A segunda edição do Festival de Longboard Pioneiros do Litoral Paulista rola entre os dias 10 e 14 de setembro na praia do José Menino, Santos (SP).
O evento é mais do que um campeonato de surf, é uma grande reunião de amigos, reencontro de várias gerações e confraternização entre atletas e familiares.
O festival conta com atletas que fazem parte da história da modalidade e a expectativa é de repetir o sucesso da edição de estréia, no ano passado.
As disputas acontecem nos dias 13 e 14 de setembro, exclusivas para os quarentões em diante divididos em quatro categorias: de 40 a 45 anos, de 46 a 49, de 50 a 54 e de 55 para cima.
Fora do mar, a programação começa antes. Desta vez, serão cinco dias de atrações, começando com a homenagem aos shapers da região.
Os atletas participantes e suas famílias se reúnem no dia 10 de setembro na Surf Store Casa da Praia, na Ponta da Praia, para homenagear os profissionais que produzem as pranchas.
?Serão expostos painéis com fotos antigas, contando um pouco da trajetória desses artesões do mar. Já queremos começar as atividades com emoção?, conta Marcelo Morais, organizador do evento.
Já no dia 11, a New Advance e o Cine Roxy promovem uma sessão de cinema para os amantes do longboard, com entrada gratuita a todos os competidores e familiares.
Nos dias das disputas, os atletas participam de duas churrascadas, uma no sábado à tarde na sede do Barriga Bowl, na praia do Itararé, Santos (SP), e outra depois das finalíssimas na própria arena do evento.
Realizada no início de julho de 2007, a edição de estréia do Festival de Longboard Pioneiros do Litoral Paulista foi um sucesso.
O evento reuniu nomes de destaque da história do surf. Muitos deles nunca foram competidores, mas participaram contagiados pela animação dos amigos. O destaque ficou para os surfistas mais velhos.
O guarujaense Thyola, dono da maior fábrica de pranchas da América Latina, foi o vencedor da categoria 55 anos para cima.
O santista John Wolthers, exportador de café, levou na 50 a 54 e ainda ficou com a melhor nota do evento, 9 pontos.
O shaper Luiz Juquinha, também de Guarujá (SP), faturou a 46 a 49, enquanto que o comerciante Jaime Patola, de São Vicente (SP), venceu entre os de 40 a 45 anos.
Independente das disputas nas ondas, os atletas se reuniram para conversar, relembrar os bons e velhos momentos, reencontrar amigos, apresentar as famílias e muito mais.
?Reunimos surfistas que conheço há mais de 40 anos. Surfávamos logo no começo, com madeirites. O tempo passou, mas continuamos na praia surfando, vivendo com a natureza?, diz José Luis Sant?Anna, um dos idealizadores do evento.
Para obter mais informações, entre em contato pelo telefone (0xx13) 3227 9577 ou envie mensagem para [email protected] .
O Festival de Longboard Pioneiros do Litoral Paulista conta com patrocínio da Hang Loose. Apoios: Surf Store, Sthill e Hot Water.
Resultados de 2007
55 anos para cima
1 Thyola
2 Flávio La Barre
3 Zé Paioli
4 Sant?Anna
50 a 54 anos
1 John Wolthers
2 Hélio Coquinho
3 Wagnão
4 Ricardo Blanco
46 a 49 anos
1 Luiz Juquinha
2 Almir Salazar
3 Victor Kuhne (Orelhão)
4 Jeferson Bigode
40 a 45 anos
1 Jaime Patola
2 Wagner Ramos
3 Douglas Vaz
4 Maurício Belchior