Billabong World Junior

Brazucas invadem Narrabeen

0

Campeão sul-americano Pro Junior de 2008, Alex Ribeiro encabeça time brazuca. Foto: Daniel Smorigo / Billabong Pro Junior.

A principal competição para surfistas com até 21 anos de idade do mundo vai decidir os títulos de 2008 entre os próximos dias 3 e 10 de janeiro em North Narrabeen, Sydney, Austrália.

 

O Billabong ASP World Junior Championships marca o ápice da categoria Pro Junior e surfistas de cada uma das sete regiões da ASP disputam classificação em casa para a decisão do título na Austrália, com 13 países representando os escritórios regionais na clássica praia de Narrabeen.

 

Da lista de campeões do Billabong World Junior Championships, fazem parte estrelas atuais do ASP Mens World Championship Tour. O tricampeão mundial Andy Irons, 30 anos, foi o primeiro vencedor em 1998, o australiano Joel Parkinson, 27, ganhou os títulos de 1999 e 2001 e Jordy Smith, 20, da África do Sul, foi o número 1 de 2006 no início de 2007.

 

Campeão mundial sub-18, Alejo Muniz também briga pelo título. Foto: Daniel Smorigo / Billabong Pro Junior.

O mais impressionante é no feminino. Desde que a categoria passou a fazer parte do Billabong World Junior Championships, todas as campeãs conseguiram ingressar na divisão de elite do esporte no mesmo ano do título.

 

Assim foi com Jessi Miley-Dyer, 22 anos, campeã de 2005 que entrou no ASP Womens Tour pelo WQS de 2006, Nicola Atherton, 22, que venceu o título de 2006 nos primeiros dias de 2007 e a também australiana Sally Fitzgibbons, 18, atual campeã que em 2008 também terminou em primeiro lugar no ranking WQS, bem antes do circuito terminar.

 

Brasil tetracampeão – apesar de nenhuma conquista na Feminina ainda, o Brasil é o maior colecionador de títulos mundiais masculinos da categoria Sub-21 na história da ASP. O primeiro foi em 2000 com o carioca Pedro Henrique na última edição disputada no Hawaii.

 

O segundo veio em 2003 com o paulista Adriano de Souza. Depois, o cearense Pablo Paulino garantiu o bi seguido do Brasil em 2004 e no início da temporada 2008 igualou os dois títulos mundiais de Joel Parkinson com uma nova vitória na edição 2007.

 

Ele não poderá defender o título por já ter estourado o limite de idade, mas a América do Sul estará muito bem representada novamente por um time 100% brasileiro. As principais estrelas são os últimos campeões mundiais da categoria Sub-18, o catarinense Alejo Muniz em 2008 na França e o potiguar Jadson André em 2007 em Portugal. Já na Feminina, a grande aposta de título é a paraibana Diana Cristina.

 

Peruano convidado – Além do sexteto brasileiro, a América do Sul também terá a participação do peruano Andres Wurst na Masculino, um dos quatro convidados da ASP que entram direto no evento principal. O time da ASP South America encabeçado pelo campeão sul-americano Alex Ribeiro, tem os dois acima citados e ainda Ricardo dos Santos, Alex Lima e Magno Dias.

 

Já o paranaense Peterson Crisanto vai disputar as triagens que definem os dois últimos integrantes para o quadro de 48 participantes do Billabong ASP World Junior Championships 2008.

 

Galeria dos campeões mundiais Sub-21 da ASP

 

2007 – Pablo Paulino (Bra) e Sally Fitzgibbons (Aus) na Austrália

2006 – Jordy Smith (Afr) e Nicola Atherton (Aus) na Austrália

2005 – Kekoa Bacalso (Haw) e Jessi Miley-Dyer (Aus) na Austrália

2004 – Pablo Paulino (Bra) na Austrália

2003 – Adriano de Souza (Bra) na Austrália

2002 – não foi realizado

2001 – Joel Parkinson (Aus) na Austrália

2000 – Pedro Henrique (Bra) no Hawaii

1999 – Joel Parkinson (Aus) no Hawaii

1998 – Andy Irons (Haw) no Hawaii

 

Relação de competidores do Billabong ASP World Junior Championships 2009

 

ASP South America – Alex Ribeiro (SP), Alejo Muniz (SC), Ricardo dos Santos (SC), Alex Lima (SC), Magno Dias (SP) e Jadson André (RN) na Masculino. Diana Cristina (PB) e Gabriela Leite (SC) na Feminino.

 

ASP North America – Cory Arrambide, Nat Young, Andrew Doheny, Travis Beckmann, Blake Jones na Masculino. Christa Alves e Courtney Conlogue na Feminino. Todos norte-americanos.

 

ASP Hawaii – Kai Barger, Kiron Jabour, Casey Brown, Sebastian Zietz e falta definir mais um atleta na Masculino. Coco Ho e Leila Hurst na Feminino. Todos havaianos.

 

ASP Australasia – Stuart Kennedy (Aus), Heath Joske (Aus), Tamaroa McComb (Tah), Jayke Sharp (Aus), Lincoln Taylor (Aus) e Matt Wilkinson (Aus) na Masculino. Tyler Wright (AUS) e Laura Enever (AUS) na Feminino.

 

ASP Europe – Maxime Huscenot (Reu), Marc Lacomare (Fra), Medi Veminardi (Reu), Jatyr Bersaluce (Esp), Pierre-Valentin Laborde (Fra) e Jules Thomet (Fra) na Masculino. Alizee Arnaud (Fra) e Pauline Ado (Fra) na Feminino.

 

ASP Africa – Klee Strachan, Nick Godfrey, Shaun Joubert, Casey Grant e Rudy Palmboom Jr. na Masculino. Sarah Baum e Nikita Robb na Feminino. Todos sul-africanos.

 

ASP Asia – Shota Nakamura, Nobuyuki Osawa, Kaito Sekimoto, Keito Matsuoka e Koki Nakamura na Masculino. Nao Ohmura e Sayuri Hashimoto na Feminino. Todos japoneses.

 

Convidados da ASP – Andres Wurst (Per), Dusty Payne (Haw), Owen Wright (Aus) e Charley Martin (Glp) na Masculino. Luciana Heremoana (Tah), Sage Erickson (EUA) e Bethany Hamilton (Haw) na Feminino.

 

Convidados da Billabong – Granger Larsen (Haw) na Masculino. Airini Mason (Nzl) e Paige Hareb (Nzl) na Feminino.

 

Trialistas do Von Zipper Trials ? classificam-se dois atletas: Peterson Crisanto (Bra), Richard Christie (Nzl), Nick Riley (Aus), Madison Williams (Aus), Mitch Crews (Aus), Julian Wilson (Aus), Nick Vasicek (Aus), Craig Anderson (Aus), Heifara-Peter Tahutini (Tah), Torrey Meister (Haw), Raditiya Rhondi (Idn), Kolohe Andino (Eua), Brent Savage (Aus), um surfista local de North Narrabeen e mais dois surfistas de Israel.