A definição dos campeões amadores cearenses chegou ao mesmo palco onde a temporada começou: a praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante, que recebeu neste fim de semana a decisão do Smolder Cearense de Surf Amador.
O circuito já tinha como campeões Bruno Santos entre estreantes, Marcelo Bibita no pranchão e Arthur Silva, já o melhor da Open (sem limite de idade) com os três ratificando seus títulos com nova vitória, evitando assim que carimbassem suas faixas.
Arthur assim não deixa dúvidas que é hoje o melhor amador do Ceará, pois antes garantira terceiro lugar na disputa da penúltima etapa do Nordestino Profissional que a Smolder realizou em Fortaleza, e a seguir , mesmo ainda amador, faturou o título Profissional Júnior (Sub-21) estadual em Paracuru.
Na Júnior (Sub-18) o Smolder Cearense de Surf Amador decidiu o título entre três vencedores das etapas anteriores, e foi o líder Adriano Santos, quem levou a melhor com segunda vitória.
Diego Mendes, líder mirim (até 16 anos), mesmo com incríveis 2900 pontos, ainda era ameaçado pelo vice líder Ícaro Lopes e o título acabou definido nas duas semifinais, quando Diego perdeu e a seguir o iniciante Rafael Venuto, seu companheiro de equipe, eliminou Ícaro, garantindo a temporada ao companheiro antes da final vencida por Thomas Demétrios.
Entre os acima de 35 anos da Master, o terceiro Wagner Menezes chegou totalmente na briga com primeiro e segundo lugares e a nova vitória fez a diferença.
Entre os ainda mais veteranos da Grand Master, o então segundo colocado Cardoso Júnior venceu entre os acima de 40 anos, igualando as duas vitórias de Marco Aurélio, que caiu a vice.
Entre iniciantes, a nova geração abaixo de 14 anos realizou boa disputa. Maicon Rodrigues, novo talento da praia do Futuro e vencedor das segunda e terceira etapas, não vacilou e venceu outra consecutiva para levar o título com os máximos 3000 pontos e descartando a ausência da prova de abertura.
Entre as meninas, Roberta Nayara Silva repetiu Maicon. Era quarta colocada e, descartando zero, faturou com mais uma vitória o título da temporada 2008.
Na Sênior, Luciano Cavalcanti garantiu o título cearense com mais um colocação diferente no pódio, sendo desta vez terceiro colocado na vitória do campeão nordestino Flavio Sukita, enquanto André Caboim era vice da etapa e do circuito.
Na Universitários, a disputa da temporada envolvia o favorito e líder Carlos Alexandre e seu vice Felipe Maia, que precisava repetir a vitória inicial no domingo sem a concorrência do líder, que em São Paulo soube da conquista obtida com as pontuações das três primeiras das quatro etapas.
Circuitos distintos – “Este ano o cearense amador e profissional foram realizados em separado e cresceram em brilho. Com isso o surf do nosso estado destacou-se ainda mais e já vislumbramos um próximo ano melhor ainda”, afirma Amélio Júnior.
O vice presidente da FCS conclui: “Queremos o inédito título brasileiro de seleções e a etapa final do Smolder Cearense Amador é importantíssima para definir aqueles que jogando para o “time”, poderão trazer títulos individuais para si e o de seleções para o Ceará em 2009″.
Além da tradicional premiação na etapa de duas pranchas World Boards, cinco blocos Teccel, mais 44 troféus e kits da marca patrocinadora, os campeões do circuito na Open, Arthur Silva, e na Júnior, Adriano Santos, receberão passagens internacionais, enquanto outros melhores da temporada garantiram blocos e pranchas.
Entre os participantes, aconteceu um sorteio curso de inglês oferecido pela UNS Idiomas, mostrando o compromisso da entidade com a educação dos atletas que ao ambicionarem carreira de surfista internacional são logo orientados no sentido de dominar o inglês.
A etapa final do Smolder Cearense de Surf Amador apresentado por Pranchão Surf Shop e Movimento Surfistas de Cristo teve apoio do Governo do Estado, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, UNS Idiomas, blocos Teccel, Pranchas World board, Oi Fm, O Povo, Colorgraf e Pousada Complexo Marct (85 88373028)., sendo realização da Top 16 Promoções e Federação Cearense de Surf.