Bonga Perkins venceu o neste sábado (08/11) o Oxbow Pro Longboard na lendária praia de San Onofre, Califórnia, e garatiu o título de campeão mundial de 2008. Picuruta Salazar ficou na terceira colocação no evento e Eduardo Bagé é o quinto do mundial.
Clique aqui para ver o vídeo da final
Clique aqui para ver o vídeo da terceira fase
Clique aqui para ver galeria de fotos
O mar deu uma reagida em termos de tamanho e qualidade de onda neste sábado, mas as séries continuavam muito demoradas e isso novamente interferiu em alguns resultados.
O dia começou com três brasileiros classificados no round 4. Bagé e eu competimos na terceira bateria, que foi bem disputada, mas ficou faltando uma onda de série para mim. Com isso o ?Pagé? se deu bem e avançou para as quartas-de-final. Ninguém gosta de perder, mas fiquei feliz no outside, quando ao final da bateria o Bagé me deu um abraço e ficou bem emocionado por ter avançado. Terminei o campeonato na nona colocação.
O nosso general maluco, Picuruta, entrou na sétima bateria contra o garoto local Joe Aaron, que tem uma linha bem clássica. O moleque deve ter uns 16 anos de idade, mas a experiência do Gato fez a diferença, e aos 49 anos ele mostrou que está totalmente enquadrado nos critérios de julgamento, manobrando forte e com muita classe.
Nas quartas, o Bagé pegou o havaiano Ned Snow, que havia eliminado o até então líder do ranking Harley Ingleby. A bateria foi muito boa, mas dessa vez o havaiano achou as melhores ondas e o Bagé se despediu do campeonato com muito estilo e uma excelente quinta colocação.
Na ultima bateria dessa fase, Picuruta pegou o radical sul-africano Mathew Moir. O cara era um dos favoritos para levar a etapa, principalmente depois de ter vencido outro favorito, o local Taylor Jensen, numa bateria eletrizante. Mas cada bateria é uma história, e Mathew tomou uma escovada do ?old guy? brasileiro… Brasil no pódio!!
As semifinais estavam montadas, com dois havaianos na primeira bateria. Ned não foi páreo para o Bonga Perkings, que era o terceiro no ranking mundial até o momento. A outra semi contava com o vice-líder do ranking, o francês Antoine Delpero, contra o Picuruta. Apesar de Delpero ter surfado muito bem, o Gato teve uma onda julgada muito abaixo do que realmente valia. Acredito que mesmo que fosse julgada certo, o resultado ainda seria a favor do francês, mas o pior de tudo foi quando o Bagé ouviu de um dos juizes que o Gato não tinha feito nada na onda…
Enfim, o Picuruta ficou feliz com o resultado e emocionou todo o time brasileiro. Ele é nossa referencia em mundiais e para nós foi como se estivéssemos vendo nosso pai no pódio. O mais legal foi ver o mito Nat Young rasgando elogios para ele. Nat disse: -?Salazar é impressionante, pois ele vem atravessando todas as gerações do longboard mundial com a competência de sempre, afinal já competiu comigo, com meu filho mais velho Beau e agora também com o mais novo, Bryce Young?.
Na final, Bonga acabou com o sonho do garoto francês de ser campeão mundial. Por várias vezes Delpero se mostrou marrento e subestimou alguns adversários. Bonga, quieto como sempre, mostrou para ele que um campeão se faz fora da água também, antes de qualquer coisa.
O havaiano deu um verdadeiro show de surf e deixou seu adversário precisando de um 9,70 para conseguir o título. Festa havaiana em San Onofre!
Esse campeonato foi um marco na história da modalidade, principalmente por ter acontecido em San?O, pois é um lugar que tem muita história e é freqüentada por grandes nomes do longboard mundial. Os brasileiros encantaram o publico com uma linha de surf diferenciada e principalmente surfando com muita energia.
O lendário David Nuhiwa me disse que estava impressionado com a demonstração de união entre a galera e com a vibração que passávamos a todos. Ele disse: -? Parabéns, pois vocês surfam com o coração e isso é o que realmente importa. O troféu é apenas uma conseqüência?. Nuhiwa acertou na mosca, pois nós surfamos exatamente assim!
Continuem pendurados!!
Clique aqui e confira matéria anterior com galeria de fotos e mais vídeos
Resultados do Oxbow Pro Longboard 2008
1 Bonga Perkins (Haw)
2 Antoine Delpero (Fra)
3 Ned Snow (Haw)
3 Picuruta Salazar (Bra)
5 Timothee Creignout (Fra)
5 Eduardo Bagé (Bra)
5 Josh Baxter (EUA)
5 Mathew Moir (Afr)
9 Jaime Viúdes (Bra)
17 Mica da Silva (Bra)
17 Amaro Matos (Bra)
17 Phil Rajzman (Bra)
33 Carlos Bahia (Bra)
33 Danilo Mullinha (Bra)
33 Roger Barros (Bra)
Ranking final de 2008
1 Bonga Perkins (Haw)
2 Antoine Delpero (Fra)
3 Harley Ingleby (Aus)
4 Mathew Moir (AfrS)
5 Colin McPhillips (EUA)
5 Eduardo Bagé (Bra)
7 Timothee Creignou (Fra)
8 Phil Rajzman (Bra)
9 Ned Snow (Haw)
10 Picuruta Salazar (Bra)
11 Jaime Víudes (Bra)
11 Taylor Jensen (EUA)
11 Maurin Roumain (Fra)
14 Amaro Matos (Bra)
15 Bryce Young (Aus)
15 Duane De Soto (Haw)
17 Carlos Bahia (Bra)
19 Danilo Mulinha (Bra)
27 Jeremias da Silva (Bra)
37 Roger Barros (Bra)
48 Robledo Oliveira (Bra)
50 Gabriel Nascimento (Bra)