Catarinense Profissional

Santinho recebe decisão

0

Ondas do Santinho sediam decisão do Catarinense Profissional). Foto: Daniel Smorigo / ASP South America.

Depois da vitória em casa em Balneário Camboriú, William Cardoso agora quer tentar conquistar o título de campeão do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf. Para tanto, até adiou sua ida para as etapas finais do WQS no Hawaii, para defender a liderança do ranking neste fim de semana no Oakley Santa Catarina Surf Pro. A quarta e penúltima etapa da temporada será disputada no sábado e domingo na praia do Santinho, extremo Norte de Florianópolis, Ilha de Santa Catarina.

 

O limite é para 96 participantes e os 16 mais bem colocados dividem os R$ 20 mil oferecidos em cada etapa. O vencedor leva R$ 6 mil, 2 mil pontos no ranking estadual e mais 500 pontos no Brasil Tour, que classifica 14 surfistas para a divisão principal do surfe nacional. O Circuito Catarinense também vale uma vaga no SuperSurf 2009 e o campeão estadual ainda ganha o convite (wildcard) da FECASURF para participar da etapa brasileira do WCT, que no ano que vem será disputada no final de junho em Imbituba.

 

?Depois de acompanhar as etapas do Circuito Mundial em nosso estado, que a FECASURF trabalhou para suas realizações, agora voltamos a concentrar todos os esforços nas duas etapas que fecham o Circuito Profissional de Santa Catarina, um dos melhores e mais ricos do país?, disse Fred Leite, que está em seu primeiro mandato como presidente da Federação Catarinense de Surf.

 

A grande final está marcada para os dias 12 a 14 de dezembro na praia da Vila, Imbituba, mesmo palco onde foi disputado o mundial da ASP na semana passada. Além do título estadual, a grande atração nestas duas últimas provas do Oakley Santa Catarina Surf Pro é a briga pela vaga na elite nacional do SuperSurf 2009.

 

Como o líder William Cardoso já confirmou seu nome com o vice-campeonato brasileiro conquistado este ano e o vice-líder Guilherme Ferreira vai se garantindo entre os 14 que sobem pela divisão de acesso da ABRASP, o florianopolitano Thiago Bianchini é quem está se classificando na vaga da FECASURF. Ele divide o terceiro lugar no ranking das três primeiras etapas com Marco Polo, que também já está com seu nome confirmado na lista dos 46 surfistas do seleto grupo do Circuito Nacional mais rico do mundo. Polo ficou em sétimo lugar no ranking final do SuperSurf 2008, que manteve os 24 primeiros colocados.

 

O Oakley Santa Catarina Surf Pro tem patrocínio da Oakley, Lojas Sul Nativo, Goofy, Governo do Estado de Santa Catarina, através do FUNDESPORTE da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, e apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Costão do Santinho, Site Waves, Bully?s, Dalila Têxtil, Associação de Surf de Ingleses e Santinho, Jornal Drop, Spider, Revista Solto, Floripa Turbo, RIC Record, Portal Its e Hemosc. O Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS), sendo todo transmitido ao vivo pelo site Fecasurf

 

Ranking catarinense depois de três etapas

 

1 Willian Cardoso (SC) ? 4.110 pontos

2 Guilherme Ferreira (SC) ? 4.020

3 Marco Polo (SC) ? 3.520

3 Thiago Bianchini (SC) ? 3.520

5 Tânio Barreto (AL) ? 3.440

6 Pedro Norberto (SC) ? 3.130

7 Diego Rosa (SC) ? 3.080

8 Andreas Eduardo (SC) ? 3.060

9 Alandreson Martins (BA) ? 2.780

10 Tomas Hermes (SC) ? 2.730