Filho de surfista, surfista é! No caso de Ian Gouveia, representante catarinense, o ditado é duplamente válido, pois o Sub 18 (Júnior) de apenas 16 anos vem seguindo os passos do pai Fábio Gouveia, primeiro brasileiro a vencer um evento da International Surfing Association (ISA).
Participando de evento profissional no Sul, Fabinho não pôde comparecer à primeira etapa do Maresia Brasileiro de Surf em Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE).
Ao contrário de Fabinho, Marcelo Ibelli pôde vir para ver o filho Caio, da seleção paulista, garantir a terceira das quatro vagas da Mirim (Sub-14).
A última vaga do quarteto Júnior tem maiores chances para Thiago Guimarães, de São Paulo, mas ganhou “sal na pimenta” com as menores chances de um talento da região, Djackson Paulino, que de quebra é a principal “arma secreta” do Rio Grande do Norte, seleção líder por estados desde a sexta-feira e que já tem 120 pontos, apenas 2 a mais que a nova vice São Paulo, campeã geral 2008.
Entre Mirins, o favoritismo à última vaga na seleção passou a ser de Ítalo Ferreira, do selecionado líder, que no cenário menos favorável precisa ser segundo se o catarinense Matheus Navarro vencer entre Mirins.
A vantagem de Ítalo foi conquistada com destacada participação na última etapa do Maresia Brasileiro 2008 em Saquarema, quando então era apenas Iniciante.
Já a definição do quarteto feminino Júnior detém o maior número de vagas em aberto, duas, e também de candidatas, quatro, já que há chances para a Isabela Lima, do Rio de Janeiro, a cearense Stefany Freitas, Natali Paola, de São Paulo e a capixaba Bárbara Segato, elas que em duas semifinais abrirão o dia final ao lado da paraibana Iorrana Borges e das paulistas Juliana Menenghel e Kaena Brandi, que na condição de convidada já chegou garantida no quarteto Feminino Júnior que vai ao Equador, o mesmo no qual outra convidada, a vice 2008 Bárbara Muller, será a catarinense representante do Brasil.
De todos os que disputando títulos na abertura do Maresia ainda buscam vagas ao Mundial Júnior, os que menos chances possuem são Djackson Paulino e Natali Paola, porém curiosamente são eles os dois únicos que estão classificados para as finais Júnior e Open.