Depois da vitória do havaiano Jeff Hubbard no Peruvian Inka Challenge, os melhores atletas do mundo partem para Arica, Chile, onde entre os dias 29 de julho e 10 de agosto ocorre o Arica Chilean Challenge.
A competição é a segunda etapa Grand Slam do tour mundial da IBA (International Bodyboarding Association) 2009, e distribui 2.000 pontos no ranking mais US$ 20 mil em prêmios.
O brasileiro Guilherme Tâmega chega a Arica com status de favorito. Atual líder do circuito mundial e detentor do título da etapa passada, o carioca vai em busca de mais um bom resultado no ano. Tâmega, que não participou da etapa peruana devido à recuperação de uma lesão, parte com tudo para defender a coroa chilena.
Além dele, o Brasil conta com uma legião de atletas que prometem
honrar as cores da bandeira verde amarela e brigar por bons resultados na temida bancada de Arica.
Lucas Nogueira, vencedor do Katherine Melo Bodyboarding Pro 2009, também já desembarcou no Chile e contou sobre seus treinos para um dos eventos mais esperados do tour mundial. ?Estou aqui no Chile já faz cinco dias e venho treinando muito. Quero fazer um bom resultado e pontuar bem, pois é uma etapa Grand Slam?, diz.
Ao ser questionado sobre como achava que os adversários olhavam para ele depois da vitória no Katherine Melo, Lucas demonstrou pés no chão.
?É muito bom fazer parte da elite, sinto que tenho um respeito maior por parte dos atletas depois que fui campeão. É legal, mas é da mesma forma que eu também respeito eles. Minha intenção aqui é surfar ondas boas e passar o máximo de baterias possíveis?, finaliza.
No total mais de 100 atletas se inscreveram na etapa, número recorde no evento, que ano passado contou com pouco mais de 60 competidores.
?Estamos surpresos com a quantidade de atletas inscritos. Ano passado foram cerca de 65 competidores e este ano o número pulou para mais de 100. Vamos ter que usar cerca de seis dias para que coloquemos os melhores do mundo nas melhores condições possíveis?, ressalta Francisco Garritano, head judge do circuito mundial.
O evento deve ser iniciado no sábado (1/8), pois as condições ainda não são ideais para a realização da etapa. Uma nova chamada acontece às 8:00 horário local (9:00 de Brasília).
A competição será transmitida ao vivo pelo site oficial do Arica Chilean Challenge .