Depois de cinco dias consecutivos de paralisação, o Billabong Girls Pro Rio 2008 finalmente recomeçou no Rio de Janeiro (RJ).
A quarta-feira amanheceu nublada e com ondas de 1 metro e boa formação na praia da Barra da Tijuca.
Na primeira bateria do dia a havaiana Melanie Bartles abriu as disputas das quartas-de-final contra a australiana Samantha Cornish.
A havaiana Melanie Bartels abriu o confronto com uma boa onda que lhe rendeu nota 5.17. A havaiana ainda somou mais 3.67 pontos em seu somatório para superar a australiana Samantha Cornish, autora de notas 1.00 e 4.23.
No segundo confronto da rodada a catarinense Jacqueline Silva encarou a australiana Stephanie Gilmore na disputa por uma vaga na semifinal.
Com um surf muito polido, a australiana Stephanie Gilmore encontrou as melhores ondas da bateria para descolar notas 7.47 e 9.00 e barrar a catarinense, que totalizou 8.50 pontos em suas duas melhores ondas.
?As ondas hoje estão muito divertidas. Acho que a decisão de manter o evento paralisado até hoje foi muito boa. Consegui encontrar boas ondas durante a bateria, até peguei um tubinho na primeira que dropei?, comenta a australiana Stephanie Gilmore, atual campeã mundial.
?No momento estou tentando levar bateria a bateria. Estou evitando pensar sobre pontuação e ranking. Espero fazer uma boa apresentação aqui no Rio. O resultado é conseqüência de um trabalho bem feito?, completa a australiana.
Com a eliminação nas quartas-de-final, a catarinense Jacqueline Silva termina a prova na quinta colocação, com US$ 4,5 mil de prêmio e 552 pontos no ranking WCT.
Billabong Girls Pro Rio 2008
Quartas-de-final
1 Melanie Bartels (Haw) 8.84 x Samantha Cornish (Aus) 5.23
2 Stephanie Gilmore (Aus) 16.47 x Jacqueline Silva (Bra) 8.59
3 Sofia Mulanovich (Per) x Jessi Miley-Dyer (Aus)
4 Silvana Lima (Bra) x Layne Beachley (Aus)