ISA World Junior

Molecada busca título na França

0

Peterson Crisanto é convocado para completar o time na categoria Sub-16. Foto: Divulgação Billabong.

O Brasil está pronto para embarcar com um time confiante na busca do título de melhor equipe no próximo Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship, que rola entre os próximos dias 24 de maio e 1 de junho em Hossegor, França.

 

A competição, promovida anualmente pela International Surfing Association (ISA), desde 2003, é a principal para as categorias de base do esporte, além de reunir os melhores surfistas com até 18 anos de idade do mundo.

 

Só na primeira edição, que aconteceu na África do Sul, a equipe brasileira conseguiu a medalha de ouro, mas sempre vem beliscando algum título individual. O mais recente foi o do potiguar Jadson André, campeão Sub-18 em Portugal no ano passado, que vai tentar o bicampeonato na categoria principal em Hossegor.

 

O time verde-amarelo também partirá com um forte time na Sub-16 e na categoria Feminino, que é única e terá como principal estrela a paraibana Diana Cristina.

 

?O Brasil viajará com uma equipe pronta para surfar qualquer condição de mar que encontrar?, promete Otoney Xavier, um dos técnicos da equipe, junto com Paulo Kid. ?Nesta época, as ondas costumam ser fortes em Hossegor e a equipe está muito bem representada nas três categorias. Sempre peço para todos representarem nosso país com muita vontade e para mostrarem o real espírito do surf brasileiro, com muita garra e determinação?, complementa Otoney, que há três anos trabalha como técnico principal da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

 

Justamente no circuito nacional da CBS que são preparados e selecionados os surfistas representantes do país nas competições organizadas pela ISA.

 

Na segunda etapa desta temporada, realizada no mês passado na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), foi definida a equipe para o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2008.

 

A categoria principal, a Sub-18, ficou formada por Jadson André (RN), Alejo Muniz (SC), John Max (RN) e Nathan Brandi (SP). A Sub-16 por Peterson Crisanto (PR), Ian Gouveia (PE), Jessé Mendes (SP) e Gabriel Medina (SP). A Feminino terá Diana Cristina (PB), Gabriela Leite (SC), Nathalie Martins (PR) e Kaena Brandi (SP).

 

De todas, a mais experiente no Mundial Junior da ISA é a paranaense Nathalie Martins, que lidera o ranking brasileiro da CBS e, como Diana Cristina, já integra a lista das apenas 16 surfistas da divisão de elite do Circuito Brasileiro Profissional, o SuperSurf.

 

?Estou muito feliz. É a quarta vez que representarei o Brasil no Mundial e prometo dar todo o gás para trazer o caneco da França?, afirma Nathalie, depois da vitória na etapa do Circuito Maresia Brasileiro de Surf 2008, em Floripa (SC).

 

Ela e Kaena Brandi conquistaram as vagas pelo ranking da CBS, enquanto Diana Cristina está indo por ter sido a campeã brasileira de 2007 e Gabriela Leite foi convocada pela direção técnica da entidade.

 

Na categoria Sub-18, o potiguar John Max é o líder e o outro classificado pelo ranking seria o filho do maior ídolo de todos os tempos do surf brasileiro, Fábio Gouveia. Mas, por ser ainda muito jovem, Ian Gouveia competirá na Sub-16 e sua vaga passou para Nathan Brandi, terceiro colocado Júnior na CBS.

 

Completam a equipe Sub-18 o atual campeão mundial da ISA, Jadson André e Alejo Muniz, que em Portugal foi o segundo brasileiro mais bem colocado na Costa de Caparica, em quinto lugar.

 

Já na Sub-16, os paulistas Jessé Mendes e Gabriel Medina carimbaram seus passaportes para a França quando garantiram as duas primeiras colocações no ranking Mirim da CBS, depois da segunda etapa da temporada na praia da Joaquina (SC).

 

O pernambucano Ian Gouveia, residente em Florianópolis, é o terceiro componente pelo motivo acima explicado e o quarto é o paranaense Peterson Crisanto, que foi convocado pelos técnicos para fortalecer ainda mais a equipe Sub-16.

 

?O Peterson é uma das maiores promessas do surf brasileiro nos últimos tempos e será muito importante para buscarmos o objetivo de conseguir o título de melhor equipe na França, ou seja, conquistar a medalha de ouro lá?, acredita Otoney Xavier, sempre transmitindo muita confiança nas declarações. ?Respeito muito os adversários, mas não mediremos esforços para trazer ao Brasil o titulo de campeão mundial?, completa o carioca, que há 22 anos reside na capital catarinense.

 

A equipe brasileira participa do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2008 e viaja para a França com apoio do Ministério do Esporte do Governo Federal do Brasil, Intermed, Comitê Olímpico Brasileiro, Bad Boy, Mormaii, Viannatour – Surf Training e Image & Art Solutions. Divulgação: Waves.

 

O evento será transmitido pelo site da Confederação Brasileira de Surf .