Earthwave Festival

G-mac na fita

0

Garrett McNamara participa em Santos do Earthwave Festival de Surf. Foto: Fred Pompermayer.

A terceira edição do Earthwave Festival de Surf Ecovias, que acontece entre os dias 2 e 4 de outubro na praia de José Menino, Santos (SP), ganha um reforço internacional.

 

Garrett McNamara, campeão mundial de tow in ao lado do brasileiro Rodrigo Resende, participa do evento que tentará superar o próprio recorde mundial de 100 surfistas em uma mesma onda.

Um dos maiores big riders do mundo, “G-mac” nasceu em Pittsfield, Massachusetts (EUA), em 1967. Contra sua vontade, a família mudou-se para o Hawaii em 78, e ele apaixonou-se pelo lugar.

 

Em 2000, depois de já estar com a vida estabilizada graças a uma loja de artigos esportivos, Garett resolveu voltar a surfar.

 

Se antes o esporte era uma modalidade que ele praticava apenas por prazer, agora ela aparecia como forma de ganhar dinheiro e reconhecimento internacional.
 
O tow surf mudou a vida de Garret. Em 2002, ele abandonou de vez o dia-a-dia da loja e resolveu competir o mundial da modalidade em Jaws, ao lado do companheiro brasileiro Rodrigo Resende. Ao pegar um dos maiores tubos já visto em competições, G-mac entrou para história.
 
Enquanto todos se perguntavam quem era Garrett McNamara e qual era a ligação dele com Liam, o irmão mais novo e mais conhecido, G-mac pegou outra onda histórica em agosto de 2003 em Teahupoo, a temida praia dos crânios quebrados no Tahiti.

 

Quatro anos depois, ele assombrou o mundo novamente ao tornar-se o primeiro homem a surfar um tsunami causado pelo derretimento de um iceberg no Alasca (EUA).
 
O stand up paddle abriu um caminho novo para Garrett. Ele tem praticado o novo estilo em Pipeline, Waimea Bay e Mavericks, no Hawaii. “Stand Up é o exercício mais agradável do mundo. Você tem que usar cada parte do seu corpo, da cabeça até a ponta dos dedos, para manter o equilíbrio e uma posição para entrar na onda”, diz McNamara.

A competição de stand up do Earthwave Festival de Surf Ecovias é a primeira competição profissional da modalidade no Brasil e tem premiação em dinheiro igual a de uma etapa do campeonato paulista de longboard.

 

Entretanto, a grande atração do Earthwave Festival de Surf Ecovias é a tentativa de quebra do recorde mundial de maior número de surfistas em uma mesma onda, no domingo. O desafio este ano é superar o número mágico de 100 surfistas que ficaram simultaneamente em pé durante cinco segundos na mesma onda ano passado.