No último dia 14 de fevereiro, um acordo entre a empresa de comunicação Fama Assessoria e a ONG Projeto Ondas, Surf & Cidadania foi firmado.
Clique aqui para ver as fotos
Idealizado pelo surfista profissional Jojó de Olivença, o Projeto Ondas contará com a estrutura da agência para divulgar suas ações para a mídia.
“É importante termos esse serviço de divulgação, falarmos para as pessoas que com esforço e boa vontade podemos ajudar muitas crianças. Dar uma oportunidade na vida para que elas tenham um futuro melhor”, explica Jojó que tem a praia da Enseada, no Guarujá (SP), como local para as atividades.
O projeto reúne semanalmente crianças carentes dos 5 aos 12 anos de idade. Aulas de surf, cidadania, meio-ambiente, primeiros-socorros, saúde e outros assuntos, fazem parte do cronograma.
Para o diretor executivo da agência, Marcos André Araújo, a proposta feita pelo surfista reforça a preocupação social existente na empresa. “Receber o convite do Jojó foi uma honra pela pessoa que ele é e pelo que representa no surf brasileiro”, afirma Araújo, que também apóia outras iniciativas sociais. “Temos o desejo de ajudar pessoas que trabalham com compromisso e seriedade, visando o bem-estar do próximo e do meio-ambiente”. As ONG’s SOS Praias Brasil e Mão na Borda recebem suporte da empresa.
No Projeto Ondas, Surf & Cidadania, a coordenação jornalística ficará aos cuidados do jornalista Alessio Venturelli. “O Alessio tem uma vasta experiência na área social e educacional. Nosso objetivo é prestar um bom serviço que atenda as necessidades da ONG”, destaca Araújo.
O surfista profissional Jojó de Olivença fez sua carreira no surf. Baiano radicado no Guarujá, é um grande ídolo entre os praticantes. Nas ondas, ele conquistou por duas vezes o título brasileiro profissional, nos anos de 1988 e 1992. Em 93, sagrou-se campeão paulista e carimbou o passaporte para a elite mundial, o WCT.
Depois de cinco anos no WCT, Jojó renunciou a carreira internacional e em 99 iniciou o Projeto Escola de Surf, na praia da Enseada. Na busca por parceiros, compartilhou sua idéia com o professor Denis Eleutério e com Roberto Roman, proprietário do Delphin Hotel. Ambos abraçaram a causa. Devido a sazonalidade da cidade, em maio de 2000, a prioridade deixou de ser o turista. Através de trabalhos voluntários, crianças da comunidade carente da região passaram a ter aulas de surf.
Ao todo, 20 crianças entre 8 e 12 anos, do extinto Projeto Gira-Sol, do Fundo Social de Solidariedade do Município eram atendidas. A proposta de cidadania superou as expectativas logo nos primeiros semestres. Entretanto, no ano de 2002, as aulas tiveram que ser suspensas por falta de recursos financeiros, retornando em 2006, graças aos novos parceiros.
As empresas Overboard, WG, Skatena Sports, Pipeline Soft Boards e Delphin Hotel possibilitaram o reinício das atividades que recebeu o nome de Projeto Ondas, Surf & Cidadania. No ano passado, 50 crianças e adolescentes foram assistidas com aulas de surf (práticas e teóricas), palestras e atividades culturais, além de atendimento por especialistas nas áreas de psicologia e serviços sociais.
Para participar do Projeto Ondas, a criança ou o adolescente deve freqüentar regularmente a escola, sendo acompanhada pela equipe pedagógica, em parceria com as escolas da região. Com isso, o Projeto garante a educação em período integral, com a redução de permanência das crianças na rua. As aulas acontecem às quartas-feiras, pela manhã, e às quintas-feiras, no período da tarde.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx13) 3017 2424.