Brasileiro Feminino

Krisna apavora na estréia

0

Krisna de Souza detona todos os recordes da etapa de abertura do Brasileiro Profissional que rola na Joaquina. Foto: Nilton Santos.

Nesta quinta-feira a potiguar Krisna de Souza quebrou todos os recordes da etapa de abertura do Circuito Brasileiro Profissional 2008, que rola em boas ondas de até 1 metro na Joaquina, Florianópolis (SC).

 

A categoria Feminino foi iniciada na quarta-feira e a segunda metade da primeira fase classificatória abriu o segundo dia de disputas na Ilha de Santa Catarina.

 

A pernambucana Monik Santos carimbou a faixa da tricampeã brasileira Tita Tavares na primeira bateria da quinta-feira e depois veio o show de Krisna de Souza, que arrancou nota 9.00 em sua melhor onda e totalizou 16.50 pontos.

 

?Estou muito feliz por pegar aquela onda que abriu toda. Dei a primeira manobra muito boa, fui pra junção e foi alucinante. Tava precisando trocar um 5.00 pra ficar tranqüila na bateria e deu tudo certo?, fala a nova recordista absoluta do Brasileiro Pro.

 

Krisna de Souza também comentou sobre o formato do WCT que voltou a ser utilizado neste ano.

 

?Muito legal porque dá uma chance a mais pra todo mundo. Tem a repescagem e está tudo maneiro, a estrutura está alucinante, com tudo de bom para nós atletas e vamos tentar manter esse sistema que é ótimo?, comenta a natalense que estreou derrotando a catarinense Juliana Quint e a paulista Luana Coutinho.

 

Antes da estréia recorde de Krisna de Souza, a pernambucana Monik Santos já havia carimbado a faixa da tricampeã brasileira Tita Tavares, que assim como Juliana Quint passou em segundo lugar direto para as oitavas-de-final.

 

O confronto foi adiado da quarta-feira para a quinta-feira porque Monik Santos deslocou o ombro numa sessão de treinos. A organização do evento decidiu transferir este terceiro confronto para abrir o segundo dia.

 

?Foi difícil porque ainda estou sentindo muita dor, mas consegui me superar, arrumar forças, acreditar em mim, pegar boas ondas e acertar as manobras para tirar boas notas?, conta Monik Santos, uma das surfistas da nova geração que estão estreiam na divisão de elite do Circuito Brasileiro.

 

##

 

Monik Santos também faz boa estréia em Florianópolis (SC). Foto: Nilton Santos.

O placar foi encerrado com pequena diferença. Monik Santos venceu com 14.70 pontos, contra 13.34 da cearense Tita Tavares, e 12.16 da catarinense Gabriela Leite, que participa da etapa de abertura do Brasileiro Profissional como convidada.

 

?Foi muito disputada. A Gabriela Leite é uma menina que surfa bem e não pode dar mole. A Monik também é um talento que vem crescendo a cada ano e sempre que pego as meninas da nova geração é um divertimento. Surfo tranqüila e a Monik está de parabéns. Ela se contundiu ontem e passou por cima das dores, deu tudo para vencer a bateria, mas também me classifiquei direto, então deu tudo certo?, fala Tita Tavares.

 

A categoria feminina foi inaugurada na quarta-feira com a também experiente tetracampeã brasileira Andréa Lopes sendo batida por outra estreante da temporada, Nathalie Martins, com a paranaense e a carioca mandando a paulista Cláudia Gonçalves para a repescagem.

 

Na segunda bateria, duas representantes do Rio de Janeiro, Juliana Guimarães e Brigitte Mayer, despacharam a potiguar Viviane Maria. E no terceiro e último confronto do primeiro dia, a paraibana Diana Cristina superou a vice-campeã brasileira Suelen Naraisa, com ambas derrotando a carioca Suelen Ferreira.

 

A carioca Gabriela Teixeira, outra estreante da elite brasileira surpreendeu na bateria que fechou a primeira fase classificatória feminina.

 

Ela e a saquaremense Taís de Almeida mandaram para a repescagem a paranaense Bruna Schmitz, que no início do ano foi vice-campeã da etapa de abertura do Mundial WQS na Austrália.

 

Bruna Schmitz agora enfrenta as surfistas que estão competindo como convidadas no evento, a carioca Suelen Ferreira e a catarinense Gabriela Leite.

 

Novamente, as duas primeiras colocadas avançam para as oitavas-de-final e só a última é eliminada da competição. Na outra repescagem, as paulistas Cláudia Gonçalves e Luana Coutinho enfrentam a potiguar Viviane Maria.

 

Primeira fase

 

1 Nathalie Martins (PR) 12.66 x Andréa Lopes (RJ) 7.73 x Cláudia Gonçalves (SP) 7.53
2 Juliana Guimarães (RJ) 9.90 x Brigitte Mayer (RJ) 6.63 x Viviane Maria (RN) 6.00
3 Monik Santos (PE) 14.70 x Tita Tavares (CE) 13.34 x Gabriela Leite (SC) 12.16
4 Diana Cristina (PB) 9.74 x Suelen Naraisa (SP) 8.97 x Suelen Ferreira (RJ) 8.27
5 Krisna de Souza (RN) 15.60 x Juliana Quint (SC) 13.00 x Luana Coutinho (SP) 9.40
6 Gabriela Teixeira (RJ) 14.84 x Taís de Almeida (RJ) 13.10 x Bruna Schmitz (PR) 11.60

 

Repescagem

 

1 Bruna Schmitz (PR) x Suelen Ferreira (RJ) x Gabriela Leite (SC)
2 Cláudia Gonçalves (SP) x Luana Coutinho (SP) x Viviane Maria (RN)