A etapa brasileira do circuito mundial de bodyboarding começa nesta quarta-feira na praia de Geribá, Búzios (RJ). A expectativa da organização e dos atletas é de altas ondas e baterias históricas. O evento termina no domingo, dia 4/10.
A praia de Geribá está pronta para receber a 11ª etapa do circuito mundial organizado pela International Bodyboarding Association (IBA). Depois de uma longa espera, chegou a vez dos melhores atletas do mundo competirem pelos US$ 35 mil e 1000 pontos no ranking.
A estrutura está montada e os atletas começam a chegar ao local do evento. A previsão para o primeiro dia de competição é de séries de aproximadamente 3 metros e período de pico de 12 segundos.
“É muito gratificante ver toda essa estrutura montada e o evento ganhando forma na praia de Geribá. As previsões são as melhores possíveis e devemos ter boas ondas nos cinco dias de campeonato. Será um show de bodyboarding”, garante Flávio Brito, diretor técnico da IBA Brasil.
O Búzios Bodyboarding 2009 é a última chance para diversos atletas trocarem pontuações nos eventos internacionais em busca de uma melhor colocação no tour mundial.
Entre os homens, o havaiano Mike Stewart e o brasileiro Guilherme Tâmega, ambos confirmados para a etapa, estão na briga pelo título mundial e prometem duelos acirrados no outside de Geribá.
Mike é nove vezes campeão mundial e corre atrás de um feito inédito: a marca de dez títulos. Já Guilherme Tâmega, hexacampeão do mundo, pretende diminuir a diferença de conquistas para o havaiano.
Além de Tâmega e Stewart, diversos atletas estão na briga pela conquista do título mundial de 2009. Lucas Nogueira, campeão em duas etapas do tour, incluindo a vitória no Katherine Melo Bodyboarding Pro, em Santa Catarina, disse que lutará com todas as forças por mais um bom resultado.
“Minha expectativa é muito boa. O evento terá altas ondas. Estou muito focado e feliz por disputar esta etapa em Búzios”, comenta o capixaba.
As bodyboarders também prometem um duelo emocionante pela ponta do ranking. A capixaba Neymara Carvalho está apenas 15 pontos à frente da espanhola Eunate Aguirre e o nível técnico das atletas garante uma disputa de alta performance até a última onda. Quem vencer a etapa assume a liderança e parte para o título mundial com vantagem.
A porto-riquenha Luz Marie Perez, a carioca Jessica Becker e a cearense Isabela Sousa também têm condições de brigar pelo título mundial e podem dificultar a vida das líderes do tour.
Amadores abrem as disputas A quarta-feira, dia 30 de setembro, foi toda reservada para as disputas das categorias amadoras. O evento oferece 1500 pontos no ranking nacional. O prazo para inscrições foi prorrogado e os competidores que ainda não garantiram suas vagas têm até o dia 29/9 (para os amadores) e 30/9 (para os profissionais) para efetuar os pagamentos.
É importante salientar que não será cobrada nenhuma multa e o valor da inscrição continua o mesmo, sem sofrer nenhum acréscimo.
Para assistir a transmissão ao vivo, acesse o site Búzios Bodyboarding 2009 .