Angela

Macumba, berço de campeões

0

 

Chloé Calmon, de apenas 14 anos, em ação na praia da Macumba. Foto: Orlando Cunha.

O verão de 2008 será inesquecível no Rio de Janeiro. Foi um swell atrás do outro e eu surfei a maior onda da minha vida, na praia da Macumba, no último swell de fevereiro!

 

Tava todo mundo na água; vários campeões como Bagé, Daniel Friedmann, Marcelo Freitas, bem como os locais “ferões” Edu e Stressman.


Eu tava muito lá fora, era a última do pico junto com Stressman. Não queria tomar nenhuma onda na cabeça, pois as boas ondas tinham aproximadamente 1,5 metros e as séries atingiam 2 metros.

 

Então, estava esperando a boa para dropar na certa, mas, bem lá no outside, para não tomar na cabeça. Aí, veio a série e varreu todo mundo, menos eu e o Stressman.

 

A atleta é uma das promessas do longboard feminino brasileiro. Foto: Alvinho Duarte.

Na primeira eu passei raspando, mas na segunda eu tava bem posicionada e alguém gritou “rema”. Então, remei e, quando fiquei de pé, fiquei paralisada ao olhar aquela montanha de água branca… eu no meu longboard rosa-choque, aquele mar todo branco… Imagina a cena? Ficou bonita! Essa onda valeu a temporada!!!


Aquele ondão com um paredão branco foi um momento inesquecível. Quando cheguei ao fim da onda, pronta para cavar, vi que apareceu um lip ali adiante e ela iria fechar. Eu deveria botar pra baixo meio “retoside”, mas havia muitas cabeças na frente e eu fiquei com medo de acertar alguém, pois a velocidade era incrível.

 

A alternativa era colocar na parede e rodar com o lip, então aproveitei ao máximo os segundos de parede. A adrenalina foi tanta que nem senti o caldo.


Ainda bem que não veio outra dessa e o mar começou a baixar. Aquela energia que eu peguei da paredona branca está comigo até hoje…


Gostaria de ficar surfando o dia todo, mas essa adrenalina me cansou… Esses momentos de felicidade vão ficar por muito tempo no meu sistema! É muito bom surfar com os amigos.


A praia da Macumba é realmente um lugar mágico, berço do longboard feminino. Nossos atuais campeões brasileiros de longboard são locais da Macumba e essa é a praia onde a nova geração tá botando pra baixo!!!


Esse local é mesmo especial, rola uma vibe de amor muito grande aqui. Fico muito feliz de ver a confraternização da nova geração e a maneira unida como solucionam os problemas. Quero aproveitar esta oportunidade e parabenizar a atleta profissional Chloé Calmon, de 14 anos, não só pelo seu surf, mas também pela sua atitude soul surfer.

 

Chloé com certeza será uma campeã mundial e representará nosso país muito bem, pois reúne todos os requisitos necessários a uma verdadeira campeã. Com certeza graças à família – se a família não ajudar, fica impossível uma menina de 12 anos ir surfar sozinha com uma prancha de mais ou menos 6 metros, pois para transportar já é uma dificuldade!!!!

Parabéns às famílias que incentivam a categoria, como a do Chico Paioli, Ricardo Avelino, Calmon e a família Barros, que apóia a atleta exemplar Juliana Moura. Sem o apoio de vocês, a tradição não continuaria.


Parabéns ao campeão brasileiro Roger Barros e à campeã brasileira Mainá Thompson, pela matéria na melhor revista de longboard do mundo!!!!

 

Fiquei muito feliz de ver a foto da Mainá surfando no Arpoador na edição de dezembro de 2007 da revista Longboard Magazine, isso que estamos apenas começando… Temos apenas seis anos de circuito brasileiro e este ano contaremos com mais uma representante no circuito mundial.


Parabéns ao Caçador Glass, aos shapers Base e Olímpio e ao empresário Sidney, da Deep Freeze, que patrocinam um time de atletas locais, incentivando o profissionalismo do longboard feminino.


Boas ondas a todos e muito aloooooha!!!!