Catarinense Pro

Alandreson rouba cena

0

Alandreson Martins joga duro no Oakley Santa Catarina Surf Pro. Foto: Basílio Ruy.

Enquanto chovia em praticamente toda a cidade de Florianópolis, o sábado já amanheceu com Sol na praia do Santinho, onde o Oakley Santa Catarina Surf Pro inaugurou a reta final do Circuito Profissional da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), em ondas de até 1 metro de altura.

A primeira vitória foi conquistada pelo baiano-voador Alandreson Martins, que depois bateu até o líder do ranking na rodada de estréia dos cabeças-de-chave.

 

Mas, Willia Cardoso avançou em segundo para as oitavas-de-final que entrarão após as oito últimas baterias da segunda fase que vão abrir o domingo em Florianópolis.

 

O último dia começa às 8 horas e a grande final está prevista para as 15:30 horas na praia do Santinho.

Willian Cardoso segue em busca do título catarinense. Foto: Basílio Ruy.


?Pra mim é muito bom, é emocionante competir com o Willian, um grande surfista. Admiro muito o surf dele e fiquei amarradão de poder vencer a bateria?, disse Alandreson Martins, um dos surfistas de outros estados que escolheram a Ilha de Santa Catarina para morar.

 

Ele está na briga pela vaga da Fecasurf para a elite nacional do SuperSurf do ano que vem. ?Tenho que fazer um bom resultado aqui para atingir a meta que tracei para mim este ano, que é entrar pelo Circuito Catarinense. As ondas melhoraram bastante e agora é dar o gás, pois acho que amanhã vai estar melhor ainda?, acredita o baiano-voador, que usou sua arma mortal para vencer as duas baterias que disputou no sábado do Oakley Santa Catarina Surf Pro.

 

Na segunda, superou até o líder do ranking catarinense, que teve trabalho para garantir a segunda vaga para as oitavas-de-final em sua estréia na praia do Santinho. William ficou aliviado com a classificação.

 

?Os últimos campeonatos (do WQS no Brasil) têm me deixado estressado, porque tenho perdido por pouco, por detalhes, se eu perdesse aqui ia ficar muito triste, mas no final deu certo. Depois da buzina (de término da bateria), dei um aéreo muito animal ali que não valeu, uma pena. Mas, foi uma bateria difícil e a gente tem que saber lidar com isso, então amanhã é outro dia e tem que se concentrar?.

 

Willian Cardoso já conseguiu um feito inédito este ano, ser o catarinense mais bem colocado no ranking em toda a história do Circuito Brasileiro iniciada em 1987, com o vice-campeonato no SuperSurf 2008.

 

Depois, assumiu a ponta do ranking estadual com a vitória em casa no Oakley Santa Catarina Surf Pro em Balneário Camboriú, mas pode ficar fora da briga do título catarinense por ainda ter chance de entrar na elite do ASP Tour nas etapas finais do WQS no Hawaii, e a viagem para os EUA é no domingo.

 

##

Miguel Pupo manobra forte no Santinho. Foto: Basílio Ruy.

No Circuito Profissional da Fecasurf, o campeão estadual garante um convite só para a etapa brasileira do WCT.

 

?Ainda estou na expectativa de conseguir um vôo mais tarde para São Paulo, das 18 horas pra frente, mas está tudo lotado e eu estou num que sai às 15 horas. Então, se ainda estiver dentro do campeonato, vou ter que abandonar as fases finais para não perder o vôo?, lamenta Willian, que também pode não correr a etapa final do Circuito Catarinense nos dias 13 e 14 de dezembro na praia da Vila, em Imbituba.

 

?Mas, estou aqui e vou tentar um bom resultado para me manter na frente e dificultar a vida dos que estão na briga do título também. É só o que posso fazer, minha chance é aqui de ganhar mais vantagem?.

 

John Junior dá show na primeira fase. Foto: Basílio Ruy.

O defensor do título estadual, Marco Polo, estava se preparando para também estrear no sábado, pois no primeiro cronograma divulgado estavam programadas as doze primeiras baterias da segunda fase. Só que depois foi anunciado que rolariam apenas oito.

 

Polo é o cabeça-de-chave da nona e sua bateria foi transferida para abrir o domingo decisivo, às 8 horas, numa disputa catarinense com Rodrigo Lins, Diego Paredes e Stewson Crippa.

 

O bicampeão catarinense Diego Rosa entra na quinta do dia e três baterias depois, o vice-líder do ranking 2008, Guilherme Ferreira, fecha a segunda fase disputando as duas últimas vagas nas oitavas-de-final, com Roni Ronaldo, Jussemir Junior e o jovem potiguar Ariel Ferreira.

 

Doação de sangue ? Com o slogan ?Fecasurf entra na Onda Solidária?, a entidade firmou parceria com o ?Projeto Empresa Solidária? do Hemosc, que prioriza a participação de empresas e instituições no processo de conscientização e educação para a doação de sangue. No Oakley Santa Catarina Surf Pro, a Fecasurf realiza uma blitz na praia do Santinho, incentivando o ato que pode salvar muitas vidas.

 

O Oakley Santa Catarina Surf Pro tem patrocínio da Oakley, Lojas Sul Nativo, Goofy, Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, e apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Costão do Santinho, site Waves, Bully?s, Dalila Têxtil, Associação de Surf de Ingleses e Santinho, jornal Drop, Spider, revista Solto, Floripa Turbo, RIC Record, Portal Its e Hemosc. O Circuito da Federação Catarinense de Surf é homologado pela Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp) e pela Confederação Brasileira de Surf (CBS).

 

Oakley Santa Catarina Surf Pro

 

Domingo

 

Baterias pendentes da segunda fase (a partir das 8 horas)


9 Marco Polo (SC), Rodrigo Lins (SC), Stewson Crippa (SC), Diego Paredes (SC)

10 Gustavo Santos (SC), Greg Cordeiro (SC), Victor Borges (SC), Álvaro Bacana (MA)

11 Guga Arruda (SC), Rafael Ramos (SC), Miguel Pupo (SP), Dickson Queiroz (SC)

12 Pedro Norberto (SC), Adriano Lemos (SC), Caetano Vargas (PR), Fernando Santiago (SC)

13 Diego Rosa (SC), Rodrigo Wazlawick (SC), Guilherme Ramalho (SC), Paulo Henrique (SC)

14 Raphael Becker (SC), Felipe Teixeira (SC), Vinicius Pereira (SC), Caio Ilbelli (SP)

15 Cristiano Guimarães (SP), Fábio Silva (CE), Alan Saulo (PB), Daniel Froner (SC)

16 Guilherme Ferreira (SC), Roni Ronaldo (SC), Ariel Ferreira (RN), Jussemir Junior (SC)

 

10:40 / 13:20 Oitavas-de-final

13:20 / 14:40 Quartas-de-final

14:40 / 15:20 Semifinais

15:20 / 15:35 Intervalo de 15 minutos

15:35 / 16:00 Grande Final

16 horas Cerimônia de Premiação no Pódio