Os surfistas de Ubatuba (SP) querem aproveitar a vantagem de competir em casa para fazer bonito na seletiva final do Quiksilver King of the Groms 2009, que será disputado no próximo final de semana (dias 30 e 31/5), na praia de Itamambuca. A competição para atletas com até 16 anos de idade vale uma vaga à decisão mundial do evento, em Hossegor, na França. Entre os destaques locais está o atual campeão paulista Júnior e campeão brasileiro Iniciantes, Filipe Toledo.
Filho do bicampeão brasileiro profissional, Ricardo Toledo, Filipe acaba de retornar de uma viagem de 33 dias ao Tahiti e voltou instigado para garantir a vaga para a disputa francesa. ?Estou de volta e quero surfar bem, ainda mais aqui em casa. Esse campeonato é muito bom e será melhor ainda competir na França durante o WCT?, avisa Filipinho, dono de nada menos que cinco títulos estaduais com apenas 14 anos de idade.
O atleta comemorou muito a barca em um dos melhores picos de onda do mundo. ?Foi minha primeira viagem a um pico realmente temido, mas depois de uns dias de adaptação comecei a ficar mais à vontade. Foi inesquecível e muito importante para a minha carreira?, conta o surfista, que ainda tem outras duas viagens importantes programadas este ano. Em julho Filipe vai para a Indonésia e em novembro embarca para o Hawaii.
Além dele, Ubatuba estará muito bem representada com Lucas Santos, Gabriel Adisaka, Alexsandro Santos, Arthur Aguiar (que fez semifinal do brasileiro na mesma Itamambuca), Tales Araújo, Phellipe Chagas e a grande promessa, Wesley Dantas, irmão mais novo de Suelen Naraísa e Wiggolly Dantas (primeiro campeão mundial do Quiksilver King of the Groms na França, em 2005), mostrando que o surf em Ubatuba está no sangue da família.
Os paulistas ‘forasteiros’ também vêm forte para a disputa. Do Guarujá nomes de peso desembocam em Itamambuca, como o vice-campeão da etapa inicial, no Rio de Janeiro, Jessé Mendes e Caio Ibelli. Além dos radicados na cidade Sidney Guimarães, que é de Peruíbe, e o baiano Yagê Araújo.
Victor Valentin, paranaense da Ilha do Mel, é outro nome bem cotado para o título já que é o atual campeão do Quiksilver no Brasil e quinto no Mundial. A relação apresenta ainda os fluminenses Thiago Barcellos, Matheus Faria, João Paulo Zampier, Anderson Rodrigues, Paulo Andrade, Daniel Munhoz, Dadá Figueiredo (que também carrega no nome uma tradição de surf no país), Pedro Henrique Fernandes e Facundo Arreyes. Completam a lista o capixaba de Vila Velha, Rafael Teixeira e o paraibano, Samuel Igo.
O Quiksilver King of the Groms 2009 tem patrocínio da Quiksilver. Apoio: Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf, Prefeitura Municipal de Ubatuba, Waves e Fluir. Supervisão: Confederação Brasileira de Surf.