da região é Ian Gouveia, pernambucano de nascimento, morando atualmente em Santa Catarina e filho do maior nome do surf brasileiro, Fabinho Gouveia.
O surfista foi finalista na etapa inicial e na semifinal garantiu a melhor nota do evento (9.75), para somar 17 pontos de 20 pontos possíveis.
O Rip Curl Grom Search terá três etapas. A etapa final está prevista para acontecer no início de março no Guarujá (SP).
Estão em disputa as categorias Grommets, Iniciantes, Mirim e Feminino. Sendo que nas duas últimas categorias, os campeões do ranking estarão classificados ao Mundial em 2009.
Eles representarão o Brasil no evento realizado durante o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, Austrália. Os atletas ganharão passagens aéreas e toda a logística para competir, além de bolsas de estudos completas, com intercâmbio cultural, estadia e alimentação.
Este ano a seleção brasileira terá o paulista Miguel Pupo e a catarinense Gabriela Leite, dois talentos da nova geração, que embarcam no início do próximo mês. ?É uma chance e tanto poder competir na Austrália e com tudo pago. Vou aproveitar muito bem essa chance?, diz Miguel Pupo.
Junto às disputas de alto nível nas ondas, o Rip Curl Grom Search tem a filosofia de incentivar um clima total de confraternização entre os atletas, com muita animação, camaradagem, surf de qualidade e expectativa de novos talentos surgindo. Entre os atrativos estão brincadeiras na areia e o tradicional churrasco ao final do evento.
A etapa baiana terá transmissão ao vivo pela internet, através do site Rip Curl Grom Search .
O Rip Curl Grom Search 2008 conta com patrocínio: Rip Curl, Planeta Surf, Mahalo e Overboard. Apoio: Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas, e Jandaia. Divulgação: Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federações Gaúcha de Surf, Baiana de Surf e Federação Paulista de Surf.