Mundial de bodyboard

Paulo Barcellos defende título em Pipe

0

Paulo Barcellos defende título da etapa em Pipeline. Foto: Lika Maia.

A etapa inaugural do circuito mundial de bodyboard está com tudo pronto para ser iniciada. Pipeline, no Hawaii, será o palco para que os melhores atletas do mundo comecem a demonstrar seu talento.

De fevereiro até dezembro, passando por diversos países e continentes, serão realizadas diversas provas e o que o público poderá conferir será um novo formato de circuito mundial.


Logo em sua primeira parada, entre os dias 17 e 27 de fevereiro, a primeira novidade.

O Turbo Bodyboard Pipeline Pro 2009 será uma das etapas com status ?Grand Slam?, valendo 2.000 pontos no ranking mundial.

Outra novidade será a presença de um atleta do circuito mundial de

Uri Valadão e Luis Villar marcam presença na prova. Foto: Rhyees Wedes.

surf entre os bodyboarders. Jamie O?Brien, local de Pipeline, conseguiu um convite para o evento e promete esquentar a briga pelo título do evento.

No entanto, a vida do tube rider não será tão fácil. O vencedor do Pipe Masters terá pela frente atletas como Pierre Louis Costes (França), Ben Player (Austrália), Jeff Hubbard (Havaí), Hugo Pinheiro (Portugal), além da legião de brasileiros que fizeram bonito na temporada de 2008 com Uri Valadão, atual campeão, Guilherme Tâmega, vencedor de seis títulos mundiais, Magno Oliveira e Luis Villar, que finalizaram o ano entre os 16 primeiros, e muitos outros.

Segundo Francisco Garritano, head-judge da IBA, a etapa será muito importante para o restante e traça grandes perspectivas para o evento.

?Com certeza a expectativa é a melhor possível, pois a etapa de Pipe sempre foi a mais importante do tour e ela abrindo o calendário. Com o sistema novo de Grand Slam, torna a disputa extremamente mais forte em termos de competitividade e perspectiva para o ano. Quem se dá bem em Pipe já entra com o gás muito forte para o resto do tour, garantindo importantes pontos para o ranking”.

 

Além disso, Chico ressaltou o fato de uma maior procura dos atletas para a etapa deste ano. ?Essa etapa tem um grande brilho, estamos esperando um recorde de inscritos de diversas nacionalidades, além das naturais ‘invasões’ brasileiras, australianas, canárias e européias?, finalizou.

 

Os brasileiros já começam a chegar ao Hawaii em grande número. Lucas Nogueira já está na ilha e se prepara para a etapa. O capixaba comentou sobre seus primeiros dias no local da etapa.

?Minha chegada foi uma correria, não sabia aonde ia ficar, mas já achei um lugar e tudo deu certo. O melhor de tudo é que Pipe já ‘bombou’ e eu consegui pegar altas ondas no meu segundo dia?, disse Lucas, que acredita ainda em um bom papel dos brasileiros para este evento.

 

O check in do evento está programado para acontecer no dia 16, data na qual possivelmente serão divulgadas as baterias do Turbo Bodyboard Pipeline Pro 2009, que distribui US$ 20 mil em prêmios.


A etapa de Pipeline ganhou nível prime devido às boas condições de onda proporcionada pelo local, além de ter uma boa janela de espera para a realização do evento.

Domínio brasileiro em 2008 – A etapa de 2008 de Pipeline, que também inaugurou o circuito mundial, foi bastante positiva para os brasileiros.

Paulo Barcellos venceu a disputada etapa e abriu o caminho do domínio brasileiro na temporada. Uri Valadão, que garantiu seu primeiro título mundial em 2008, fechou o evento na terceira posição, atrás de Jeff Hubbard, que promete dar muito trabalho neste ano.

O português Hugo Pinheiro, também apontado como favorito para este ano, terminou em quarto.


Além de Paulo Barcellos e Uri Valadão, o Brasil viu a volta de Guilherme Tâmega ao circuito mundial como uma quinta posição, mesma classificação do aussie Ben Player.

Resultados da etapa de Pipe em 2008


1 Paulo Barcellos (Bra)

2 Jeff Hubbard (Haw)

3 Uri Valadão (Bra)

4 Hugo Pinheiro (Por)

5 Ben Player (Aus)

5 Guilherme Tâmega (Bra)