Como nas Olimpíadas, um desfile apresentando os cerca de 300 surfistas de 28 países inaugura oficialmente a abertura do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2008 neste sábado na França. Também em Hossegor, será realizada a Cerimônia das Areias, com cada equipe participante levando areia de alguma praia do seu país numa solenidade única em campeonatos de surfe.
O Brasil é um forte candidato ao título da principal competição para surfistas de até 18 anos do mundo. As disputas começam domingo e vão até o dia 1 de junho em Hossegor, com transmissão ao vivo pelo site Waves.
Promovido anualmente pela International Surfing Association (ISA) desde 2003, o evento é disputado com o real espírito olímpico, com os competidores defendendo seus países em busca da medalha de ouro que a equipe verde-amarela só conquistou na primeira edição, realizada na África do Sul.
Além do título por países, o Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship aponta os campeões mundiais em três categorias, Sub-18 e Sub-16 masculinas e Sub-18 feminina. No ano passado, o potiguar Jadson André ganhou a medalha de ouro na Sub-18 e a Austrália faturou o título de melhor equipe na Costa de Caparica, em Portugal.
Jadson André tenta o bicampeonato e, principalmente, ajudar ao Brasil na busca pela cobiçada medalha de ouro em Hossegor. Ele, o também potiguar John Max, o paulista Nathan Brandi e o catarinense Alejo Muniz, formam o time Sub-18 masculino.
No Sub-16, representam o país na França o paranaense Peterson Crisanto, o pernambucano Ian Gouveia e os paulistas Jessé Mendes e Gabriel Medina. Já a categoria feminina terá a paraibana Diana Cristina, a catarinense Gabriela Leite, a paranaense Nathalie Martins e a paulista Kaena Brandi. Otoney Xavier, o técnico da seleção brasileira, garante que a equipe viaja confiante e preparada para conquistar o título mundial na França.
E o time está realmente formado por grandes talentos. Jadson André é o atual campeão mundial sub-18, Alejo Muniz, Gabriela Leite e Nathalie Martins vêm de vitórias nas seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior Sub-20 da ASP (Association of Surfing Professionals), enquanto Diana Cristina venceu quase tudo que disputou no ano passado e já brilha na elite nacional do Circuito Brasileiro Profissional.
Além disso, Ian Gouveia é filho do maior ídolo de todos os tempos, Fábio Gouveia, primeiro campeão do mundo do Brasil em 1988 em Porto Rico, enquanto os irmãos Nathan e Kaena Brandi são filhos de um dos maiores big rides brasileiros da década de 80 no Hawaii, Murilo Brandi.
?Estou muito seguro que estamos embarcando para a França rumo a um grande resultado?, reafirma Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS), entidade vinculada ao Comitê Olímpico Brasileiro.
?Apostamos muito nessa equipe vitoriosa comandada pelo Otoney e que agora conta com o apoio do Paulo Kid. Esta seleção apresenta vários talentos da nova geração do surfe brasileiro, além de novos nomes que estarão participando pela primeira vez de uma competição deste nível. O que me deixa tranqüilo é que todos os atletas estarão mostrando novamente ao mundo esportivo, que o surfe brasileiro está sempre se renovando com surfistas de alta performance?.
Antes da viagem para a França, o presidente da CBS também destacou o importante apoio que o time brasileiro recebeu para disputar o ISA World Junior nesse ano. ?É preciso realmente enaltecer o apoio da Intermed, empresa do ramo médico que está iniciando uma parceria profícua com a CBS, além da ajuda do Ministro Orlando Silva e do Secretário Djan Madruga, incansáveis defensores do surfe nacional, e aos demais apoiadores da equipe Brasileira neste evento?.
A equipe brasileira participa do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship 2008 e viaja para a França com apoio do Ministério do Esporte do Governo Federal do Brasil, da Intermed, Comitê Olímpico Brasileiro, das marcas Bad Boy e Mormaii e da Viannatour, Surf Training e Image&Art Solutions. O evento será transmitido pelo site da Confederação Brasileira de Surf , com divulgação oficial na internet brasileira do site Waves.