ASP Pro Junior

Nova geração invade Garopaba

0

Miguel Pupo briga pelo título do Mormaii Pro Junior em Garopaba (SC). Foto: Aleko Stergiou.

O Mormaii Pro Junior inaugura nesta sexta-feira a corrida pelas vagas no time sul-americano para a decisão do título mundial da categoria na Austrália.

 

Os principais surfistas com até 20 anos de idade do Brasil esgotaram o limite de 64 participantes do masculino e as melhores do feminino também competem na praia da Ferrugem, em Garopaba, onde fica a sede da Mormaii.

 

Entre os inscritos, estão os campeões sul-americanos Sub-20 profissionais, o paulista Alex Ribeiro e a paraibana Diana Cristina.

 

Os títulos são definidos no mesmo ranking das seletivas da ASP South America para o Mundial Pro Junior da Austrália.

 

As duas etapas que acontecem nesta e na próxima semana em Santa Catarina, são decisivas na briga pelas quatro vagas masculinas e duas femininas e também para apontar os campeões sul-americanos da temporada nas duas categorias.

 

Depois do título conquistado no ano passado, Alex Ribeiro ganhou patrocínio da Mormaii, mudou para Florianópolis e participa ativamente do Centro Aragua de Treinamento na praia Mole, criado especialmente para os atletas da marca.

 

Mais uma grande atração do Mormaii Pro Junior é o catarinense Alejo Muniz, que neste ano faturou o título brasileiro sub-20 em Itajaí (SC), além de também ter conquistado uma etapa nível 6 estrelas do WQS em Portugal no primeiro semestre.

 

Com exceção do potiguar Jadson André, que permaneceu na Europa como vice-líder do ranking de acesso para o ASP World Tour, todas as estrelas da nova geração brasileira vieram competir no Mormaii Pro Junior.

 

O paulista Miguel Pupo disputou o WQS da França na semana passada e deixou de ir para Portugal especialmente para participar das duas seletivas sul-americanas sub-20 em Santa Catarina. Até as previsões indicam boas condições de tempo e de ondas para a primeira delas na Praia da Ferrugem, em Garopaba, que tem o título de capital do surfe catarinense.

 

“Eu moro lá na Ferrugem, estive na praia hoje (quarta-feira) e tinha boas ondas, com séries de 1 a 1,5 metros. O vento está de Nordeste, o que é bom para o canto da praia da Ferrugem, onde vai rolar o evento, então estamos animados”, disse Gerson Perreunod, ou Pilão, como é mais conhecido o diretor de marketing da Mormaii.

 

“As previsões são de que continuem assim no fim de semana, com temperatura boa, céu claro e estamos na expectativa de que o evento seja um sucesso de público e de ondas”.

 

O Mormaii Pro Junior está sendo realizado com patrocínio da Mormaii, da Prefeitura Municipal de Garopaba e do Governo do Estado de Santa Catarina, através do Fundesporte – Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com apoio da ACIG – Associação Comercial e Empresarial de Garopaba, ASG – Associação de Surf de Garopaba, FECASURF – Federação Catarinense de Surf e a ASP South America, além de outros colaboradores locais importantes para a realização do campeonato.