Neco Padaratz está de volta à Onbongo, marca que o ajudou a conquistar o bicampeonato mundial WQS (World Qualifying Series) em 2003 e 2004.
Ícone do surf brasileiro, o surfista de 33 anos tem boas chances de voltar à elite do World Tour em 2010, pois acumula uma vitória e um vice-campeonato em duas etapas WQS 6 estrelas, disputadas em Saquarema (RJ) e em Florianópolis (SC).
A contratação é uma parceria com a rede paulista Surftrip, e Neco também passa a usar pranchas Local Motion (shapeadas por Igor Havengar). “A Onbongo é uma marca alucinante que representa muito. Sou inteiramente grato por esta grande oportunidade, até porque foi com ela que conquistei meus dois títulos mundiais”, afirma Padaratz.
Depois de uma séria lesão no disco lombar em que ficou seis meses parado, Neco recebe uma injeção de ânimo para classificar-se ao World Tour. “O caminho da luz ainda está aceso. Quero me superar, me surpreender e como sempre acreditar que ainda não acabou. É questão de tempo e adaptação”, ressalta o catarinense.
Para a Onbongo, a contratação do surfista é positiva. “Ele sempre foi nosso amigo e retorna à equipe ao lado de grandes atletas, como Victor Ribas, Haroldo Ambrósio, Diego Rosa, Rikinho, entre outros. Vamos dar todas condições para que ele possa competir tranquilamente e honrar o nome do surf brasileiro”, diz Felipe Braun, gerente de marketing da marca.
Dono de uma trajetória de sucesso, com nada menos que 12 vitórias no Tour (duas no WCT e dez no WQS), Neco soube superar momentos difíceis na carreira, como a grave lesão que o tirou da elite no ano passado.
“Foi a fase mais difícil da minha vida, mas a superação fez com que me tornasse um atleta dedicado e focado no meu trabalho”, diz.
Para o surfista, o trabalho desenvolvido por seu treinador Álvaro Romano, fundador da ginástica natural, ajudou muito. “Ele acreditou na minha vontade de vencer um grande obstáculo. Essa foi a melhor e maior oportunidade que apareceu”, conta Neco.
“Minha mulher estava com oito meses de gravidez e eu sem poder me mexer para nada. Não podia surfar, caminhar, nem ir ao banheiro. Mas tudo isso eu abracei com toda a vontade do mundo e aqui estou. Agradeço as pessoas que acreditaram em mim”, afirma.
“Obrigado a toda a equipe por fazer parte desta grande família que é a Onbongo. Representarei como um guerreiro. Este é só o começo de uma grande história para este time em que venci o WQS de Margaret River em 2004, uma das maiores conquistas na minha carreira”, lembra Neco.
O catarinense promete disputar todas as etapas do circuito. “Estou esperando ansiosamente pelo Hawaii. Que Deus me proteja e todos torçam por mim”, finaliza o atleta.
Maiores conquistas de Neco Padaratz
1995
WQS Nescau Surf Energy, Joaquina, Florianópolis (SC).
1996
WQS Town & Country Pro, Itamambuca, Ubatuba (SP).
1998
WQS Reef Brazil Classic, Joaquina, Florianópolis (SC).
1999
WCT Gotcha Pro, Huntington Beach, Califórnia (EUA).
WQS Maresia Surf Floripa, Praia Mole, Florianópolis (SC).
WQS Maresia Sprite Surf Ceará, Icaraí, Fortaleza (CE)
2002
WCT Quiksilver Pro, Hossegor, França.
2003
WQS Hang Loose Pro, Fernando de Noronha.
WQS The Mr Price Pro, New Pier, Durban, África do Sul.
2004
WQS Salomon Masters, em Margaret River, Austrália.
2006
WQS Vodafone Open Billabong, Newcastle, Austrália.
2009
WQS Coca-Cola Pro, Saquarema (RJ), Brasil.