Festival da Juventude

Havaianos transmitem experiência

0
Primeiros árbitros formados pelo curso já estão atuando em eventos de surf. Foto: Chico Padilha.

O Festival da Juventude começou no último dia 9 de agosto e rola até o próximo dia 1 de setembro na Baía de Maracaípe, Ipojuca, Porto de Galinhas (PE),

 

O objetivo do evento é promover a inclusão social por meio da cultura, esporte e formação técnica.

 

O festival promove cursos de instrutor de escolinha, técnico de surf e salva-vidas, que conta com participação dos havaianos Brian Keaulana e Ralph Goto, autoridades em resgate com moto aquática, além dos brasileiros Lapo Coutinho e Vitor Marçal, salva-vidas no Hawaii.

 

Em Pernambuco, assim como em outros estados brasileiros, o surf é uma atividade geradora de empregos e renda para os habitantes, além de ser muito praticada pelos locais.

 

Mas, mesmo assim, há uma necessidade de orientação técnica, trabalhadores habilitados e capacitação para os atletas e treinadores pratiquem o esporte com segurança.

 

Por isso que os cursos alcançam grande sucesso, atraindo até mesmo atletas vitoriosos, como o campeão estadual Alan Donato, que participou de em um dos primeiros cursos.

 

O big rider Carlos Burle era uma das presenças mais esperada para o festival, mas infelizmente não poderá comparecer por causa da chegada de um swell na África.

 

Cerca de 200 participantes são esperados para os cursos e oficinas de percussão, capoeira e artes.

 

Cronograma do Festival da Juventude

 

23 e 24/8 ? primeira participação dos formados nos cursos de juízes de surf e técnicos na segunda etapa do Circuito Pernambucano de Surf Amador.

 

27/8 ? Finalização das inscrições do curso de salva-vidas.

 

28, 29, 30 e 31/8 e 01/9 ? Curso de salva-vidas e diplomação dos formados.

 

31/8 e 1/9 ? Oficinas de percussão, danças populares e artes, aulas de capoeira e shows de Maracatu realizado pelos alunos do curso.

 

1/9 ? Festa de encerramento e diplomação para formandos dos cursos de juízes, instrutor de surf e salva-vidas.