Ibiraquera Wave Contest

Leco Salazar é o primeiro campeão

0

Leco Salazar vence na categoria Stand up Padlle. Foto: Divulgação.

A décima sexta edição do Mormaii Ibiraquera Wave Contest (IWC) trouxe uma grande novidade para a galera na praia de Ibiraquera, Sul do Estado de Santa Catarina.

 

Clique aqui para ver o vídeo de Stand up Paddle

 

Clique aqui para ver o vídeo de Kite e Windsurf

 

Consagrada como competição de kite e windsurf, o IWC homologou a primeira competição oficial de Stand up Paddle (sup). Atletas que já praticavam o esporte como Romeu Bruno e Ivan Floater, enxergaram o crescimento da modalidade e criaram a Associação Brasileira de Stand up Paddle.

Em 2008 o sup já era passatempo favorito entre os atletas da vela e virou febre nos dias sem vento.  No IWC 2009 foram 29 inscritos na categoria Masculina e as três na Feminina. O pranchão com o remo virou mania na cidade, servindo de meio de transporte, já que a barra da Lagoa de Ibiraquera estava aberta e separou a área de competição do vilarejo.

O campeonato foi uma mescla de manobras radicais e clássicas, todas em altas ondas que chegaram a 1,5 metros com ótima formação.

Alguns atletas destacaram-se exibindo grande habilidade no surf com remo. Leco Salazar, integrante de uma das mais tradicionais famílias do surf brasileiro; Kauli Seadi, tricampeão mundial de windsurf wave; o veterano local Paulo Sefton e o experiente surfista Luiz Saraiva foram alguns dos nomes mais comentados na praia.

A competição de sup foi disputada em duas grandes chaves. A primeira fase foi vencida por Leco Salazar, com Kauli Seadi em segundo, Tremembé em terceiro e Paulo Sefton em quarto.

Na segunda chave na repescagem, o grande vencedor foi o gaúcho Luiz Saraiva. Como venceu a repescagem, Saraiva ganhou o direito de enfrentar o quarto colocado da primeira chave. Saraiva venceu Paulo Sefton e, em seguida, competiu com o terceiro colocado, o local de Ubatuba Tremembé.

O gaúcho deixou Tremembé para traz e partiu para a sexta bateria consecutiva, desta vez contra Kauli Seadi.

 

Mas o catarinense não deu chances para Saraiva, que ficou com a terceira colocação geral. Seadi, mesmo na segunda colocação, tinha o direito de enfrentar Leco Salazar novamente e lutar pelo título. Se Kauli ganhasse, mais uma bateria seria realizada, pois Leco, como todos os outros atletas, teria a segunda chance de defender sua colocação.

Mas o filho de Picuruta Salazar estava decidido a ficar com o título de campeão e não vacilou. A grande final foi realizada em ondas potentes, que abriam com 1 metro ao lado da Ilha do Batuta.

Leco abriu a bateria com uma esquerda muito trabalhada, manobrando forte, garantindo uma boa nota. Seadi ainda pegou duas boas direitas, manobrando bastante, porém insuficientes para tirar o título de Salazar.

“Estou feliz, é uma onda excelente, com uma esquerda maravilhosa. Se você pega a onda boa da série vai embora. Acabei garantindo a vitória assim, com a primeira onda boa. Ficamos na disputa eu e Kauli e quando é para ser é para ser. Agradeço a minha família pelo trabalho que fez comigo desde que eu era criança. Quero dedicar esse título à família Salazar”, declara leco, campeão da primeira etapa do Brasileiro de Stand up Paddle.

Kauli Seadi elogiou seu oponente. “O Leco é outro nível. Na verdade estou ali só diversão, pelo espírito do IWC. A história de ser waterman, todo mundo divertir-se, ir para água independente de ter vento ou não.  Até por isso que me inscrevi no sup. É claro que gostei muito do esporte, tenho praticado bastante ultimamente, mas o Leco é surfista profissional e eu estou aprendendo”, diz Seadi, feliz da vida com a segunda colocação.
           
Entre as meninas, o título da etapa ficou com Carol Freitas. Fera do windsurf, Carol  também aderiu ao sup e venceu a também carioca Milla Ferreira, segunda e a catarinense Bárbara Prazeres, terceira colocada.