O paulista Adriano de Souza pode voltar ao seleto grupo dos Top 5 do ranking mundial e não deu chances ao espanhol Aritz Aranburu. O havaiano Andy Irons não apareceu para enfrentar o paranaense Jihad Kohdr. E Heitor Alves ganhou o último confronto da repescagem no domingo de ondas de 1 metro na praia Les Estagnots, em Seignosse, França.
O cearense Heitor venceu uma disputa por vaga entre os 27 surfistas que são mantidos na elite contra Mikael Picon, tirando o francês da lista dentro da casa dele. Além dos três, o gaúcho Rodrigo Dornelles já tinha garantido seu nome na terceira fase ao estrear com vitória no Quiksilver Pro France, oitava das 11 etapas do ASP World Championship Tour 2008.
O primeiro brasileiro a disputar a repescagem no domingo foi Jihad Kohdr, mas surfou sozinho durante toda a bateria porque o havaiano Andy Irons simplesmente não apareceu e, com isso, deu adeus a briga do título mundial.
Seu irmão Bruce competiu, só que não pegou nada de onda e também não tem mais chances matemáticas de alcançar o líder Kelly Slater, mesmo se ganhar as três últimas etapas da temporada.Jihad agora enfrenta o californiano Bobby Martinez, que venceu o primeiro confronto do dia com imbatíveis 15,50 pontos, mesmo placar das vitórias de Adriano de Souza e do português Tiago Pires.
Jihad Kohdr foi escalado na quarta bateria da terceira fase, que será inaugurada pelo Mineirinho, de Guarujá. Ele pega o sul-africano Travis Logie na primeira disputa por classificação para as oitavas-de-final, que pode até começar com uma bateria brasileira.
Isso se o cearense Heitor Alves também passar pelo australiano Dayyan Neve no segundo duelo do próximo dia de competição na França. Uma chamada para a terceira fase já foi marcada para as 8 horas desta segunda-feira em Seignosse, onde está instalada a arena principal do evento móvel pelas praias da South West Coast francesa.
O único brasileiro que fracassou no domingo foi o carioca Leonardo Neves, eliminado por pouco pelo australiano Kai Otton no placar de 12,26 x 11,34 pontos. Já Adriano de Souza não deu qualquer chance ao espanhol Aritz Aranburu logo após a apresentação ?solo? de Jihad Kohdr.
Com notas 7 na terceira onda e 8,5 na quinta, ele igualou o maior placar do dia, que ficou sendo os 15,50 pontos de Bobby Martinez na primeira bateria. Com a saída dos australianos Joel Parkinson e Mick Fanning na repescagem, Adriano pode retornar ao grupo dos Top 5 no Quiksilver Pro France.
?Eu vi o Fanning e o Parko perderem ontem (sábado), abrindo uma grande oportunidade para conseguir voltar aos Top 5. E foi com este pensamento que competi hoje?, contou Adriano de Souza, que também falou sobre sua disputa com o espanhol.
?Não foi fácil, porque toda a torcida era para ele, mas consegui achar duas boas ondas para vencer a bateria. Este evento é muito importante para mim e vou fazer o melhor que posso para conseguir um bom resultado?, disse o brasileiro.
Enquanto Adriano de Souza ainda tem chances matemáticas de conseguir título mundial e briga na ponta de cima da tabela de classificação, os outros brasileiros correm atrás das vagas no grupo dos 27 primeiros colocados no ranking que serão mantidos no WCT para o ano que vem.
O cearense Heitor Alves entrou na lista derrubando um concorrente direto. Ele ocupava a 29.a posição e já começa a defender a 27.a contra o australiano Dayyan Neve na terceira fase. Já o francês Mikael Picon estava em 24.o e caiu para o 28.o lugar no ranking atualizado com os resultados do domingo.
?Eu estou totalmente concentrado para conseguir um bom resultado aqui na França?, garante Heitor Alves, que foi até as quartas-de-final na etapa passada nos Estados Unidos e este quinto lugar foi o melhor resultado neste seu ano de estréia na divisão de elite do surfe mundial.
?Eu estou bem focado e preparado para isso, pois meu objetivo é ficar entre os 27 do WCT para não precisar buscar minha qualificação nos últimos eventos do WQS, onde não estou bem colocado. Então, qualquer bateria para mim neste evento é como se fosse uma decisão?, disse o cearense.
O gaúcho Rodrigo Dornelles completa o quarteto brasileiro na terceira fase do Quiksilver Pro France por ter sido o único a estrear com vitória no sábado em Seignosse. Ele mandou o australiano Luke Stedman e o americano Damien Hobgood para a repescagem, folgou no domingo e agora enfrenta o francês Jeremy Flores e toda a torcida que certamente estará ao lado do principal surfista europeu no ASP World Tour.
Resultados da segunda fase do Quiksilver Pro France
1 Kelly Slater (EUA) 17.67 x Tim Boal (Fra)15.00
2 Gabe Kling (EUA) 12.07 x Mick Fanning (Aus)11.00
3 Michel Bourez (Tah) 14.00 x Joel Parkinson (Aus) 12.67
4 Bede Durbidge (Aus) 12.00 x Nic Muscroft (Aus) 9.44
5 Bobby Martinez (EUA) 15.50 x Ricky Basnett (Afr) 11.90
6 Jihad Kohdr (Bra) 9.93 x Andy Irons (Haw) W.O.
7 Adriano de Souza (Bra) 15.50 x Aritz Aranburu (Bas) 11.83
8 Jeremy Flores (Fra) 15.17 x Daniel Ross (Aus) 7.10
9 Kai Otton (Aus) 12.26 x Leonardo Neves (Bra) 11.34
10: Mick Campbell (Aus) 12.66 x Bruce Irons (Haw) 2.10
11 Luke Stedman (Aus) 15.43 x Ben Bourgeois (EUA) 14.84
12 Fredrick Patacchia (Haw) 13.00 x Luke Munro (Aus) 10.23
13 Chris Ward (EUA) 12.43 x Royden Bryson (Afr) 10.93
14 Tiago Pires (Por) 15.50 x Tim Reyes (EUA) 14.84
15 Damien Hobgood (EUA) 13.67 x Jay Thompson (Aus) 13.17
16 Heitor Alves (Bra) 15.17 xMikael Picon (Fra) 4.77
Terceira fase
1 Adriano de Souza (Bra) x Travis Logie (Afr)
2 Dayyan Neve (Aus) x Heitor Alves (Bra)
3 Chris Ward (EUA) x Ben Dunn (Aus)
4 Bobby Martinez (EUA) x Jihad Kohdr (Bra)
5 Kai Otton (Aus) x Michael Campbell (Aus)
6 Luke Stedman (Aus) x Pancho Sullivan (Haw)
7 Tom Whitaker (Aus) x Taylor Knox (EUA)
8 Kelly Slater (EUA) x Joan Duru (Fra)
9 Taj Burrow (Aus) x Gabe Kling (EUA)
10 Dane Reynolds (EUA) x Jordy Smith (Afr)
11 Jeremy Flores (Fra) x Rodrigo Dornelles (Bra)
12 Adrian Buchan (Aus) x Tiago Pires (Por)
13 Bede Durbidge (Aus) x Michel Bourez (Tah)
14 Kieren Perrow (Aus) x Roy Powers (Haw)
15 C. J. Hobgood (EUA) x Daniel Wills (Aus)
16 Fredrick Patacchia (Haw) x Damien Hobgood (EUA)