O domingo (dia 22) será de decisões no Rip Curl Guarujaense de Surf 2009, com as finais da segunda e última etapa do ranking, na praia de Pitangueiras, em frente ao Monduba.
A competição começou neste sábado, com ondas de meio metro e praia lotada, pelo feriadão. Entre os destaques, três campeões brasileiros, dois deles, veteranos e que já fazem parte da história da modalidade com títulos profissionais, Paulo Matos e Jojó de Olivença, e outro representando a novíssima geração, Deivid Silva.
O evento recomeça neste domingo às 8 horas e às 11 horas serão realizadas as finais da etapa, com a definição dos campeões municipais.
Na sequência, a partir das 13:20 horas, voltam ao mar os donos dos títulos para a disputa mais esperada a do supercampeão, valendo uma moto 0k.
Cada campeão (exceto da categoria estreantes) terá 15 minutos sozinho nas ondas para a apresentação e o dono da melhor atuação, de acordo com os juízes, fatura o prêmio especial.
Os três campeões brasileiros estão entre os cotados. Jojó, bicampeão brasileiro em 1988 e 92 e na elite mundial (WCT) de 94 a 98, teve um dos melhores desempenhos na master. “Voltei a competir justamente no Guarujaense e será muito bom já garantir um título na Cidade onde vivo”, frisou o baiano radicado em Guarujá.
Na mesma categoria, Paulo Matos, primeiro campeão nacional profissional da Abrasp, em 1987, garantiu vaga na semifinal. “Estou bem animado. Estou com 46 anos e continuo competindo, me destacando no esporte que eu amo. Isso é sensacional”, afirmou Paulinho. Além dele e de Jojó, podem ser campeões Jair de Oliveira (que é de Santos), Clayton Silva e Will Amaro.
No outro extremo, Deivid Silva garantiu vaga na semi da mirim, seguindo com chances de chegar ao título. Nesta categoria, também estão na briga Sidney Guimarães, Caio Ibelli, o baiano Yagê Araújo e Edgard Groggia.
O mesmo Deivid, Yagê Araújo e Caio Ibelli também estão na lista da Júnior, junto com Wesley Moraes, Luan Felipe e Andrey Nusa.
Na Open são quatro na disputa: Ricardo Silva, que já ganhou o título de supercampeão (e a moto) duas vezes, Dárcio Dias, Marcelo Santos e Caio Faria.