Eu estava em Ipanema durante o campeonato feminino da Petrobras em 2002, quando vi Silvana surfar pela primeira vez.
Ela tinha 18 anos, estava sem patrocínio e era recém-chegada ao Rio, vinda do Ceará. Eu fiquei impressionado com o surf dela.
O começo é difícil em qualquer carreira. Não conseguia entender porque ninguém, referindo-me às empresas, não estavam nem aí para o surf absurdamente superior que ela tinha.
Robalinho foi com ela para o Guarujá e eu a conheci. Somente o Udo Bastos, que faz as, pranchas a apoiava. Eu havia comentado sobre o fenômeno e me propus a ajudar a arrumar alguma empresa para patrociná-la. Muita gente já me pediu isso. Não é fácil nem brincadeira.
Eu arrumei o primeiro patrocínio para ela e me sinto bem de ter ajudado de alguma forma.., Existem muitas pessoas profissionais que gerenciam atletas e ganham uma porcentagem do salário e da premiação. Eu fiz isso somente para fazer o certo e o óbvio.
Eu acreditei em alguém que eu sentia que poderia arrasar com as gringas. Eu pedi para ela só uma coisa em troca: que ela usasse o adesivo da SMF na rabeta da prancha.
O “Surfista Marchando para Frente” brasileiro está acontecendo e juntamente coma a ardência e fanatismo da nossa torcida, a sigla tem poderes extra-materiais.
Esse flashback é só para confirmar o que estava na cara e só reconheceriam depois. A Silvana destruiu em Bell´s 2009, entrou para a história como a primeira brasileira/o a vencer este evento.
Foi vice-mundial em 2008, fez sete finais de WCT em dois anos e tem muita chance de ser a campeã mundial deste ano.
O nível feminino está apurado. O Brasil tem a Bruna e a Jackie no WCT. As gringas são hot… Tem a campeã Steff Gilmore junto com Sally Fitzgibbons, Melanie Bartels, Coco Ho, Sofia e cia estão surfando muito, fazendo tranquilamente a mala de muito surfista macho por aí…
Vamos que vamos, ver os “caras” em Bell´s… Apesar de ser muito difícil, quem sabe algum tupiniquim faz a dobradinha brasileira com Silvana em Bell´s 2009.