SuperSurf

Guga Fernandes é destaque

0

Gustavo Fernandes dribla as condições do mar e se destaca em Maresias. Foto: Daniel Smorigo.

Nesta sexta-feira (13/6), todas as baterias da terceira fase da categoria Masculino foram para a água, na terceira etapa do SuperSurf 2008 em Maresias, São Sebastião (SP). Os atletas competiram debaixo de chuva em ondas mexidas com cerca de meio metro e algumas séries maiores fechando na maioria das vezes.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

O carioca Gustavo Fernandes arrancou a melhor nota (8.33) e o melhor somatório do dia (14.33), para eliminar o tricampeão brasileiro Perterson Rosa, que começou bem no evento, mas não conseguiu se dar bem nas difíceis condições do mar.

 

?A bateria foi boa. O Peterson é meu ídolo desde criança. Dei um gás

Jano Belo conquista liderança do ranking. Foto: Daniel Smorigo.

total. As ondas estavam difíceis e fechando. Graças a Deus consegui passar e tomara que o mar melhore”, diz Guga Fernandes.

 

Logo na primeira batalha do dia, o capixaba Michel Grattz, voltou forte da respecagem e mostrou que está inspirado, para mandar o paulista Odirlei Coutinho para casa e se classificar para as oitavas-de-final.

 

?A bateria das oitavas será difícil como as outras. Estou bem concentrado. Procurarei descansar para estar focado na próxima e dar o meu melhor para buscar a vitória?, comenta Grattz.


Na bateria seguinte, o cearense Márcio Farney, que ontem atingiu o melhor somatório do ano no SuperSurf, com 18.10 pontos na repescagem, conquistou mais uma vitória ao derrubar o ex-top do WCT Guilherme Herdy (RJ) por 10.03 a 4.90 pontos.

 

Jano Belo, vencedor da etapa anterior em Pernambuco, assumiu a liderança do ranking ao derrotar o trialista carioca João Gutemberg por 11.16 x 9.67 e avança às oitavas-de-final, para enfrentar o cearense Messias Félix, campeão da Expression Session em Pernambuco, que também avançou ao vencer o pernambucano Paulo Moura.

 

?A bateria foi muito difícil, sou muito amigo do João. O mar estava muito complicado. Consegui fazer o meu surf e pegar as ondas que precisava para garantir a bateria. Agora estou concentrado para as próximas. Estou achando a competição irada, ainda tem umas ondas, mesmo estando difícil”, explica o novo líder do ranking.

 

Messias Félix se deu bem contra o experiente Paulo Moura, que dominou a bateria, porém no último minuto Messias conseguiu a onda da virada.

 

?Graças a Deus consegui virar na última. Valeu a pena esperar, tive muita sorte. O Paulo Moura é um excelente surfista e poderia ter feito uma nota boa a qualquer momento. Estou amarradão e quero continuar passando as baterias, sejam elas quais forem?, comemora messias Félix

 

A disputa entre o cearense André Silva e o paulista Davi do Carmo foi altamente disputada. Davi liderava a bateria quando quebrou sua prancha ao meio e teve que sair para fazer a troca, deixando o cearense sozinho no outside. André encontrou uma onda que lhe rendeu 7.67 e venceu a bateria por uma pequena diferença, com placar final de 11.77 a 11.30.

 

?A corrente está muito forte e isto dificulta o posicionamento do atleta. A onda está ali, então é preciso enfrentar a corrente. O Davi surfou bem fez um 7.5, tive que correr atrás. Ainda bem que dei uma acordada, pois estava esperando a boa, mas hoje isso não existe. Está bem difícil. O fato do Davi quebrar a prancha me ajudou um pouco, fiquei sozinho no outside para escolher as ondas. Espero que o mar melhore e continue de esquerda para eu conseguir radicalizar mais”, declara André Silva.

 

Os catarinenses Diego Rosa e Marco Polo também avançaram e se enfrentam na segunda bateria das oitavas-de-final. No terceiro confronto do dia, Marcelo Trekinho venceu Guilherme Sodré por 10.27 a 9.00 e enfrenta Angelino Santos nas oitavas-de-final.

 

##

 

Wilson Nora elimina Saulo Júnior em bateria acirrada. Foto: Daniel Smorigo.

O baiano Wilson Nora disputou uma bateria cheia de emoções, que começou dominada pelo paulista Saulo Junior, derrotado quase no último minuto em uma virada espetacular. Nora avança às oitavas e tem chances tomar a liderança de Jano Belo.

 

?Continuarei no mesmo foco e concentração. Manter a calma na hora ajuda muito. A bateria só acaba quando toca a buzina e enquanto não termina eu não desisto, não importa o quanto eu esteja precisando. Cada vez mais eu percebo que é preciso acreditar e confiar até o último instante. Não estou pensando no título agora, só quero surfar bem e passar as baterias?, explica o baiano.

 

Beto Fernandes também avança às oitavas. O paulista pegou boas ondas para derrotar com facilidade o experiente carioca Pedro Muller por 10.33 a 3.26. Beto enfrenta Nora nas oitavas.

 

Beto Fernandes derrota veterano Pedro Müller. Foto: Daniel Smorigo.

“Na verdade eu contei mais com a sorte, o mar está muito difícil. A ondulação sudeste não é boa pra Maresias, principalmente com este vento sul muito forte. Achei as ondas que precisava logo no comecinho. O Pedro ficou um pouco perdido na corrente. Agora pensarei na próxima fase”, analisa Beto.

 

O niteroiense Bruno Santos venceu o ubatubense Renato Galvão, atual campeão do circuito, por 11.83 a 10.43, para avançar às oitavas-de-final.

 

“O Renato Galvão é um dos melhores competidores do Brasil, foi bem difícil. Minha intenção é fazer alguns pontos e tentar garantir a vaga pro ano que vem, já que eu perdi uma etapa, quando estava competindo em Teahupoo. Caso eu tenha um bom reultado aqui, tentarei ir bem nas próximas etapas, para quem sabe ficar nas primeiras posições” conta Bruno Santos.

 

O catarinense Davi de Jesus e o carioca Igor Moraes também garantiram suas vagas nas oitavas. Yuri Sodré e Flávio Costa estão fora da competição.

 

As oitavas-de-final estão programadas para acontecer neste sábado (14/6).

 

Terceira etapa do SuperSurf 2008

 

Terceira fase

 

1 Michel Grattz (ES) 11.77 x 8.90 Odirlei Coutinho (SP)

2 Márcio Farney (CE) 10.03 x 4.90 Guilherme Herdy (RJ)

3 Diego Rosa (SC) 12.53 x 9.73 Adilton Mariano (CE)

4 Marco Polo (SC) 12.87 x 9.97 Thiago Bianchini (SC)

5 Marcelo Trekinho (RJ) 10.27 x 9.00 Guilherme Sodré (RJ)

6 Angelino Santos (CE) 9.53 x 8.60 Wagner Pupo (SP)

7 Messias Félix (CE) 12.10 x 10.34 Paulo Moura (PE)

8 Jano Belo (PB) 11.16 x 9.67 João Gutemberg (RJ)

9 André Silva (CE) 11.77 x 11.30 David do Carmo (SP)

10 Fábio Silva (CE) 9.10 x 9.10 Guga Arruda (SC)

11 Wilson Nora (BA) 13.33 x 10.33 Saulo Junior (SP)

12 Beto Fernandes (SP) 10.33 x 3.26 Pedro Muller (RJ)

13 Bruno Santos (RJ) 11.83 x 10.43 Renato Galvão (SP)

14 Davi de Jesus (SC) 10.67 x 8.93 Yuri Sodré (RJ)

15 Igor Moraes (RJ) 8.36 x 8.20 Flávio Costa (BA)

16 Gustavo Fernandes (RJ) 14.33 x 10.57 Peterson Rosa (PR)

 

Oitavas-de-final

 

1 Michel Grattz (ES) x Marcio Farney (CE)

2 Marco Polo (SC) x Diego Rosa (SC)

3 Marcelo Trekinho (RJ) x Angelino Santos (CE)

4 Jano Belo (PB) x Messias Félix (CE)

5 André Silva (CE) x Fábio Silva (CE)

6 Wilson Nora (BA) x Beto Fernandes (SP)

7 Davi de Jesus (SC) x Bruno Santos (RJ)

8 Gustavo Fernandes (RJ) x Igor Moraes (RJ)