Nesta quarta-feira (1/4), o quarto dia de disputas do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships, VII Mundial Júnior de Surf da International Surfing Association, rolou em Playa La FAE, Salinas, Equador, em ondas que ultrapassaram os 2 metros.
Clique aqui para ver o vídeo
Mais uma vez Gabriel Medina abriu o dia com vitória, para comandar a invencibilidade brazuca na categoria Sub-16. Ele somou 16.84 pontos em duas ondas para vencer e deixar o costar-riquenho Jordan Hernandez em segundo. Ambos mandaram Mihimana Braye do Tahiti e Ramzi Buliam do Marrocos para a repescagem.
Outro invicto, Caio Ibelli veio a seguir com 8.17 e ainda acrescentou 6.50 para atingir 14.67 pontos na soma, para avançar junto com o australiano Matt Banting, da Austrália. O havaiano Matthew Costa
Júnior e o japonês Ginji Ishida caem para a repescagem.
Jessé Medes também avançou, porém com vitória de Carlos Muñoz da Costa Rica, que na Sub-18 substituia um desfalque de seu país. O australiano Dylan Cummings e o francês Ian Fontaine foram derrotados neste confronto.
Mateus Navarro também avançou com a segunda posição em sua bateria, atrás do havaiano Keanu Asing, enquanto o francês Tom Neuschwanger e Damien Norman da Nova Zelândia vão à repescagem.
Agora serão apenas três baterias e doze atletas mirins, que ainda possuem o direito de cair à repescagem, fato que não seria nada bom para seus países.
Gabriel Medina agora duela contra o australiano Matt Batting (AUS), o havaiano Kaimana Jaquias e o sul-africano David Brand. Caio Ibelli e Mateus Navarro tentam dobradinha contra os costa-riquenhos Carlos Muñoz e Johan Hernandez.
Pela terceira fase, Kaena Brandi não barrou as precoces campeãs Tyler Wright da Austrália e Malia Manuel do Hawaii. Ela ficou com a terceira colocação e caiu para repescagem junto da taitiana Hereiti Manuel.
Lá ela terá companhia das outras brazucas, Isabella Lima, Bárbara Muller e Bárbara Rizzeto, que precisam avançar dois rounds, assim como já fez Filipe Braz, que na terceira fase passou dos 16 pontos e ao lado do norte-americano Evan Tompson deu baixa no evento para o recordista Dimitri Ouvre, da França.
Com três atletas ativos em quatro baterias da quarta fase Júnior (Sub-18), a expectativa é que todos eles alcancem as semifinais.
O primeiro a entrar em ação é Ian Gouveia, que enfrenta a revelação chilena Guillermo Satt, Jordin Watson da Austrália e Dylan Goodale do Hawaii. Na terceira bateria, o neozelandês Matt Hewitt, o mirim costa-riquenho Carlos Muñoz e o francês Maxime Huscenot tentam barrar o invicto Miguel Pupo.
Na quarta e última bateria, a busca pelas últimas duas vagas acontecem entre Thiago Guimarães, o norte-americano Nat Young, Nick Godfrey da África do Sul e Pierre-Valentin Laborde, o PV, da França.
Pela Sub-18 só rolaram baterias da repescagem 3 nesta quarta-feira. Em grandes ondas, Felipe Braz e outros quatro surfistas se destacaram: o havaiano Albert Layer, o australiano James Woods e o neozelandês Buck Woods, além do sul-africano Dan Staples, que cravou a maior somatória do dia: 17.20. Felipe Braz e o havaiano Tanner Hendrickson agora aguardam os surfistas que caírem.
O técnico Otoney Xavier comanda a ação da molecada com auxílio de Elizandro Lima. A delegação é chefiada por Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf.
Toda a competição tem transmissão ao vivo no site Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship.