Surfista, dançarina, animadora de torcida do Santos FC e lutadora de vale-tudo, a santista Bianca Paes, de apenas 16 anos, é uma atleta versátil.
Quarta colocada na categoria Feminino, Bianca é um dos destaques do evento.
“Até o ano passado eu levava o surf mais a sério. Fui campeã santista, disputei o Paulista, mas agora estou dançando, sou animadora de torcida no Santos e pegar ondas é mais lazer”, diz Bianca.
“Vou competir para me divertir”, diz a atleta, que aprendeu a surfar aos 11 anos na Escola Radical de Surf, com o professor Cisco Araña.
Além do surf, Bianca mantém a forma física com muita dança no grupo Street Action e treinos de vale-tudo na Academia Brasil / Memorial. “Faço dança desde os nove anos. É paixão igual ao surf. E sempre gostei muito de luta. Libera o stress”, comenta a surfista.
Estas qualidades também a colocaram na equipe de animadoras de torcida do Santos, as Alvinegras da Vila, formada no início do ano. Ela e suas companheiras de dança fazem o espetáculo nos intervalos das partidas do Peixe.
Foi Bianca a escolhida entre todas para entrar no gramado levando a camisa oficial na apresentação da rainha do futebol, Marta. “É bem legal saber que estamos empolgando todo um estádio. A receptividade é bem grande”, frisa Bianca, que acaba de terminar o ensino médio e se prepara para ingressar na Faculdade de Jornalismo.
Além dela, a família Paes está bem representada pelo irmão caçula, Francisco, de 15 anos. O surfista é uma das promessas da nova geração santista e ocupa a vice-liderança do ranking Mirim, atrás apenas de Matheus Salazar.
“Começamos a surfar juntos e também no vale-tudo. Fazemos esportes juntos. É meu companheirão”, conta Bianca Paes.
Inscrições abertas Válido pelo Circuito Municipal Santista, o Hot Water de Surf 2009 abre as inscrições para a disputa decisiva, no mês de dezembro.
Depois de duas etapas, o Circuito define os campeões santistas nas categorias: Júnior (sub-18), Mirim (sub-16), Iniciantes (sub-14), Master (mais de 35), Feminino, Longboard e Stand up.
Patrocinado pela Rip Curl, o evento é realizado com período de espera pelas melhores condições de ondas. A organização monitora a chegada de um swell para a realização da terceira e última etapa. “Temos previsão para realizar a etapa no início da próxima semana. Por isso, é bom que os atletas estejam com suas inscrições garantidas, até porque as vagas são limitadas”, afirma Marcos Quito, um dos diretores do campeonato.
Das sete disputas, a família Salazar tem chances de faturar quatro. Leco, o filho mais velho de Picuruta Salazar, tem 100% de aproveitamento no Stand up e divide a ponta na Longboard com Alexandre Wolthers.
Matheus, o caçula, venceu as duas na Mirim, estando bem próximo do bicampeonato, e ocupa a segunda posição (melhor santista) na Júnior, liderada por Evandro Lima, de São Vicente.
Outro santista que está na ponta é Alessandro Mariano, que em sua estreia na Master tem duas vitórias. Entre as meninas, Gisele Garcia tem chances de chegar ao seu quarto título municipal, ocupando a vice-liderança, atrás de Renata Monteiro, de Mongaguá.
Já entre os mais novos, da Iniciantes, Marcos Aurélio, de São Vicente, divide o primeiro lugar no ranking com o atual campeão brasileiro da categoria, Deivid Silva, de Guarujá. O melhor santista é Victor Donatelli, que está em terceiro lugar, ocupando a mesma posição na categoria acima, a Mirim.
Ranking depois de duas etapas
Júnior
1 Evandro Lima (São Vicente) – 2.000 pontos
2 Matheus Salazar – 1.629
3 Danilo Issa (Praia Grande) – 1.466
4 Adriano Maciel (São Vicente) – 1.092
Mirim
1 Matheus Salazar – 2.000
2 Francisco Paes – 1.710
3 Victor Donatelli – 1.629
4 Victor Chessman – 1.187
Iniciantes
1 Marcos Aurélio (São Vicente) – 1.900
1 Deivid Silva (Guarujá) – 1.900
3 Victor Donatelli – 1.466
4 Matheus Sodré – 1.312
Master
1 Alessandro Mariano – 2.000
2 Alexandre Felicio – 1.556
2 Alexandre Miranda (São Paulo) – 1.556
4 Lucas Lima (São Vicente) – 1.260
Longboard
1 Alexandre Wolthers – 1.900
1 Leco Salazar – 1.900
3 Luan Xavier (Itanhaém) – 1.539
4 Jonas Lima (Itanhaém) – 1.187
Stand up
1 Leco Salazar – 2.000
2 Renato Wanderley – 1.710
3 Celso Brito – 1.556
4 Rafael Maduro – 1.385
4 Augusto Martins – 1.385
Feminino
1 Renata Monteiro (Monguaguá) – 1.810
2 Gisele Garcia – 1.629
3 Aline Rulli (São Vicente) – 1.539
4 Bianca Paes – 1.187