Vencedor da etapa inicial no litoral gaúcho, o paranaense Vitor Valentim deu um passo importante rumo à conquista da vaga para o Mundial Sub-16 na Austrália, em 2009.
Clique aqui para ver as fotos
Neste sábado (23/2), ele foi um dos destaques na segunda etapa do Rip Curl Grom Search, na Praia de Stella Maris, Salvador (BA).
A competição, que termina neste domingo (24/2), reúne 85 atletas de 11 estados, divididos em quatro categorias: Grommets (sub-12), Iniciantes (sub-14), Mirim (sub-16) e Feminino (sub-16). As duas últimas têm como atrativo as disputas por vagas para a competição internacional na Austrália.
Neste sábado, as ondas estavam pequenas, com meio metro nas séries e formação prejudicada pelo vento Nordeste.
Vitor Valentim driblou bem as difíceis condições do mar, para avançar duas rodadas e se classificar para a terceira fase, uma antes da semifinal.
O atleta da Ilha do Mel garantiu a melhor somatória da categoria, com 13,5 pontos de 20 possíveis, arrancando dos juízes uma nota 7,5. Um dos surfistas derrotados por ele foi o catarinense Gustavo Machado, segundo colocado na etapa do Rio Grande do Sul, ampliando as chances da conquista da vaga ainda em Salvador.
?As condições estão muito difíceis, então é preciso ter um pouco de sorte na bateria. Espero conquistar um bom resultado aqui e sair da Bahia como líder do ranking. Este campeonato é irado e a Rip Curl está de parabéns por oferecer uma premiação tão atrativa?, diz Vitor.
Quem também comemorou uma boa performance neste sábado foi o baiano de Ilhéus, Saulo Marques, classificado junto com Vitor no segundo round.
?Sempre quis disputar este circuito, mas nunca tive a oportunidade por falta de patrocínio. Vou fazer o possível para vencer aqui e ter chances de tentar o título na última etapa, no Guarujá (SP)?, declara o atual campeão baiano Iniciante e Mirim.
Ainda entre os mirins, uma disputa acirrada atraiu a atenção do público em Stella Maris na abertura da segunda fase. Quarto colocado no litoral gaúcho, o pernambucano radicado em Santa Catarina, Ian Gouveia, conseguiu a virada nos instantes finais da bateria, avançando junto com o capixaba Kristian Kimmerson.
Filho do maior nome do surf brasileiro, o paraibano Fabinho Gouveia, Ian superou os rivais por diferença mínima, somando 6,85 pontos, contra 6,70 do paulista Thiago Guimarães e 6,30 do catarinense Santiago Muniz.
”Fiquei um pouco nervoso porque nem escutei minhas notas, mas estou feliz por ter avançado mais uma fase. Agora é manter a concentração e tentar fazer bonito aqui em Stella”, comenta Ian, que também segue cotado ao título e à vaga para o Mundial.
Destaque, também, para o paulista Nathan Brandi, terceiro colocado no Rio Grande do Sul, e classificado para o próximo round.
##
Além de Vitor, Saulo, Ian, Kristian e Nathan, estão classificados para a terceira fase, neste domingo, os paulistas Caio Ibelli, Jessé Mendes, Wesley Santos e Gabriel Medina, o cearense Diego Mendes, e os catarinenses Sebastian Ribeiro e Cainã Barletta (vencedor da Iniciantes na etapa inicial).
Vale destacar que os campeões do ranking na Mirim e na Feminino representarão o Brasil no Mundial 2009, durante o WCT Rip Curl Pro, em Bells Beach, Austrália. Ganharão passagens aéreas e a logística para competir, além de bolsas de estudos completas, com intercâmbio cultural, estadia e alimentação, oferecidas pela Study Way, na The Milton College Centre, uma das instituições mais respeitadas na Austrália.
A competição em Stella Maris recomeça neste domingo, às 8:30 horas, com a categoria Mirim. Na seqüência, às 9:15, é a vez dos caçulas da Grommets. As semifinais serão realizadas a partir das 10 horas. Ao meio-dia é hora de outra atração, a Mahalo Best Trick, uma bateria sem regras, valendo a manobra mais radical. As finais serão realizadas das 12:20 às 13:40 horas, entrando no mar, pela ordem: Feminino, Iniciantes, Grommets e Mirim.
O circuito, que é oficializado pela Confederação Brasileira terá três etapas, valendo os dois melhores resultados. Depois da Bahia, o Rip Curl Grom Search terá a final nos próximos dias 8 e 9 de março, em Guarujá (SP).
O Rip Curl Grom Search 2008 tem os patrocínios de Rip Curl, Planeta Surf, Mahalo e Overboard. Apoio: Study Way, The Milton College Centre, Sky Artes Gráficas e Jandaia. Divulgação: Fluir e Waves. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf, Federações Gaúcha de Surf, Baiana de Surf e Federação Paulista de Surf.