Pesca da tainha

Escolas de surf são afetadas

0

Sem entrar no mar, o jeito é aprender na areia. Foto: Divulgação.

Concordo que a pesca da tainha é uma tradição bonita e antiga da cultura do estado de Santa Catarina. Mas não podemos nos esquecer que atualmente muitas famílias vivem do surf e, este período, afeta vários segmentos envolvidos com o esporte. Desde a venda de equipamentos, até bares, restaurantes e pousadas que tem o surf como grande gerador de empregos.

 

Atualmente, um dos setores mais afetados pela pesca são as Escolas de Surf de Santa Catarina. Escolas capacitadas e credenciadas pela ACES (Associação Catarinense das Escolas de Surf) que, em sua  maioria, ficam impossibilitadas de trabalhar e com contas a pagar. Além de proprietários, professores e funcionários que ficam este tempo todo sem receber salário.

 

Há dois anos aqui na Barra da Lagoa, os pescadores da pesca artesanal, intermediados por um de seus representantes chamado ?Shin?, liberaram uma área exclusiva para as escolas de surf locais trabalharem, mas, infelizmente, outros surfistas também quiseram surfar, pois achavam-se no mesmo direito. Escolas de outras praias também quebraram o acordo e vieram dar aulas aqui, sem se importar com as regras estabelecidas.

 

Na análise final dos pescadores que abriram esse espaço, isso gerou muito mais conflitos do que soluções. Consequentemente as escolas de surf da Barra da Lagoa levaram a pior, e ficaram sem seu espaço para trabalhar. Os alunos do Projeto Escola Aberta, outro programa direcionado para a comunidade, também ficaram sem aulas de surf.

 

Temos que achar uma solução boa para ambas as partes. Bandeiras, áreas demarcadas, dias que sejam liberados, enfim, somente com um diálogo entre surfistas, pescadores e os órgãos responsáveis, é que poderemos achar a solução para o problema.

 

E foi nestes momentos difíceis que a Escola de Surf Barra da Lagoa concretizou um sonho. O professor de Educação Física Josué Rezende, que há mais de 20 anos desenvolve um método diferenciado de trabalho, criou um programa chamado Fit Surf. O método envolve aulas de surf realizadas em outras praias e uma preparação física específica na sala de ginástica, com musculação e piscina, além de ensiná-los a respeitar o mar e seus limites individuais.

 

Para obter maiores informações sobre o Fit Surf, envie mensagem para [email protected] .

 

A Escola de Surf Barra da Lagoa e o programa Fit Surf tem o apoio da Surf e Cia, Sul Nativo, Espaço Inner Revollution e da Vivo.