WQS

Jadson quer liderança

0

Jadson André tem voado baixo em Pasta Point, sede do SriLankan Airlines Pro, etapa do WQS em Maldivas. Foto: Dara.

O potiguar-voador Jadson André comandou a Força Aérea Brasileira no Sri Lankan Airlines Pro com suas manobras espetaculares na sexta-feira de boas ondas de 1,5 metros nas Ilhas Maldivas. Com a eliminação do líder Adam Melling, ele agora está na briga direta pela ponta do WQS 2009 contra mais dois australianos, Daniel Ross e Owen Wright. Além dele, mais quatro brasileiros avançaram para as oitavas-de-final da etapa de nível 6 estrelas ?priime location? que vale o máximo de 3.500 pontos.

 

Utilizando os aéreos como arma para vencer outra bateria de forma sensacional, Jadson André atingiu o maior placar da sexta-feira para derrotar o francês Romain Cloitre e o porto-riquenho Brian Toth por 16,84 pontos. Ele agora vai voltar a enfrentar o sul-africano Travis Logie, único que conseguiu superá-lo nas Maldivas, na última rodada de baterias com quatro surfistas. O tira-teima nas oitavas-de-final será no sistema homem-a-homem, que prossegue até a grande final.

 

Heitor Alves manobra com pressão em Pasta Point. Foto: Dara.

Sete brasileiros competiram na única fase de confrontos formados por três competidores na sexta-feira. Apenas dois foram barrados, com o catarinense Jean da Silva e o pernambucano Bernardo Pigmeu terminando em 17.o lugar no Sri Lankan Airlines Pro. Os cinco que passaram foram Jadson André, o jovem paulista e seu companheiro de equipe, Miguel Pupo, o cearense Heitor Alves que já venceu esta etapa em 2007 e o gaúcho Rodrigo Dornelles e o paulista Wiggolly Dantas, que vão se enfrentar na segunda oitava-de-final neste sábado nas Ilhas Maldivas.

 

O primeiro a garantir classificação foi Rodrigo Dornelles, na bateria que abriu a sexta-feira nas boas ondas de Pasta Point, as melhores da semana em Lohifushi Island. Ele liderava a disputa até o americano Patrick Gudauskas acertar um aéreo espetacular, chamado de ?rodeo clown?, ou palhaço-de-rodeio. Foi a primeira vez que essa manobra foi completada em uma etapa do Circuito Mundial da ASP e arrancou a primeira nota 10 dos juízes nas Maldivas esse ano.

 

?Eu sabia que precisava de uma nota alta (7,23) e era minha última chance, então decidi arriscar?, contou Patrick. ?Eu já tinha feito algumas manobras e quando se aproximou da seção final da onda eu vi que formou uma pista ideal para tentar o ?rodeo?. Eu estava nervoso e foi um alivio quando percebi que o movimento da manobra foi completo, pois não é fácil você acertar um giro de 540 graus e ainda mais invertido como eu fiz. Fiquei feliz que os juízes deram nota 10?.

 

O potiguar Jadson André não foi tão radical, mas seus aéreos sempre são impressionantes e com notas 8,67 e 8,17 conseguiu bater os 16,03 pontos de Patrick Gudauskas para ser o recordista de pontos do dia. Ele agora vai cada vez mais firme em busca da liderança do ranking e pode receber a ajuda dos brasileiros para conseguir isso. É que seus dois únicos concorrentes são os australianos Owen Wright e Daniel Ross, que nas oitavas-de-final vão pegar Miguel Pupo e Heitor Alves na quinta e sexta baterias, respectivamente, logo após a revanche de Jadson com Travis Logie.

 

Acompanhe as baterias ao vivo pelo site SriLankan Airlines Pro 2009

 

Oitavas-de-final

 

1 Patrick Gudauskas (EUA) x Cory Lopez (EUA)

2 Wiggolly Dantas (Bra) x Rodrigo Dornelles (Bra)

3 Shaun Gossmann (AUS) x Romain Cloitre (FRA)

4 Jadson André (Bra) x Travis Logie (Afr)

5 Owen Wright (Aus) x Miguel Pupo (Bra)

6 Heitor Alves (Bra) x Daniel Ross (Aus)

7 Leigh Sedley (Aus) x Jonathan Gonzalez (Can)

8 Drew Courtney (Aus) x Austin Ware (EUA)