Mundial de bodyboard

Brazucas fazem a festa na Espanha

0

Mayla Venturin e Uri Valadão vencem Sopelana BBK Pro. Foto: Guilherme Tâmega / SurfBahia.com.br.

A prova espanhola do circuito mundial de bodyboarding, válida como sexta etapa do masculino e terceira do feminino, conheceu seus campeões na manhã deste domingo em Sopelana.

 

Maylla Venturin e Uri Valadão não deram chances a seus adversários e colocaram a bandeira brasileira no lugar mais alto do pódio. Os brasileiros dominaram as disputas durante todo o dia decisivo e com a vitória garantiram 1.000 pontos cada, no ranking do circuito mundial.

 

As disputas começaram com as baterias da semifinal feminina. Com boas condições, Cristhiane Kale e Isabela Sousa, líder do circuito mundial se enfrentaram para decidir que iria a grande decisão.

 

Cris achou melhores ondas e não deu chances a sua adversária. Mesmo com a derrota, Isabela Sousa conseguiu manter a liderança do anking mundial.

 

Renê Xavier e Uri Valadão comemoram sucesso baiano em Sopelana. Foto: Guilherme Tâmega / SurfBahia.com.br.

Já na segunda bateria foi a vez de Maylla Venturin encarar Jéssica Becker, que chegava à segunda semifinal consecutiva em etapas do mundial.

 

Em uma disputa acirrada, a capixaba Maylla conseguiu fazer proveito de sua maior experiência e mais uma vez Jessica acabou na terceira posição.

 

Após a decisão das mulheres, foi a vez dos homens decidiram que brigaria pela disputa do título. Uri Valadão enfrentou Diego Cabrera e acabou com a única possibilidade de um atleta estrangeiro faturar a etapa.

 

O baiano voador mostrou muita confiança e bateu seu adversário. Com a vitória, Uri garantiu presença em sua quarta final em seis etapas no mundial, as outras foram em Pipeline, Itajaí e Rio das Ostras.

Eder, Uri e Renê fazem a festa no pódio. Foto: Guilherme Tâmega / SurfBahia.com.br.


A segunda bateria das semifinais colocou frente a frente dois brasileiros. Renê Xavier e Eder Luciano travaram um duelo emocionante. Após uma boa disputa, a vitória acabou nas mãos de Eder, que impediu uma final baiana na Espanha.

 

Na primeira decisão do dia, Maylla Venturin e Cristhiane Kale caíram na água para ver quem seria a campeã. Mais uma vez a capixaba Maylla não deu chances a adversária, liderou a bateria desde o início e acabou conquistando seu primeiro título do ano.

 

Com os 1.000 pontos conquistados na etapa, a atleta do Espirito Santo deu um grande salto no ranking mundial e pulou para a vice-liderança do tour.

 

A final do masculino fechou a etapa de forma inesquecível. Uri Valadão não deu nenhuma chance a seu rival na decisão.

 

Eder Luciano bem que tentou, mas o baiano arrancou nota 9.70, seguida de 9.90 dos juízes, para somar incríveis 19,60 de 20 pontos possíveis e levantou seu terceiro troféu no ano.

 

Uri somou mais 1.000 pontos no ranking e abriu mais de 1.100 pontos para o segundo colocado, Guilherme Tâmega.

 

Com os resultados, a hegemonia brasileira aumenta ainda mais na atual temporada. Entre as mulheres o aproveitamento é de 100% no ano, com três vitórias em três etapas.

 

Já entre os homens, a única vez que um representante brasileiro não venceu foi na etapa de Shark Island, Austrália, quando Ben Player sagrou-se campeão. Uri venceu três eventos, seguido por Guilherme Tâmega e Paulo Barcellos, que venceram uma cada.

 

Agora o circuito segue para Sintra, Portuga, onde entre os dias 27 e 31 de agosto rola a próxima etapa do tour. Os brasileiros partem para mais uma etapa do circuito mundial em busca de mais vitórias no tour.

 

Resultados

 

Masculino

 

1 Uri Valadão (Bra)
2 Eder Luciano (Bra)
3 Renê Xavier (Bra)

3 Diego Cabrera (Esp)

 

Feminino

 

1 Mayla Venturin (Bra)
2 Christiane Kale (Bra)
3 Jéssica Becker (Bra)
3 Isabela Souza (Bra)