Depois de um dia dominado pelos surfistas locais, a sexta-feira foi de festa para os cearenses na terceira e última etapa da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na praia de Itaúna, Saquarema (RJ).
Clique aqui para ver as fotos
Além de terem conseguido as melhores pontuações da segunda fase, cearenses como Messias Felix, que ocupa a quarta colocação, viu os três primeiros colocados do ranking perderem e abrir caminho para o seu bicampeonato.
Dos dez surfistas que chegaram a Saquarema nas primeiras posições do ranking da Seletiva, apenas quatro continuam na briga pelo prêmio título, que ficou completamente aberta. Além de Messias, o paulista Hizunomê Bettero, o catarinense Guga Arruda e o também cearense Adilton Mariano sobreviveram à segunda fase
O campeão da Seletiva após a realização de três etapas ganhará uma passagem para Mentawai, com uma ajuda de custo de US$ 1.5 mil. Messias Félix foi quem mais se beneficiou no dia, mas o conterrâneo Adilton Mariano conseguiu a maior somatória, com 15,33 pontos nas ondas que passavam de 1,5 metros e com boa formação.
Apenas cearenses atingiram a marca de 15 pontos nesta sexta-feira. Além de Adilton Mariano, André Silva fez 15,16 pontos, enquanto Thiago de Souza cravou 15.
Além das derrotas de Jano Belo, líder, Renato Galvão, vice-líder, outra surpresa do dia foi eliminação de Raoni Monteiro. O surfista de Saquarema, que na véspera marcara 17 pontos, desta vez não se encontrou no quintal de casa e praticamente não surfou, assistindo ao duelo do jovem carioca Hugo Bittencourt com o paulista Odirlei
Coutinho pela liderança da última bateria do dia, que ainda contou com Guilherme Herdy. O duelo foi vencido nos últimos segundos por Hugo Coutinho, que parecia não acreditar ao sair da água.
?Entrei com o coringa da bateria, para surfar. Numa bateria dessa, só com nomes consagrados, verdadeiros ídolos, era o que eu tinha de fazer. Quando consegui a minha primeira onda boa (7,83), fiquei mais tranqüilo para o restante da bateria?, disse Hugo, que liderou a disputa praticamente toda, só perdendo a ponta nos minutos finais, para depois reconquistá-la.
Neste sábado, as baterias estão previstas para começar às 8 horas e acontecem mais três fases da competição que oferece R$ 40 mil em prêmios e mil pontos no ranking para o vencedor. As baterias podem ser acompanhadas ao vivo pelos dos sites da Abrasp e da Federação Paulista de Surf, onde também é possível encontrar todos os resultados.