A terceira prova grand slam do Circuito Mundial IBA de Bodyboarding, o Sintra Portugal Pro 2009, Começou nesta terça-feira (25/8) em Sintra, Portugal.
Em ondas de 1,5 metros, os melhores atletas do mundo começaram a busca pelos US$ 60 mil oferecidos em prêmios, além dos 1.500 pontos no ranking mundial Feminino e 2.000 pontos no Masculino.
Foram realizadas as baterias do round 1 e 2 da categoria Feminino e os três primeiros rounds da Profissional Masculino. Destaque para a esquadra brasileira feminina que ditou o ritmo da competição e conseguiu garantir quatro atletas nas quartas-de-final.
A capixaba Maylla Venturin foi a primeira atleta brasileira a garantir vaga entre as 16 melhores do evento. Com uma boa
apresentação, Maylla conseguiu arrancar a segunda posição e segue em busca de bons resultados. Vale lembrar que ela foi vice-campeã da etapa de Salvador perdendo na final para a líder do circuito Eunate Aguirre.
Quem também segue em boa fase é a carioca Jéssica Becker. Depois de vencer o evento em Sopelana, a brasileira sobrou em sua bateria e não encontrou nenhuma dificuldade para vencer mais uma bateria e firmar seu nome nas quartas-de-final da etapa portuguesa.
Jéssica viajou de última hora para disputar a perna européia, pois estava com dificuldades financeiras, e mostra a todos que tem reais condições de brigar pela ponta do ranking.
No entanto, as duas melhores atuações brasileiras ainda estavam por vir. Isabela Sousa mostrou o motivo pelo qual é apontada com uma futura candidata ao título mundial. Com uma excelente escolha de ondas e um perfeito aproveitamento em suas manobras, a cearense totalizou 17.25 pontos, o maior entre as mulheres, e avançou para o round seguinte.
Por fim, a última brasileira a garantir vaga nas quartas foi a atual campeã mundial Neymara Carvalho. Repetindo a boa atuação de Isabela, Neymara também conseguiu uma boa pontuação, 15.25, que lhe rendeu a primeira posição na quarta bateria. Com o resultado, Neymara segue na cola da líder Eunate, que também avançou.
Além das brasileiras, quem também garantiu vaga nas quartas foi Karla Costa, que atualmente compete pelo Hawaii. A brasileira naturalizada havaiana conseguiu uma boa vitória na última bateria do segundo round avançando com a campeã do ISA Games Natasha Sagardia, de Porto Rico.
O Brasil também sofreu algumas baixas nesta terça-feira em Sintra. Andrea Carvalho e a atual campeã mundial amadora, Renata Cavaleiro, não conseguiram avançar em suas baterias e estão eliminadas do evento. Já entre os homens, nenhum atleta do Brasil caiu nas águas portuguesas no primeiro dia de evento, pois todos estão ranqueados a partir da quarta fase.
O Sintra Portugal Pro 2009 continua nesta quarta-feira. Uma nova chamada está marcada para acontecer às 4:30 horas (horário de Brasília).
Para assistir a competição ao vivo, acesse o site Sintra Portugal Pro 2009.
Sintra Portugal Pro 2009
Quartas-de-final
1 Rita Pires (Por), Jéssica Becker (Bra), Chiaki Okuyama (Jap) e Roberta Bitzer (EUA)
2 Isabela Sousa (Bra), Neymara Carvalho (Bra), Maylla Venturin (Bra) e Marta Leitã (Por)
3 Eunate Aguirre (Esp), Marta Fernandes (Por), Neuza Mochacho (Por) e Natasha Sagardia (Pri)
4 Luz Marie GrandPerez (Pri), Karla Costa (Haw), Madalena Pereira (Por) e Catarina Sousa (Por)