Com a expectativa de ondas grandes, em função do vento leste, a etapa de abertura do Maresia Paulista de Surf Profissional 2008 terá as baterias decisivas neste domingo (24/8), em Maresias, São Sebastião (SP).
Clique aqui para ver as fotos
O atleta que sair vencedor, embolsa R$ 4 mil, de um total de R$ 15 mil de premiação, marcando 1.000 pontos no ranking, que define o tradicional título estadual e garante uma vaga ao Supersurf 2009.
Com chuva, mar mexido, ondas em torno de um metro e formação irregular, o que dificultou bastante o trabalho dos atletas, o evento começou neste sábado pela manhã.
Entre os destaques Danylo Grillo, atleta local, que depois de ter algumas dificuldades para avançar no primeiro round, se recuperou bem na fase seguinte.
?O mar está bem difícil. Quero surfar com mais tranqüilidade para garantir um bom resultado?, diz o surfista de 27 anos de idade, que já venceu uma etapa do Paulista Pro, em Maresias, em 2003.
Também de São Sebastião e um dos novos talentos do surf brasileiro, Miguel Pupo, mostrou um surf bastante equilibrado em sua bateria inicial.
?Valinha? surfou com bastante pressão e logo na sua primeira onda arrancou nota 8.50 dos juízes e na seqüência um 6.50, totalizando 14.50 pontos. Thiago Guimarães, de Peruíbe, foi outro talento da nova geração que garantiu boa atuação, com 13.00 pontos.
O guarujaense Caio Faria, 19 anos, se adaptou bem às condições adversas do mar e foi o dono da melhor onda e melhor somatória da primeira fase.
Mostrando um surf bastante competitivo com manobras fortes, ele abriu a sua bateria de estréia com uma nota 8.67, mantendo a liderança até o final. Na sua última onda aplicou duas manobras consistentes o que lhe rendeu nota 7.33 pontos e um total de 16.00 pontos de 20 possíveis.
“O mar está balançando bastante, mas nas séries vêm boas ondas. Procurei pegar bastante onda e numa direita, que não abriu muito, arrisquei duas manobras mais consistentes e deu certo?, comenta Caio.
?Espero chegar até a final, pois estou correndo atrás de um bom resultado, já que fazem dois anos que não conquisto uma posição mais expressiva em competições. Esta etapa é uma chance que tenho de dar um gás e chegar na final. Tudo indica que domingo teremos condições melhores no mar e espero seguir mais adiante na competição”, ressalta o surfista.
A ?velha guarda? também mostrou boa atuação. O baiano Jojó de Olivença, dono de dois títulos nacionais e um paulista e ex-integrante do WCT, avançou à terceira fase.
O surfista mais velho do evento, aos 41 anos de idade, garantiu 12.17 pontos para passar em primeiro lugar em sua bateria no segundo round.
Já o ubatubense Ricardo Toledo, outro bicampeão brasileiro, nem precisou entrar no mar, para seguir no evento. Dois de seus rivais não apareceram e ele se classificou na areia.
A etapa conta com transmissão ao vivo pela internet, no site WTVSurf, com imagens, som direto da locução e as notas dos juízes.
O Circuito terá três etapas e o campeão geral fatura uma moto, oferecida pela Tent Beach. Outro atrativo é a vaga ao Supersurf 2009, oferecida ao melhor paulista do ranking.
O Maresia Paulista de Surf Profissional é uma realização da Federação Paulista de Surf e conta com patrocínio: Maresia. Co-patrocínios: Tent Beach, Ilha do Surf, Surftrip, ZN, Super Tubes e Sun Rocha. Apoio: Fluir, Waves, Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer, do Governo do Estado de SP, Prefeitura Municipal de Ubatuba e Associação Ubatuba de Surf e do Guarujá. Supervisão: Abrasp.